Muito é dito sobre esses transportes, mas de fato, o que são? Como classificá-los? Nos últimos anos, o mercado transformou o termo “veículos utilitários” em algo generalizado. Tanto para identificar, como para classificar outros carros do segmento, embora existam diversos tipos disponíveis, cada um com suas especificidades.

Mas é inegável que, hoje em dia, eles estão ganhando a cidade, os asfaltos e o campo. De acordo com registro da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), só em 2019 já foram vendidos mais de 1 milhão de unidades de veículos utilitários. Um número bastante expressivo e que comprova a popularidade dessa linha no mercado.

Se você deseja adquirir um destes modelos, seja para uso comercial ou pessoal, esta postagem vai te esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre quais as principais vantagens e características dos modelos. Claro, também apresentamos algumas desvantagens para que você tenha total noção antes de fechar um negócio e evitar possíveis arrependimentos.

O que são veículos utilitários?

Os veículos utilitários são carros que unem o transporte de pesos e pessoas sem a necessidade de auxílio do compartimento externo, diferente de uma caçamba ou de um caminhão, por exemplo.

Eles são comumente conhecidas como SUV (“Sport Utility Vehicle“, em inglês, traduzido como “veículo utilitário esportivo”). Também possuem a carroceira mais alta que a de outros tipos de carros, além de mais controle e visão para o motorista. Outra grande – e talvez a principal característica – é o seu porte robusto.

veículos utilitários
Nos veículos utilitários, os bancos traseiros são de fácil manipulação. Assim, é possível abrir mais espaço para transporte de cargas ou para outras finalidades.

Os veículos utilitários são subdivididos em dois tipos distintos: tradicionais e esportivos (também conhecidos como “leves” – é aqui onde encontram-se praticamente todas as SUVs). Os não esportivos são mais utilizados para transportes de cargas, objetos para empresas ou pessoas.

modelo de kombi
Um tradicional potente: a kombi até hoje é conhecida pela população e também é considerada um dos primeiros utilitário de sucesso comercial. Jamais subestimaremos o potencial desse grande clássico!

Já os esportivos são comumente usados para uso pessoal, transporte, lazer e afins. A Kombi é um dos primeiros carros no mercado a colocar em prática essa função. As pick-ups também acabaram se tornando veículos utilitários, da mesma forma que as vans, multivans e caminhões leves, por exemplo.

Características principais dos veículos utilitários

Existem fatores que conseguem caracterizar bem os tipos de veículos utilitários disponíveis no mercado. Confira:

  • Os veículos utilitários sempre têm carroceria mais alta, além de um porte robusto (são sempre grandes) e mais visão e controle para quem o dirige;
  • Não possuem caçambas ou outros tipos de compartimentos externos;
  • São capazes de transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo;
  • Possuem amplo espaço interno;
  • É possível rebaixar todos os bancos de trás quase que totalmente;
  • Liberam espaço para carga no porta-malas.

Origem dos veículos utilitários

Assim que os carros foram surgindo na sociedade, as pessoas não os viam somente como um meio de transporte, e sim como algo que também poderia gerar algum tipo de retorno financeiro para os seus donos através de encomendas, cargas, entregas e muito mais.

O primeiro caminhão que surgiu com esse propósito foi da marca sueca Scania, em 1902. Mas o automóvel que, de fato, se configura bem na descrição de um veículo utilitário foi o modelo Ford T, lançado em 1908.

modelo do ford t
O Ford T tinha pontos que misturavam tanto os carros comuns da época, como as caminhonetes, levando pessoas e cargas ao mesmo tempo.

A partir daí, surgiram as pick-ups, que evoluíram nos furgões e por aí vai. Todos, desde o início, tinham tanto a pegada de transporte pessoal como logístico de cargas. Mas claro, com o olhar mais voltado para comércio, já que só depois as SUVs foram lançadas no mercado com o foco principal no transporte de pessoas e lazer.

Por volta da década de 1930, já era comum pais de família que usavam os automóveis como principal forma de transporte para o trabalho e também para servir às necessidades de seus filhos e esposas.

Neste caso específico, os caminhões leves, furgões e afins já não eram tão indicados pelo simples fato de expor a família em suas caçambas.

Isso tudo estava prestes a mudar com a vinda do Chevy Suburban, nos anos 1930, desenvolvida pela estadunidense General Motors.

Porém, tudo isso estava prestes a mudar. Em 1933, a General Motors desenvolveu um modelo chamado Suburban. Ele foi o primeiro derivado de uma caminhonete com a adição de bancos e janelas grandes para que as famílias também pudessem ser transportas com segurança e sem exposição.

Além disso, ele tinha bastante espaço para carga no bagageiro e seu banco poderia ser removido para levar mais caixas, pesos ou itens pessoais. Conforme as décadas foram passando, esse tipo específico de modelo com tais funcionalidades foi passando por transições e adaptações para absorver as novidades do mercado e a evolução tecnológica. O resto é história!

Vantagens dos veículos utilitários esportivos

A essa altura do texto, você já deve ter entendido algumas das vantagens de se obter um veículo utilitário, e como eles podem te auxiliar no seu trabalho ou dia a dia, correto? Entenda melhor alguns dos seus principais atributos e veja se o tipo de veículo é uma boa opção para você, caso tenha a necessidade de ter um modelo para uso pessoal.

Conheça melhor o seu carro dos sonhos a seguir:

Conforto e dirigibilidade em alta

Esses talvez sejam os principais chamarizes de quem sonha em comprar uma SUV. O conforto é um dos principais atributos que as fábricas ou marcas colocam em questão quando divulgam esses carros.

Afinal de contas, quem é que não deseja sentir a lufada de ar fresco quando está num trânsito caótico ou quando é obrigado a ficar horas durante um congestionamento?

imagem de um modelo suv estacionado em uma rua
Quer trafegar por aí com sua família no mais puro conforto? Então a SUV é feita para você.

Apesar das SUV serem de grande porte, eles também são fáceis de serem dirigidas. O melhor de tudo é que praticamente todos os veículos desta categoria saem das fábricas com sensores e/ou câmeras de estacionamento, o que te ajudam a prevenir acidente e ter todo o controle na hora de trafegar por locais estreitos ou até mesmo inviáveis para carros sem os apetrechos, sendo também necessárias para longas e cansativas viagens.

Dirija com espaço!

O bom de ficar por trás do volante de SUVs é ter a sensação relaxante de estar no comando e sempre seguro. Além da potência do motor e segurança topo de linha, o motorista se sente mais confiante e ergonomicamente disponível para trafegar à vontade.

Cabem 1, 2, 3. Cabem até mais de 4 passageiros e com espaço para mais bagagens, sacolas e afins.

A ergonomia é um dos principais fatores que levam em consideração ao desenhar um modelo como esse. Aliás, por conta de seu peso, é muito provável que você vá se chacoalhar menos nas estradas.

Seus passageiros vão te agradecer!

É fato: aqueles que andam de veículos utilitários jamais passam por apertos – principalmente os que estão no banco de trás. Quem está dirigindo tem espaço extra para colocar as pernas, tanto como no banco dianteiro ao lado.

parte de trás de um veículo com três crianças no banco de trás brincando
Não existe melhor carro para quem tem família cheia. Nada melhor que colocar no maior conforto todos aqueles que você ama.

Já quem está no banco traseiro, nem se preocupe! Mesmo com o carro lotado, é possível ocupar até três passageiros com conforto. E quem vai sozinho, não preciso nem dizer que terá uma relaxante viagem. Aliás, o teto elevado desses veículos também conforta até os mais altos!

Motor para lá de potente

Os veículos utilitários têm a capacidade de encarar diversas situações e adversidades das estradas por conta de seus poderosos motores. São modelos fortes que sobem e descem ladeiras com tranquilidade, encaram areia ou asfalto e até terrenos lamacentos.

um suv passando por lama na estrada
Segurança para quem quer segurança, mas sem perder o lado aventureiro. Os veículos utilitários são excelentes para trafegar em estradas com condições adversas.

Até conseguimos garantir que eles têm alta performance trafegando por ruas esburacadas – porque, enfim, isso é uma das suas grandes vantagens e o que vários brasileiros desejam, não é mesmo? Mas graças ao controle de tração e diferentes tipos de freios (os mais frequentes são o ABS e EBD), estabilidade não vai faltar na hora de dirigir por aí. Sem contar os inúmeros airbags espalhados pelo veículo que vão te cobrir nesses caminhos instáveis!

Chamativos e discretos

Parece um paradoxo você definir algo como chamativo, porém discreto, não é mesmo? Mesmo assim, essa é a regra quando estamos falando sobre boa parte dos modelos de veículos utilitários.

modelo de veículo utilitário trafegando
É possível chamar atenção com classe nas ruas. Quem é que não pararia para dar uma olhadinha nessas? Você sabe que olharia!

Homens e mulheres se apaixonam pelo design dos veículos, além do tamanho. Eles são capazes de parar o trânsito nas avenidas, sem fazer barulho ou sem ter cores elétricas e chamativas. Os principais modelos de SUVs estão nas cores branca, preta e prata. Quem é que nunca viu um carro como esse nas ruas e não deu aquela segunda olhada, hein? São muito, muito sofisticados!

Carga pesada

Os carros utilitários são espaçosos, principalmente seu bagageiro. Veja só, além de acomodar até cinco passageiros com tranquilidade e conforto, os SUVs ainda conseguem carregar uma boa quantidade de peso em seus porta-malas.

outra vantagem de veículos utilitários: porta malas de um suv cheio de malas
Antes de se animar demais e resolver colocar o mundo no seu bagageiro, fique atento às normas e saiba se o seu carro está excedendo os limites de peso.

Tudo bem que, ao carregar passageiros pesados ou em alta quantidade, é indicado levar menos peso nos bagageiros. Mesmo assim, esse é outro atributo bem quisto na hora de adquirir o seu carro. Alguns modelos bem procurados com esse benefício são o Captiva, da Chevrolet, e um Tucson, da Hyundai. Eles são ótimos para quem adora pegar a estrada para aproveitar um final de semana prolongado.

Quatro por quatro, ou dois por quatro

O mercado dispõe de modelos com tração nas quatro ou duas rodas. Se você é aquele motorista que não se importa em deixar mais dinheiro no bolso no balcão do posto de gasolina, encara lama e areia sem se importar ou prefere um veículo mais potente, os quatro por quatro são feitos para você encarar altos desafios nas estradas.

veículos utilitários e suas vantagens: suv trafegando por terreno lamacento
Existem opções 4×4 e 2×4 para a sua escolha. Os aventureiros procuram os 4×4 para pegar as estradas.

Agora quem opta por design e mais acabamento nos detalhes, quer economizar um pouco mais de gasolina e prefere andar apenas por rodovias mais tranquilas, o indicado é um modelo dois por quatro. Neles, tração somente em duas rodas adiantam. O legal é que os utilitários têm as duas opções para que você escolha sem peso na consciência.

Desvantagens dos veículos utilitários esportivos

Sim, é preciso comentar todos os reveses também desses veículos. Embora eles sejam o sonho de muita gente, é preciso atentar-se a alguns detalhes.

Não é ideal em espaços apertados

Apesar da praticidade, principalmente no Brasil, os carros acabam dificultando a vida de quem não está dentro dele. Ao estacionar, por exemplo, você pode acabar ocupando mais espaço que o normal e prejudicando os veículos ao lado. Já ficou na situação de tentar sair do carro, num estacionamento, e não conseguir por que tem um carro enorme do seu lado ocupando o espaço? Pois é!

um dos problemas de veículos utilitários: modelo de veículo utilitário em um estacionamento preso
Como são muito grandes, os veículos utilitários podem te atrapalhar em locais com limitações de espaço.

E no trânsito, acabam por comprometer o fluxo. Principalmente em ruas mais estreitas ou com sérias limitações de espaço. Aliás, esse problema é tão sério que em Paris, por exemplo, já foi discutido anteriormente a possibilidade de remoção total desses modelos em circulação. Viu como é sério?!

São mais poluentes

Mais pesados que um carro normal ou um sedan, os veículos utilitários são grandes carros com pneus tão grandes quanto. Isso só contribui com o consumo de gasolina. Assim, sua resposta aerodinâmica é muito complicada. Esse consumo desenfreado de combustível contribui diretamente para a poluição do meio ambiente.

gases poluentes saindo de veículos utilitários
Os veículos utilitários são os verdadeiros “gastões” de combustível: isso porque emitem mais gases poluentes que os modelos de carro comuns. Se você é ambientalista, é melhor passar longe de trazer esse para a sua garagem.

Isso porque como ele consome mais que o normal, acaba jogando mais poluentes na atmosfera, poluindo muito mais que os carros convencionais.

Eles são menos ágeis

Sim, eles têm motor de alto potência para superar adversidades nas estradas, como condições climáticas e caminhos problemáticos. No entanto, ele não é tão veloz para realizar manobras rápidas demais.

homem esperando no banco da frente de um veículo utilitário
Por ser um peso pesado, é preciso de mais calma e paciência já que eles não vão sair arrancar por aí a todo e qualquer momento.

Se você quer dirigir em alta velocidade – sem deixar a segurança em primeiro lugar – para aventuras esportivas, talvez a SUV não seja o seu carro. Ele é muito alto e pesado para dirigir com essa finalidade.

Manobrar é um pouco complicado

Outra razão – e até uma óbvia, é que um veículo grande é muito difícil de manobrar. Você dificilmente terá vontade de colocá-lo com livre e espontânea vontade entre dois carros ao estacionar.

Shoppings e ruas serão uma grande dor de cabeça quando você quiser estacionar. Por serem grandes, eles são pouco práticos para isso. Caberá a você saber lidar com essa delicada situação – ou ser um motorista de mão cheia!

Menos estabilidade

O centro de gravidade dos veículos utilitários é mais elevado que dos outros tipos de carro. Isso porque eles são mais altos e pesados.

modelo de veículo utilitário caído na estrada
É preciso de muita calma e cuidado ao trafegar com esses modelos por aí. São bem pesados e o seu visor é mais alto que o normal, ou seja, atenção sempre!

Pois isso, ele acaba se tornando menos estável, o que poderá a comprometer a sua dirigibilidade caso você passe por uma curva mais ressaltada. Ele também está mais propenso a perder o controle e capotar.

Vantagens empresariais e comercias dos veículos utilitários

Existem diversos fatores que comprovam, especialmente para o meio empresarial, que adquirir um veículo utilitário cai bem no bolso e te garante muita acessibilidade e praticidade. Otimizar a sua frota logística vai te garantir mais organização e, principalmente, mais lucro no final do mês.

Veja as principais vantagens de se adquirir um modelo deste tipo para a sua empresa.

kombis e vans, veículos utilitários
Kombis e vans são essenciais para empresas que realizam serviços de entregas de objetos os itens frágeis, como flores, bolos ou encomendas. Sendo assim, é primordial o uso deste tipo de transporte quando se trabalha com serviços dessa linha.
  • Alta performance para transportar equipes e materiais, conseguindo suprir essa demanda com maestria e podendo levar itens mais complexos com segurança;
  • Viagens no maior conforto e com todo o equipamento com sua equipe, podendo encarar altas distâncias com rapidez e eficiência;
  • Ideais para transportar tantos nas rodovias, como em estradas com condições adversas, ou em caminhos que requerem diferentes tipos de trações de automóveis;
  • Mais opções de rotas podendo passar por vielas, rodovias, passagens sem grandes problemas.

Conclusão

Como você pode ter visto, os veículos utilitários são transportes com fins pessoais e logísticos, tanto para você quanto para empresas. Por conta da sua versatilidade, você pode realizar ajustes em um deles com a finalidade de cumprir as suas tarefas desejadas sem nenhum tropeço.

Reconhecendo que, hoje em dia, os utilitários representam um segmento importantíssimo do segmento veicular brasileiro e – principalmente mundial, esperamos que você tenha absorvido todas as particularidades sobre os veículos utilitários e realize uma boa aquisição.

Aproveite e encontre ótimas oportunidades de SUV em Leilão na Superbid!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui