|

Ar-condicionado VS janelas abertas – Qual consome mais? 

Com o verão cada vez mais próximo, é hora de pensar o quanto o ar-condicionado pode influenciar na hora de abastecer o seu carro. Muitos ainda possuem a mesma dúvida: o que consome mais? Ar-condicionado ou janelas abertas? A resposta é simples: depende. 

Primeiro você precisa ter em mente a maneira que o compressor de ar funciona. Em seguida, o quanto de combustível extra você precisa para mantê-lo funcionando, o que chamamos de resistência do ar em relação ao veículo.

Nos carros mais modernos a aerodinâmica conta com uma resistência menor. Mas, quando um carro está com as janelas abertas, o ar causa uma resistência um pouco maior. Isso significa que o motor precisa funcionar mais para manter o ritmo.

Para que você entenda melhor sobre o assunto e tirar a dúvida sobre qual das duas situações consomem mais combustível, continue a leitura e confira nossas dicas abaixo!

Com o ar-condicionado ligado

Um estudo feito nos Estados Unidos pela Society of Automotive Enginners (SAE), mostra que conduzir com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado é a melhor forma de economizar combustível. Porém, não são em todas as situações que essa conduta é indicada.

embora andar com o ar condicionado seja uma maneira muito eficiente para economizar combustível, isso não acontece em todas as situações
embora andar com o ar-condicionado seja uma maneira muito eficiente para economizar combustível, isso não acontece em todas as situações

Essa pesquisa foi feita no túnel de vento da General Motors, usando o deslocamento de ar frontal e lateral para simular o vento cruzado. No teste, foram usados dois modelos de carros: um sedã grande, equipado com um V8 de 4.6 litros e um SUV equipado com um V8 de 8.1 litros.

Ambos mostraram um efeito negativo ao andarem com as janelas abertas em relação ao consumo do combustível.

O SUV mostrou-se 8% menos econômico, enquanto o sedã apresentou-se na faixa dos 20%.

A conclusão do estudo foi que quanto mais aerodinâmico é o modelo do carro, maior será o feito da resistência do ar com as janelas abertas. Ou seja, caso você for viaje em altas velocidades e percursos longos, prefira o ar-condicionado.

Com as janelas abertas

Quando você dirige em velocidades mais baixas, o melhor é desligar o ar-condicionado e deixar as janelas abertas. A conduta é considerada mais eficiente, uma vez que a resistência do ar tem menos influência quando o carro anda devagar.

Conforme você acelera, a oposição do vento é aumentada de uma maneira exponencial. Imagine que você está dirigindo a uma velocidade de 112 Km/h. A força do ar contra o carro é quatro vezes mais forte se você estivesse dirigindo a 56 Km/h, por exemplo.

O que significa que ao dobrar a velocidade, a resistência do ar automaticamente se multiplica por quatro.

Não há uma regra fixa para quando ligar o ar-condicionado ou deixar as janelas abertas. O mais correto a se fazer é observar as circunstâncias em relação à velocidade em que você está andando.

No entanto, especialistas recomendam que você use 64 Km/h como base. Nesta velocidade, o motor produz menos energia, o que significa que precisará trabalhar muito mais para prover outros acessórios como o compressor de ar. Já em altas velocidades, terá energia o suficiente para abastecer equipamentos adicionais e manter o ar-condicionado ligado.

as janelas abertas não são recomendadas para viagens longas e em altas velocidades
as janelas abertas não são recomendadas para viagens longas e em altas velocidades

Dicas para reduzir o consumo

1- Faça revisões regulares

Sempre antes de fazer grandes viagens você deve levar seu carro para uma revisão geral. Nela, será verificado o estado das peças, pneus, mecânica, óleos, filtro do combustível, alinhamento da direção etc. Fazendo a revisão correta, você contribuirá para um melhor funcionamento de todas as peças do carro, e eventualmente diminuirá o consumo de combustível.

2- Verifique a pressão dos pneus do carro

A pressão do pneu tem grande influência sob o consumo de combustível. Por isso, verifique sempre que possível se ela está correta. Pressão insuficiente ou excessiva pode provocar desgaste das peças do veículo, além de te fazer gastar mais combustível.

3- Evite pisar fundo no acelerador

Além de representar uma condução perigosa, o excesso de velocidade acaba sobreaquecendo o motor. Com isso, ele tem que trabalhar mais para movimentar o carro. Isto é: usar mais combustível.

4- Aproveite o embalo das descidas

Em grande parte das descidas não há necessidade alguma de usar o acelerador. Afinal, o carro ganhará velocidade naturalmente. Lembre-se, porém, de deixar o carro engrenado. Isso fará com que o consumo seja menor, além de garantir a segurança do trânsito.

5- Respeite a troca de marchas

Trocar a marcha nas rotações ideais ajuda na hora de economizar combustível. Por isso, respeite a necessidade do carro e evite esticar as marchas enquanto você dirige.

6- Não leve muito peso no carro

Estar sempre com o carro muito cheio também é algo que ajuda a aumentar o consumo de combustível. Cargas maiores do que 10 quilos já têm grande influência nesse fator. Isso porque o motor do seu carro terá que fazer mais força para colocá-lo em movimento. Leve no carro somente o que for necessário, evitando guardar coisas pesadas e sem necessidade no porta-malas.

evite adicionar peso demais ao veículo, e leve no porta-malas somente o necessário
evite adicionar peso demais ao veículo, e leve no porta-malas somente o necessário

7- Fique atento ao combustível adequado

Quando o combustível é adulterado ou de baixa qualidade, certamente você notará um consumo muito maior. Qualquer componente que altere a composição original já é suficiente para gerar diversos problemas em peças do veículo, além de baixar o desempenho do motor.

Preços abaixo da média, por exemplo, devem ser evitados caso você não tenha certeza da procedência daquele combustível. Economizar dinheiro com isso poderá fazer com que você tenha prejuízos muito mais caros futuramente.

8- Troque as velas

Fazer a substituição das velas de acordo com a indicação da quilometragem especificada pela montadora é muito importante para economizar na gasolina ou etanol. Geralmente, essa quilometragem é 10 mil Km rodados.

As velas têm a função de queimar o combustível para fazer o motor funcionar. Mas, com o passar do tempo e com o uso, elas acabam sofrendo desgastes. Isso faz com que seu funcionamento seja afetado, influenciando diretamente no consumo do combustível.

Confira o processo a seguir:

9- Substitua os filtros de ar e de combustível

Filtros sujos representam, na maioria das vezes, perda de potência do veículo e um aumento na queima de combustível. A função desse equipamento é filtrar todas as impurezas no ar, evitando com que elas penetrem no motor. Mas, caso estejam entupidos pelo acúmulo de resíduos, esses filtros deixam de impedir a passagem dos poluentes.

Com os componentes afetados, o motor acaba perdendo seu desempenho e precisa de mais combustível para conseguir trabalhar adequadamente.

Depois de ler nossas dicas ficou fácil saber se o ar-condicionado ou as janelas abertas consomem mais. Como vimos no texto, basta levar em conta se você fará viagens longas e se usará altas velocidades.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *