Há alguns anos, a Ford anunciou o início dos seus testes de impressão 3D para peças de carro em pequena escala. A tecnologia usada era a fornecida pela Stratasys Infinite Build. Por ser um processo mais ágil, eficiente e acessível, o sistema pode revolucionar o desenvolvimento de protótipos de peças e componentes em baixa produção para teste nos veículos. Afinal, é possível imprimir peças de praticamente qualquer forma ou comprimento. Para o consumidor final, isso significa peças sob medida e atualizações estéticas totalmente únicas.A impressão 3D tornou-se atraente pelo fato de que não necessita de moldes construídos para dar forma às peças. A construção desses moldes acaba saindo caro, o que não faz sentido para o fabricante produzi-los em pequena escala. Isso a menos que o cliente em questão pagasse um preço muito maior do que o próprio veículo.

veja a seguir como funciona a impressão de peças de carro em impressora 3D
veja a seguir como funciona a impressão de peças de carro em impressora 3D

Impressão de peças de carro 3D

Além do grande custo-benefício, a impressão de peças de carro 3D também é uma forma de diminuir o peso do automóvel. Um aerofólio produzido em metal, por exemplo, pesa muito mais do que a peça feita em uma impressora 3D com plástico e novos materiais. Com o peso reduzido, a tendência é que a eficiência e economia de combustível aumentem.

De acordo com especialistas da Global Industry Analists, o mercado global dessa tendência deve chegar, até 2020, a 9,6 bilhões de dólares. Tudo isso ingressando também nos setores aeroespacial, de educação e medicina.

Veja mais sobre a impressão de peças de carro 3D no vídeo abaixo:

Vantagens da produção de peças de carro em impressora 3D

Economia de tempo, materiais e custos

Por se tratar de uma tecnologia bastante precisa, a impressão 3D torna possível a produção de peças complexas com a quantidade exata de matéria prima necessária para sua confecção. Isso significa que os materiais não são desperdiçados, como acontece na maioria dos casos de produção de peças de carro.

No cenário aeroespacial, por exemplo, as matérias primas são caras. A impressora 3D, nesses casos, acaba reduzindo os custos causados pelo desperdício.

Alto nível de detalhamento e precisão

Com os sistemas computacionais avançando cada dia mais e o desenvolvimento da impressora 3D em si, o passar dos anos trouxe consigo um nível de detalhamento dos protótipos tão alto, que eles são facilmente confundidos com as versões finais de seus produtos.

O sistema de impressão 3D oferece um nível de precisão micrômica. Isso contribui para uma maior qualidade e segurança na produção industrial. Somada ao baixo custo e eficiência do processo, temos uma tecnologia perfeita para as empresas que fabricam peças de carro.

uma das vantagens da impressora 3D é seu alto nível de detalhamento
uma das vantagens da impressora 3D é seu alto nível de detalhamento

Versatilidade das máquinas

Na tradicional manufatura que conhecemos, as indústrias precisam investir em diversas máquinas para conseguir operar diversos materiais. Isso implica em custos elevados e aumento de tempo de produção. Usando a tecnologia FDM da impressora 3D, é possível trabalhar com matérias primas variadas em um único processo.

A fabricação, além de mais rápida, acaba ficando muito mais prática. Além do mais, vale ressaltar que esses materiais podem ser coloridos na própria bandeja de impressão. Ou seja, os procedimentos manuais são cada vez menos necessários.

Alto nível de personalização

A exclusividade é um atrativo muito poderoso, principalmente entre os apaixonados por carros. A impressão 3D torna isso possível com grande acessibilidade e facilidade. Os setores que mais se beneficiam dessa vantagem são o protético (de prótese), o de vestuário e o joalheiro.

A empresa de vestuário esportivo Under Armour, por exemplo, fabricou um tênis totalmente criado com a tecnologia de impressão 3D.

Facilidade em armazenar e movimentar as matérias primas

Os materiais usados para fazer a impressão 3D são, no geral, pós ou filamentos. O que quer dizer que o armazenamento e transporte são muito mais fáceis. Além do mais, o tamanho do equipamento e variedade de materiais que ele pode imprimir faz com que a impressora 3D possa ser instalada em locais menores do que as indústrias tradicionais.

normalmente, os materiais usados para fazer a impressão 3D são pós ou filamentos
normalmente, os materiais usados para fazer a impressão 3D são pós ou filamentos

Isto é: as fábricas podem sair dos grandes polos industriais para se aproximar geograficamente dos centros consumidores. Ou, se preferirem, também podem migar para locais onde a fabricação das peças seja necessária como aeroportos, portos ou lugares estratégicos para a produção de peças de carro.

A impressora 3D da BMW

A BMW lançou, no começo deste ano, a Motorrad iParts, uma impressora 3D que permite que os clientes e revendedores fabriquem peças para seus veículos. Isso quer dizer que você consegue imprimir peças de carro direto da sua casa.

Esse novo sistema de impressão 3D da BMW inclui um centro de processamento integrado, permitindo a fabricação tanto de peças pequenas, como de peças grandes e complexas como engrenagens, comando de válvulas e até o bloco do motor.

Como a impressão de peças de carro com impressora 3D da BMW funciona?

Os dados de projeto e as especificações dos materiais necessários para a impressão são fornecidos por meio do iCloud. Logo em seguida, os dados são transferidos para a impressora 3D via tablet, celular ou computador. O download então é feito por uma conexão de internet.

É possível, ainda, acessar o item de equipamento opcional chamado BMW Motorrad iParts Explorer de qualquer lugar, sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Nesse sistema, o proprietário consegue selecionar os dados sobre as peças sobressalentes pra salvar via smartphone.

O objetivo disso é fazer com que o sistema esteja sempre pronto quando precisar ser acionado. Além de peças plásticas, a impressão também pode criar peças de aço, alumínio e titânio.

5 exemplos de peças de carro simples para você fazer com a impressora 3D em casa

Botão de ar condicionado do painel de controle

Imagine que o botão do carro se soltou, e você leva em uma oficina para fazer o orçamento da substituição. Além do custo você vai gastar um belo tempo até levar o carro à concessionária.

Porém, se você fizer a impressão da peça em 3D direto de casa, gastará apenas o material da impressora e poderá ficar pronto quase instantaneamente.

você consegue fazer um botão de ar condicionado usando uma impressora 3D em casa
você consegue fazer um botão de ar condicionado usando uma impressora 3D em casa

Qualquer tipo de tampa no interior do veículo

Qualquer coisa que é usada com muita frequência pode acabar se soltando ou danificando com o tempo. Visar os detalhes no acabamento do carro contribui para deixá-lo mais bonito, além de que alguns desses itens são bastante uteis em algumas situações.

As tampas para o painel de controle como apoio para mãos, porta-luvas, regulador de direção do ar condicionado etc, são alguns exemplos que você pode imprimir direto da sua casa.

Botão do vidro elétrico no interior da porta do carro

Esse é um dos itens que mais costumam dar problemas. Principalmente por ser muito usado no dia a dia. Assim como o botão do ar condicionado, seu formato e encaixe são bastante simples.

Vale lembrar que, depois de fazer a peça, você ainda pode pintá-la, caso queira personalizar o veículo.

Moldura para o encaixe do som do carro

Um pouco mais complexa se comparada às anteriores, essa peça pode ser um desafio para quem gosta de ousar na hora da criação.

Além do mais, é importante ter muita atenção na hora de criar e pesquisar um bom molde. Caso a impressão seja feita da maneira errada, a moldura poderá não se encaixar no painel.

outro item que você consegue fazer com sua impressora 3D é o molde para som do carro
outro item que você consegue fazer com sua impressora 3D é o molde para som do carro

Puxador e pino interior de segurança da porta do carro

O ato de bater a porta do carro gera desgastes internos e deixa os botões e acessórios frouxos. O uso indevido desses itens pode, também, fazer com que saiam na sua mão ou se soltem. O problema pode ser facilmente resolvido imprimindo essa peça na impressora 3D.

No entanto, tenha em mente que se você precisar mexer em algum sistema do carro, como o sistema de segurança, por exemplo, o ideal é que você leve a algum técnico.

Conclusão

Como vimos, com essa nova tecnologia que permite fazer a produção de peças de carro em impressora 3D, você pode ter sua peça por um preço muito menor, além de ainda poder imprimi-la direto da sua casa. Isso significa uma grande inovação no mercado automotivo, além de um custo benefício que tende a fazer esse setor crescer cada vez mais.

E então, pensando em comprar um carro usado? Confira oportunidades no Superbid!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui