A Caterpillar não precisa de introduções, mas poucos conhecem o século de história que a gigante do ramo de equipamentos pesados possui. Líder no setor de máquinas pesadas para áreas de construção, mineração, construção civil e em praticamente todos os segmentos que atua, a Caterpillar é referência no fornecimento mundial de equipamentos de construção e mineração.

Tendo como marca registrada a cor amarela inconfundível e a sigla CAT, a Caterpillar Inc. já possui mais de 90 anos de história no ramo de máquinas pesadas! Saiba mais a seguir.

Como tudo começou

No final do século XIX, a agricultura ainda tinha sua força de trabalho baseada em força animal. Nessa época, as melhores opções para aumento da produtividade eram as máquinas combinadas com cavalos. Provavelmente a maior prioridade nesse momento era evitar com que os fazendeiros ficassem presos na lama.

Em 1886, Benjamin Holt constrói a primeira colheitadeira combinada em Stockton, Califórnia, com sistemas com funções específicas. As principais funções desse tipo de máquina são o corte, a alimentação, a trilha, a separação e a limpeza do produto. Seus setores podem ser regulados de acordo com as condições e do tipo de cultura a ser colhida.

Em 1890, Benjamin Holt e Daniel Best iniciaram experiências com vários tipos de tratores a vapor para uso exclusivo na agricultura.  trator combinado com cavalos

Holt constrói o primeiro trator com motor de tração a vapor. Na verdade ele conseguiu construir um equipamento mais equilibrado e firme, que foi gravado em uma de suas primeiras aparições. Eis o primeiro trator com motor de tração a vapor.

Ainda nessa época, os motores de tração a vapor com frequência atolavam em solos macios, devido ao seu tamanho e peso. Quando isso ocorria, levavam-se vários dias para que conseguissem desatolar a máquina.

Em função disso, Holt teve a ideia de substituir as rodas por esteiras, contribuindo para que a área de contato do trator com o terreno fosse aumentada, evitando que as máquinas atolassem em solos muito macios.  Os primeiros testes eram usados esteiras sobre as rodas.

 

Em 1882, C.L. Best (que começou trabalhando para seu pai Daniel Best aos 13 anos) presenciou a incorporação da Holt Manufacturing Company.

incorporação da Holt Manufacturing Company

Já no início do século seguinte, em 1904, Holt iniciou seus testes com o protótipo do trator de esteiras movido a vapor. Em pouco tempo a máquina, que passou a ser usada para arar solos em sua fábrica em Stockton, na Califórnia, foi considerada um grande sucesso. Seu objetivo? Facilitar as colheitas de plantas no solo úmido da Califórnia, onde cavalos e outros tipos de tratores muitas vezes ficavam presos.

Holt iniciou seus testes com o protótipo do trator de esteiras movido a vapor

Dois anos mais tarde, em 1906, testou pela primeira vez o protótipo do trator de esteiras movido à gasolina. Uma evolução rápida e persistente que deu uma reviravolta na história de Holt, dos tratores e do mundo. E logo em seguida, em 1909, os Holts realizam a compra de uma fábrica no Leste de Peoria, Illinois. Essa localização ainda seria muito conhecida.

rimeiro protótipo do trator de esteiras movido à gasolina
primeiro protótipo do trator de esteiras movido à gasolina

 

Logo em seguida, em 1910, C. L. Best inaugura a C. L. Best Gas Traction Co. com o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho de seu pai. Começou a fabricar tratores movidos a pneus, usando petróleo como combustível, e nesse mesmo ano começa a trabalhar em um modelo do tipo esteira. Em 1912, C. L. Best constrói seu primeiro trator de esteiras, que veio a ser lançado em 1913, intitulado CBL de 75 cv. Essa foi a primeira máquina a carregar a marca Tracklayer.

C. L. Best Gas Traction Co.
Anúncio da C. L. Best Gas Traction Co.

Isso ocorreu no mesmo ano em que a Holt Manufacturing Company oficializa a “Caterpillar” como marca registrada. Diz a história que ao ver um dos tratores andando no meio do mato, alguém falou que parecia uma caterpillar, que significa lagarta na tradução literal. Holt gostou do nome e da ideia e o resto é história.

A primeira marca registrada Caterpillar
A primeira marca registrada Caterpillar

Em 1919 a C.L Best produz a primeira grande leva de tratores de esteira, o evento foi gravado mas infelizmente sem áudio. A Estrutura e DNA desses primeiros tratores de esteira podem ser lembrados em uma geração de tratores, conhecidos como “Best 60 Track-Type Tractor” posteriormente essa linha viria a ser conhecida como D8.

Em 1921 a linha “Best 30 Track-Type Tractor” começou a ser produzida o que viria a se tornar um dos tratores mais usados de todos os tempos, o famoso D6.

A Fusão da Caterpillar

Com o grande sucesso obtido pela produtividade de suas máquinas, a marca de Holt obteve notoriedade e foi procurada para compor as Forças Aliadas com seus tratores, no ínicio da Primeira Guerra Mundial. Abaixo um vídeo que mostra a saída de tratores da fábrica de Peoria, em trem e encaixotados.

Ao final da guerra, o investidor Harry H. Fair, já conhecedor das empresas de Holt e Best, teve a ideia de fazer a fusão entre as marcas.

No começo aa linha de produção era um mix de ambas fábricas
No começo a linha de produção era um mix de ambas fábricas

Então no dia 15 de abril de 1925, a Holt Manufacturing Company e a C. L. Best Tractor Co. se unificam, formando enfim, a Caterpillar Tractor Co. e lançando a primeira linha de produtos da marca, composta por cinco tratores – dois modelos de Best e três de Holt.

Logo em seu primeiro ano de operações, as vendas alcançaram um valor de cerca de 13,8 milhões de dólares.

Buscando sempre inovar, em 1927 a Caterpillar lança o Trator de Esteiras Modelo 20 (Twenty Track-Type) , o primeiro produto a ser projetado pela nova empresa.

Em 1928, a Caterpillar faz sua primeira aquisição ao adquirir a Russell Grader Manufacturing Company, que tinha a melhor motoniveladora na época. Essa foi uma das muitas aquisições durante a história da CAT, sempre de forma estratégia e direcionada a atender a todas necessidades de seus clientes.

Caterpillar adquire a Russel Grader
Caterpillar adquire a Russel Grader

Alguns anos depois a CAT aprimorou a tecnologia e trouxe aos consumidores a primeira motoniveladora desenvolvida inteiramente em Peoria. Provavelmente o que viria a ser a primeira verdadeira motoniveladora, o equipamento foi denominado de Auto Patrol sendo que inicialmente era produzido na cor cinza e só depois passou para o amarelo clássico.

Em 1931 a Caterpillar começou a produzir o seu primeiro modelo de trator a diesel, o Caterpillar Diesel Sixty Tractor. O equipamento ainda não tinha cabine nem muitos itens de segurança mas já tinha toda estrutura de um trator de esteiras moderno, com sapatas, molas e outros componentes muito próximo do que temos atualmente. 

O D9900, primeiro motor diesel da Cat®entrou em produção em 1931 e ganhou notoriedade por ser o primeiro motor diesel produzido em massa do mundo.

Primeiro Trator de Esteiras a Diesel
Primeiro Trator de Esteiras a Diesel

O Amarelo Caterpillar

Nesse mesmo ano a CAT mudou sua cor predominantemente cinza pelo famoso amarelo “Hi-Way Yellow”.  Na época alguns compradores nostálgicos ainda podiam encomendar os tratores na cor cinza diretamente da oficina.

Encomendas em cinza ou amarelo direto na fábrica
Encomendas em cinza ou amarelo direto na fábrica

 

Em 1937 os equipamentos da CAT ajudaram a construir a maior ponte na época, a Golden Gate Bridge. No vídeo abaixo é possível ver os tratores de esteira rebocando os scrapers.

Em meados de 1941 o primeiro trator de pneus da empresa foi apresentado, bem como uma linha de produtos para transporte de materiais.

Primeiro trator de pneus Caterpillar
Primeiro trator de pneus Caterpillar

E na sequência, os equipamentos da fabricante ajudaram os aliados a vencer a guerra em territórios extremamente hostis.  O governo americano solicitou a Caterpillar que dedicasse toda a sua estrutura e equipes na produção de motoniveladoras e tratores. Nessa ocasião, a cor amarela foi substituída pela verde-azeitona do exército.

Caterpillar D9 Pronto para Guerra
Caterpillar D9 Pronto para Guerra

Em 1944 e 1945 os equipamentos da Caterpillar construiram mais de 70 mil milhas de estradas nos Estados Unidos.

CAT na segunda guerra mundial
CAT na segunda guerra mundial

O Bulldozer

Em 1945 a Caterpillar lança sua primeira lâmina para ser acoplada junto com o trator de esteiras e no ano seguinte já apresenta seu primeiro pull-type scraper, mais conhecido como Bulldozer.

De 1948 a 1951 o Scraper que era normalmente rebocado por um outro trator ganha sua versão clássica que viria a ser conhecida como Moto Scraper, até hoje mantendo o design funcional dessa linha, ou seja, o scraper auto propelido (self-propelled wheel tractor-scraper)

A abreviação de Caterpillar, CAT, foi usada pela primeira vez e registrada, posteriormente, em 1952, quando as letras começaram a aparecer estampadas em suas máquinas.

Logo CAT
Logo CAT

Primeira Subsidiária

Foi em 1950 que a Caterpillar enfim criou a sua primeira subsidiária internacional, a Caterpilar Tractor Co. Ltd., na Inglaterra. Esse foi o marco principal do início de uma era de grandes avanços para a empresa, que a partir de então passou a ter atuação e reconhecimento internacional cada vez maior.

Caterpillar em Leicestershire, Inglaterra
Caterpillar em Leicestershire, Inglaterra

 

Em 1952 foi apresentado a primeira carregadeira de esteiras (integrated track loader) da marca, que pode ser vista no vídeo abaixo, o famoso modelo No. 6 Shovel.

Em 1954, a empresa apresentou o Trator de Esteiras D9. Conhecido na época como o gigante movedor de terra, o equipamento não tinha esse apelido em vão, com sua enorme potência e lâmina longa, conseguia mover uma enorme quantidade de terra se tornando um marco nesse segmento.

E ainda na década de 50, conseguiu criar equipamentos para trabalharem no frio extremo e foram usados para as primeiras grandes explorações científicas na Antárctica. Uma modificação especial denominada material rodante de “baixa pressão sobre o solo” (LGP, Low Ground Pressure), permitiu que as máquinas trabalhem em condições meteorológicas extremas na Antártica. Isso ainda está disponível nas máquinas atuais.

Caterpillar na Antárctica
Caterpillar na Antárctica

Em 1962 lançou o seu primeiro Caminhão Fora de Estrada, intitulado 769 o que iniciaria a entrada da CAT em grandes mineradoras e projetos.

Caminhão Fora de Estrada 769
Caminhão Fora de Estrada 769

 

A nova Sede

Em 1967 a Caterpillar mostra ao mundo sua nova sede mundial, localizada na clássica cidade de Peoria, Illinois, onde anos depois, em 2012, seria inaugurado o Centro de Visitantes da Caterpillar.

Caterpillar Peoria, Illinois
Caterpillar Peoria, Illinois

Talvez um momento histórico, o primeiro grande “desfile de máquinas” que foi feito pela Caterpillar – que veio a se tornar uma tradição além de muito aguardada pelos fieis consumidores da marca. Até hoje ficamos eufóricos em assistir a primeira demonstração de um equipamento CAT, seja em feiras ou no revendedor mais próximo.

E logo no primeiro ano da década de 70 as vendas da organização fora dos Estados Unidos alcançaram pela primeira vez o marco de serem maiores do que as vendas realizadas dentro do país.  Esse foi um momento histórico muito simbólico para a empresa, talvez a maior prova de internacionalização da companhia.

Em 1972, foi lançada a primeira escavadeira hidráulica da Caterpillar, modelo  225. No ano seguinte, a primeira fábrica de remanufatura da empresa inicia sua produção, localizada em Bettendorf, no estado de Iowa.

A Roda Motriz Elevada

O Trator de Esteiras D10 foi apresentado pela empresa em 1977 com uma grande novidade, a roda motriz elevada. Uma das inovações de engenharia da marca da Caterpillar, ela permite que as máquinas trabalhem por mais tempo e durem mais, proporcionando uma dirigibilidade mais suave para o operador. Atualmente, ela é padrão nos tratores de esteiras grandes e médios da CAT. 

O Novo Amarelo

Em 1979, a Caterpillar interrompe o uso da cor “Amarelo Hi-Way”, substituindo-o por uma nova cor, denominada “Amarelo Caterpillar”, presente até hoje em todos os equipamentos.

O novo amarelo em um Trator de Esteiras D9T
O novo amarelo em um Trator de Esteiras D9T

Década de 80

Em 1981, a empresa adquiriu a Solar Turbines, com sede na Califórnia. Atualmente é responsável por projetar e fabricar turbinas industriais a gás, gerando energia elétrica para propulsão marítima e para produção, processamento e transporte de gás natural e óleo.

Ampliação da Caterpillar Leasing Company, para assim oferecer opções de financiamento de equipamentos aos seus clientes ao redor do mundo todo, passando a ser chamada oficialmente de Caterpillar Financial Services Corporation.

Em 1985, a Caterpillar apresenta a 416, sua primeira retroescavadeira entrando no segmento de pequeno porte.

416 da Cat
416 da Cat

Logo em seguida, em 1986, lança o maior Trator de Esteiras do mundo, o Bulldozer D11, um monstro de grandes proporções.

Bulldozer D11
Bulldozer D11

Para finalizar a década em grande estilo é lançado o trator de esteiras de borracha Challanger juntamente com o sistema Mobil-trac. Esse sistema foi considerado um grande avanço na direção de maiores capacidades de tração, de flutuação, menor compactação do solo e maior versatilidade. Tudo isso a fim de diminuir custos e aumentar a produtividade de propriedades agrícolas.

Década de 90

Década de 90 teve desenvolvimento de todos equipamentos da fabricante com grandes evoluções mas talvez o grande destaque se deva a entrada no segmento de máquinas e construção compacto, dominado pela concorrente Bobcat e a novidade Challenge.

"Bobcat" da Caterpillar
“Bobcat” da Caterpillar

Ainda em 1998 a Caterpillar fez uma grande jogada e adquiriu a tradicional fabricante de motores Perkins, um movimento ousado para a época. Alguns usuários não gostavam da marca, preferiam a Cummins e por isso acabaram migrando para concorrentes como Komatsu e Case.

Agora a Perkins é CAT
Agora a Perkins é CAT

 

Em 1998 O modelo 797 ganha o título de maior caminhão de mineração de comando mecânico do mundo, com início de suas atividades no campo de provas da empresa no Arizona .

O Novo Milênio

A Tecnologia ACERT® é apresentada pela Caterpillar em 2001, com a principal pretensão de apresentar máquinas com tecnologias estratégicas e otimizadas, que possam atender às altas expectativas dos seus clientes com relação a aspectos como produtividade, eficiência de combustível, confiabilidade e vida útil de seus equipamentos.

A Caterpillar se torna a primeira fábrica de motores que oferece uma linha completa de motores diesel limpo em total conformidade e certificado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos Estados Unidos. A ACERT®uma tecnologia revolucionária de controle de emissões da marca, foi projetada para atender a todos os padrões EPA sem sacrificar a confiabilidade, desempenho e economia de combustível.

Eletrônica embarcada passa a ser introduzida aos poucos em todos equipamentos e sem um laptop não era mais possível configurar corretamente as máquinas, o que em países como o Brasil com baixa capacitação levou clientes tradicionais a abandonarem os produtos CAT para manterem as famosas maquinas mecânicas livres de problemas eletrônicos, W20 da Case é a imagem desse movimento.

Em 2006 a empresa adquire o domínio da Progress Rail Services, Inc., com sede no estado do Alabama e em 2008, anuncia o primeiro trator de esteiras de comando elétrico do segmento, muito embora ainda demorasse um pouco para que a tecnologia fosse realmente desenvolvida e aplicada.

Também em 2008, a Caterpillar completa a aquisição da Shandong SEM MAchinery Co., Ltd., na China. Fruto de uma Joint Venture de anos com a empresa chinesa, a Caterpillar optou pela compra após ver seus concorrentes chineses (XCMG, Liugong, dentre outros) chegar em mercados emergentes com preço altamente competitivo para não dizer desleal. 

Produtos XCMG
Produtos XCMG

Alguns anos depois, adquiriu a MWM GmbH, na Alemanha, além de outras empresas, como a MWM Ellectro-Motive Diesel, Inc. e a Bucyrus International, Inc. A Bucyros foi uma aquisição estratégica para dominar o segmento de gigantes, transformando a maior escavadeira do mundo, a Bucyrus RH400 em Caterpillar.

Em 2012 foi inaugurado o Centro para Visitantes da Caterpillar, um museu maravilhoso localizado em Peoria, no estado de Illinois. Ao visitá-lo, é possível imergir na história quase centenária da Caterpillar e conhecer os maiores momentos e conquistas da empresa. É possível também fazer um tour virtual completo, clicando aqui.

Em 2012, a empresa anunciou sua entrada no ramo de eletrônicos por meio da marca Cat Phones, através da qual passou a fabricar celulares, tablets e smartphones. O primeiro aparelho a ser comercializado foi o Cat B25, em 2013. Sua tecnologia permite a produção de celulares à prova d’água, com baterias de longa duração e altamente resistentes, perfeitos para quem está no campo de obras.

Caterpillar enxergando oportunidades entre as adversidades

Entre 1981 e 1983, a recessão mundial impactou intensamente a produção da Caterpillar, que chegou a ter um prejuízo de cerca de 1 milhão de dólares por dia. Essa situação a forçou a reduzir drasticamente as suas vagas de emprego, e foi necessário planejar um processo de recuperação.

Foi quando a linha de produtos da marca passou a ser mais diversificada, com o intuito de atender a maior variedade possível de necessidades de seus clientes. Em paralelo a isso, foi implementado um programa de modernização das fábricas, no valor de 1,8 bilhão de dólares, visando o aperfeiçoamento dos processos de produção.

Nessa época, a empresa também investiu na descentralização da estrutura, reorganizando as unidades de negócios responsáveis pelo retorno e satisfação do cliente. Foi dessa forma que a Caterpillar conseguiu se recuperar da intensa crise que enfrentara.

Após a crise mundial mais recente, iniciada em 2008, a empresa passou a investir nos sistemas de propulsão diesel-elétrico e nos geradores. Dessa forma, foi possível atender da melhor forma possível os clientes dos setores marítimos e de petróleo. 

Cartepillar- uma marca com compromisso
Cartepillar- uma marca com compromisso

CAT no Brasil

Os negócios da Caterpillar no Brasil começaram em 1954, com um armazém para comercialização, fabricação e estocagem de peças e componentes, localizado no bairro da Lapa.

Em 1955, a Caterpillar Inc. realizou seu segundo investimento fora dos Estados Unidos, comprando uma área de 164 mil m² na cidade de São Paulo e lá instalando sua fábrica, que começou a produzir em 1960.

A primeira máquina a ser produzida foi a motoniveladora 12E, ainda em ação em alguns locais no Brasil.

A multinacional possui também uma unidade no interior paulista, inaugurada em 1976 na cidade de Piracicaba, e outra em Campo Largo, no Paraná, (região metropolitana de Curitiba) inaugurada em 2010.

Como líder do setor em vendas domésticas e de exportação de equipamentos de terraplenagem, a Caterpillar produz atualmente mais de 40 modelos de máquinas, que incluem motoniveladoras, tratores de esteira, carregadeiras de rodas, retroescavadeiras, compactadores, escavadeiras hidráulicas e grupos geradores. Todos esses produtos são vendidos para mais de 120 países.

Atualmente, a filial brasileira emprega cerca de 5 mil pessoas e se classifica entre as 20 maiores empresas exportadoras brasileiras. A organização já foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPWi) como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. As ações da empresa são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Os Slogans da marca

  • Cat is Built for It – Cat é contruída para isso (2014);
  • Today’s work. Tomorrow’s world – O trabalho de hoje, o mundo de amanhã (2005);
  • The difference counts – A diferença conta (2005);
  • Get an edge – Tenha uma vantagem (2001);
  • Construída para fazer (Slogan Brasileiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui