Multa de pneu careca saiba como evitar

Multa de pneu careca: saiba como evitar

Circular pela cidade com o pneu careca pode gerar uma multa com pontos na carteira. Por mais que esse possa ser um assunto que a grande maioria das pessoas sabem, é sempre bom frisar que alguns cuidados podem ser tomados para evitar que isso aconteça.

Além da multa, acreditamos que o fator principal de um pneu careca é o perigo e pode afetar a segurança de quem dirige e das pessoas ao seu redor. 

Contudo, vamos explicar o porquê de ser uma questão de segurança e lembrar da importância da manutenção do veículo para saber a hora da troca. Continue a leitura para saber mais!

O que é um pneu careca?

Quando a banda de rodagem de um pneu está quase no mesmo nível do TWI significa que ele está bastante desgastado e precisa ser trocado. Ou seja, o ideal é não deixar que ele atinja essa marcação para que não tome multa, caso algum guarda de trânsito veja o veículo.

Para que fique mais claro o entendimento, vamos citar o que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz sobre o assunto:

“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. (artigo 4 – resolução 558). “

Esses indicadores TWI são pequenas barras de borracha que ficam entre os sulcos dos pneus. Os sulcos são os espaços da banda de rodagem, que servem para drenar a água e evitar deslizamentos e refrigerar o pneu, além de reduzir ruídos.

Mecânico fazendo a troca de um pneu careca, mostrando o motivo de fazer a manutenção do veículo.

Nesta imagem, é possível perceber a diferença de espessura de um pneu com banda de rodagem e sem. Quando essa banda se nivela ao TWI, conforme o pneu mais desgastado, já passou da hora de trocar.

Em linguagem técnica, quando a banda de rodagem fica nivelada ao TWI, ela possui uma profundidade de 1,6 mm e acaba se tornando um grande perigo para o motorista e as pessoas ao seu redor.

Desgaste do pneu e risco a segurança

Muitas pessoas acreditam que o pneu careca se desgasta por igual, mas nem sempre acontece dessa forma. Esse desgaste pode acontecer de um lado do pneu estar mais perto do TWI do que o outro.

Porém, mesmo que apenas uma parte da banda de rodagem esteja longe do TWI, é bom trocar o pneu.

Esse desgaste parcial ocorre principalmente pela falta de manutenção preventiva, como não fazer o rodízio correto dos pneus, além do alinhamento, cambagem e balanceamento.

Outro ponto que pode estar ocasionando esse desgaste é as vias em que o veículo trafega e o peso que o veículo carrega.

Ou seja, se algum guarda de trânsito pegar você andando com o pneu careca, saiba que ele pode aplicar uma multa de R $195,23. Além disso, o motorista recebe 5 pontos na carteira por uma infração grave.

Dependendo do nível que está o desgaste no pneu, o veículo pode ser apreendido até que o pneu seja trocado.

Contudo, além da multa e dos pontos na carteira, o pneu careca pode ser um grande risco à segurança do piloto e dos passageiros. De fato, os pneus são partes fundamentais dos veículos, inclusive para um bom funcionamento. 

Ou seja, quando esse pneu está careca, ele não oferece a eficiência necessária no impacto com o solo. É nesse momento que ele passa a oferecer perigo tanto ao motorista, quanto aos outros carros ao seu redor, ao ocasionar um acidente, por exemplo.

Mecânico com um pneu novo para fazer a troca em um veículo

Com menos aderência, o pneu não consegue drenar de forma eficiente a água, fazendo com que o veículo derrape na pista em dias de chuva. Além disso, a estabilidade do veículo pode ser comprometida. 

Quanto tempo dura o pneu novo?

Essa é uma informação que varia dependendo da qualidade do pneu. Um modelo novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km e essa diferença na durabilidade vai depender de diversos fatores.

De fato, é bem difícil apontar uma quilometragem certa na duração do desgaste de um pneu, pois ela pode variar de acordo com as condições das vias em que o motorista trafega, a forma de condução, os cuidados com a manutenção e revisão do veículo, entre outros fatores.

O melhor a se fazer em relação a durabilidade do pneu, a melhor maneira de saber quando é a hora certa de trocar é através do TWI, que é algo que se deve prestar atenção.

Para saber mais dicas em relação a manutenção de veículos e os cuidados que é preciso ter, clique aqui e acesse o blog Superbid. Nele, fornecemos dicas valiosas em relação ao mundo dos carros, além de informações sobre os leilões em aberto semanalmente.

Ou seja, se está pensando em trocar de veículo, acesse as oportunidades e confira os leilões de carros em aberto no marketplace Superbid!

Exame de moto: o que pode reprovar na prova?
Exame de moto: o que pode reprovar na prova?
O que significa sinistro recuperado no documento?
O que significa sinistro recuperado no documento?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.