A pá carregadeira é uma máquina pesada que auxilia no transporte de materiais em processos de construção, mineração, entre outros. Além disso, ela também serve para reduzir o tempo de carregamento de vários materiais nos canteiros de obras. Mas você sabe quais são os tipos de pás carregadeiras que existem no mercado? 

Atualmente, é possível encontrar alguns modelos de pás carregadeiras com diversas finalidades. Para operar pás carregadeiras, porém, é necessário ser habilitado em uma categoria específica, já que o equipamento envolve vários riscos por ser classificado como uma máquina pesada.

O profissional deve, também, ter uma qualificação para conseguir trabalhar com o equipamento de forma segura e dentro da lei.

Conheça a seguir os tipos de pás carregadeiras e quais as suas indicações de uso!

O que são pás carregadeiras?

Uma pá carregadeira nada mais é do que um trator com uma pá na frente. Sua operação é feita por meio da tração força motriz. Esse tipo de máquina é usada, principalmente, para carregar terra, minérios, dejetos, dentre outros.

 
a pá carregadeira é um maquinário muito usado para o carregamento de terras e minérios
a pá carregadeira pode ser adaptada para diversos tipos de operações

 

Tipos de pás carregadeiras e indicações de uso

Pás Carregadeiras sobre rodas

Esse modelo de pá carregadeira é mais indicado quando o tipo de serviço exigir velocidade de deslocamento, capacidade para percorrer pequenas ou grandes distâncias em solos firmes e secos e grande mobilidade. Também é recomendada para trabalhos de terraplenagem e carregamento de caminhões basculantes com brita, areia e outros tipos de materiais.

Esse é o tipo de pá carregadeira mais utilizado no mundo

No entanto, evite fazer o uso das pás carregadeiras sobre rodas em terrenos acidentados ou com muitos detritos. Isso fará com que os pneus sejam submetidos a muito esforço, o que causa um grande desgaste e danos no material. Em algumas situações você pode usar adaptações como correntes em suas rodas para operar em pisos mais cortantes.

Pás carregadeiras sobre esteiras

As pás carregadeiras sobre esteira possuem uma maior estabilidade, tração e aderência ao solo. Esse modelo pode ser usado em qualquer tipo de terreno, e é indicado principalmente para superfícies fracas, úmidas, de baixa capacidade de suporte e/ou altamente desgastantes, afinal, esse equipamento não corre risco de atolamentos nem patinações, apresenta bom desempenho tanto em escavações, nivelamento de solos, transporte de entulhos e demolições.

Por ter uma tração bem maior que o modelo de rodas, muitas vezes ela é usada em serviços que originalmente não são para carregadeiras como, por exemplo, remoção de árvores.

Seu ponto fraco é exatamente seu ponto forte, por isso sua utilização só deve ser feita quando necessária, caso contrário o custo de manutenção de suas esteiras não fará sentido para fechar a conta em sua operação.

Cinematismos das pás carregadeiras

Para que você consiga usar uma pá carregadeira sobre rodas com o máximo de proveito, você precisa combinar as configurações da máquina com o tipo de aplicação que está sendo feita. A grande maioria dos fabricantes oferecem duas opções diferentes de cinematismo dos braços: paralela e Z-bar.

Configuração z-bar

Essa é a articulação mais tradicional e o ponto forte desse cinematismo é a força de degradação ao nível do solo. É recomendado para escavações pesadas e operações como carregamento de cascalho, terra, agregados, areias e pedreiras.

Vantagens

  • Maior força de escavação;
  • Maior força de desagregação;
  • Menor consumo de graxa;
  • Usada na maior parte das máquinas equipadas com caçambas;
  • Menor número de componentes, buchas, pinos, barras e cilindros.

Desvantagens

  • Variação do ângulo da caçamba durante o levantamento dos braços que pode provocar dificuldades para operadores com pouca ou nenhuma experiência em manter a caçamba nivelada;
  • Menor quantidade de acessórios;
  • Menos visibilidade frontal em decorrência da posição do cilindro hidráulico que se posiciona no centro do campo de visão do operador.

Configuração paralela

Essa função é indicada para as pás carregadeiras que são usadas durante 75% do seu tempo ou da sua necessidade de alcance carregando e descarregando materiais com uso de garfos de pallet.

Vantagens

  • Mantém as cargas niveladas durante a elevação dos braços;
  • Maior alcance dos braços;
  • Muito útil para aplicações que necessitam de garfos e garras;
  • Maior precisão de manuseio de cargas;
  • Excelente visibilidade central durante o manuseio.

Desvantagens

  • Menor força de desagregação;
  • Maior custo de manutenção;
  • Maior consumo de graxa;
  • Maior número de componentes, barras, cilindros e buchas.

Outras Configurações

A verdade é que as pás carregadeiras são máquinas extremamente versáteis que podem trabalhar desde mineração até operações florestais.

Veja no vídeo abaixo como engates rápidos podem tornar sua carregadeira um canivete suíço!

 

  sucata  

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui