Como você  já deve saber, um carro usado costuma sofrer depreciações anuais. Isso significa que quanto mais antigo for o ano de fabricação do veículo, mais barato você pagará por ele. Com um carro blindado usado, a história é a mesma. A única mudança nesse quesito, porém, é que os carros blindados usados depreciam cerca de 1% a mais do que um carro usado comum e é necessário conhecer um pouco mais sobre a blindagem para evitar cair em roubadas.

Um último levantamento feito pela associação Brasileira de Blindagem mostrou que o Brasil é o país campeão em veículos blindados.

O país tem frota de 160 mil carros blindados hoje, enquanto em 1995 não chegava a 400.

Como a blindagem por si só é um processo de alto custo, comprar um blindado usado pode ser muito vantajoso. Principalmente para quem busca segurança por um preço mais em conta. Mas, antes de adquirir um veículo desse tipo, é preciso tomar alguns cuidados.

Fizemos uma lista com 12 dicas de como escolher um blindado usado com segurança. Confira a seguir!

1- Fique de olho na blindadora

Antes de tudo, quando for procurar um blindado usado, procure carros que foram blindados por empresas de boa reputação. Se possível, opte sempre pelas blindadoras que tenham sido recomendadas por conhecidos que já tiveram uma boa experiência com o trabalho oferecido por ela.

Procure carros com blindagens conhecidas

Para ter certeza de que se trata de uma empresa de confiança, cheque o nome da companhia no Certificado de Blindagem que é obrigatório em todo veículo que recebeu o serviço.

2- Cheque bem o acabamento interno

Caso você note parafusos colocados no meio das forrações de porta, ou então nos revestimentos de coluna de forma aparente e descuidada, já saiba que a blindadora é de baixa qualidade, ou a manutenção foi feita em uma oficina que não prestava um bom serviço.

Verifique o acabamento interno do carro usado blindado

3- Tente perceber o cheiro de umidade

A umidade pode acabar afetando a durabilidade da aramida, material que compõe os painéis balísticos. Caso você note o cheiro de umidade dentro do carro, confira a parte de baixo dos tapetes e porta-malas.

verifique pontos de umidade no carro usado blindado

Procure também sinais de entrada de água em volta do para-brisa e nas portas e saiba mais sobre o histórico do carro.

4- Faça um teste nos vidros

Por terem sido substituídos por vidros novos com mais camadas do que o original e muito mais peso, é normal que eles subam e desçam mais lentamente. No entanto, não devem parar no meio do caminho, ter a velocidade de subida muito mais lenta ou estar diferentes entre as diversas janelas do carro.

verifique as janelas do carro usado blindado

Lembre-se também que a janela após a blindagem abre apenas 75% do que abria antes.

5- Veja o alinhamento das portas

Além de estarem alinhadas, as portas também devem abrir e fechar normalmente. Verifique se elas estão encostando na soleira e deixando marcas. Esse defeito indica que há uma fadiga nas dobradiças ou um dano estrutural.

Atente para o alinhamento das portas
Atente para o alinhamento das portas

6- Atente-se a defeitos no comando

Para que um carro seja blindado, é necessário desmontá-lo inteiro. Somente assim é possível inserir os painéis balísticos dentro das portas e tetos, além do aço nas partes menores e buracos.

teste todos os comandos
teste todos os comandos

Por isso, verifique se todos os comandos estão funcionando corretamente e se não existe nenhuma gambiarra feita com fios soltos e controles à mostra sob o painel.

7- Veja a qualidade do ar condicionado

Como os vidros vão estar sempre fechados enquanto você dirige, na hora de comprar um blindado usado você deve conferir a qualidade do sistema de ar condicionado. Veja se ela funciona corretamente e se há algum defeito com o equipamento.

teste o ar condicionado e o arquecedor
teste o ar condicionado e o arquecedor

8- Preste atenção na cor dos vidros

Alguns blindados usados têm vidros com a cor mais escura ou colorida como azul ou verde. Esse produto é integrado no veículo pelo fabricante, na hora da produção, e não por películas comuns. Tenha em mente que a reposição desses vidros é quase impossível, pois são originais de lotes pequenos.

Atente para a cor dos vidros em carros usados blindados

9- Veja como está o desempenho do veículo

Como a blindagem é um procedimento que acaba aumentando o peso do carro, é necessário que o modelo apresente um bom motor para suportar as modificações. Verifique se há ruídos dentro da cabine, se o carro apresenta um comportamento firme e se o sistema de direção e suspensão estão em bom estado. Esses são os itens mais afetados pelo peso extra.

Teste o desempenho do carro usado blindado

Veículos com uma suspensão pneumática têm tendência a apresentar problemas em bolsas de ar e compressores. Isso significa que seu nivelamento deve ser testado cuidadosamente. Se você notar que o carro pende para um lado, existe a possibilidade de uma bolsa de ar da suspensão estar danificada.

10- Certifique-se que os vidros não estão sofrendo delaminação

A delaminação é o fenômeno que ocorre quando as camadas do vidro começam a se soltar uma das outras.

Veja como está o estado dos vidros e se não existe nenhuma bolha de ar. Embora bolhas pequenas possam ser aceitáveis, com o tempo elas podem acabar crescendo ainda mais.

11- Evite comprar um blindado com o vidro trincado ou que tenha sinais de avaria

A infiltração de impurezas ao decorrer dos anos de uso pode causar trincas e manchas brancas que se espalham das bordas para o centro do vidro.

Nesses casos, não existe conserto. A única saída é trocar os vidros.

12- Faça uma revisão

Cheque com o vendedor se há alguma possibilidade de uma revisão na blindagem. Essa revisão é responsável por verificar se não existem mantas de aramida descoladas ou alguma área do carro desprotegida em decorrência de colisões. A porta pode ter sido trocada, por exemplo, e a blindagem não ter sido feita novamente.

A substituição de um espelho quebrado é outro exemplo, já que a blindagem pode ser esquecida na hora da colocar o item novo.

Veja mais sobre o assunto no vídeo a seguir:

Vale a pena comprar um carro blindado usado?

A resposta para essa pergunta é bem simples: depende. Atualmente você consegue encontrar milhares de modelos blindados mais velhos com um preço bastante baixo, como por exemplo R$ 15 mil.

Mas, caso opte por modelos mais novos, o ideal é fazer uma boa pesquisa. É possível encontrar modelos como um Fiat Linea blindado por menos de R$ 40 mil.

O preço é bastante atrativo, principalmente se levarmos em consideração que esses veículos costumam ter um valor semelhante em suas versões convencionais. Se você conseguir encontrar um blindado usado em perfeitas condições, a aquisição vale muito a pena.

Quais os níveis de blindagem dos blindados usados?

Você pode encontrar um blindado usado com o nível I, considerado o menos potente e que lhe oferece proteção de armas calibre 32 e 38; nível II-A, resistente a armas de calibre 9 mm e Magnum 357; e nível III-A, com resistência quatro vezes maior do que o nível I.

Normalmente, você encontrará blindados usados com o nível III-A. Isso porque esse nível apresenta cerca de 90% dos veículos blindados no país. Ele é capaz de suportar tiros de qualquer arma de mão, incluindo pistola de calibre 9 mm e um revólver 44 Magnum. Isso quer dizer que o motorista tem garantia de sair ileso de grande parte dos assaltos de trânsito.

Essa proteção, porém, acrescenta uma média de 150 Kg ao peso final do veículo. O que equivale a uma quantia bastante significativa para um motor 1.0 ou 1.4, que acaba sofrendo um pouco nas acelerações. Mas para sedãs médios, o peso é um tanto quanto insignificante.

Lembre-se de que o blindado usado, da mesma forma que qualquer outro carro blindado, deve apresentar uma autorização emitida pelo Exército Brasileiro.

Como manter um blindado usado?

Em carros blindados, o custo com a manutenção, combustível e seguro são mais altos. Especialistas afirmam que o conserto de um carro blindado é pelo menos 20% mais caro do que um veículo convencional.

Além do mais, não é qualquer oficina que consegue oferecer serviços para carros blindados. Algumas podem até tentar, mas acabar devolvendo seu carro com danos na proteção.

O seguro também costuma ser mais caro, já que há uma necessidade de garantia adicional da blindagem. Consulte a sua seguradora para verificar a cotação antes de adquirir o seu blindado usado. Muitas vezes o valor do seguro acaba ficando caro demais e não compensando.

Por fim, temos o consumo de combustível, que é mais elevado em decorrência do acréscimo de peso. Mas, esse tópico é relativo, já que dependerá, também, do nível de blindagem e modelo do carro.

Qual o modelo de blindado usado mais popular?

A lista dos modelos blindados mais populares inclui o Toyota Corolla, graças a sua robustez e liquidez na revenda, e por contar com um preço mais acessível quando comparado a carros mais luxuosos. O Honda Civic, seguindo os mesmos critérios do Corolla, também faz parte da lista, juntamente com o Hyundai Tucson, graças a sua aparência discreta e preço baixo. Ranger Rover Evoque e Volkswagen Tiguan também estão na lista.

Pensando em comprar um carro blindado usado? Veja nossas opções no Superbid!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui