É muito comum ver uma série de veículos diferentes transitando pelas ruas, de cores, modelos, marcas e classificações variadas. Quando se trata de veículos de carga, um dos principais pontos que chamam a atenção é a diferença entre reboque e semirreboque.

No texto a seguir, apresentaremos cada uma dessas unidades, suas características, tipos e funções. Assim que os dois equipamentos estiverem bem explicados, mostraremos no que eles se diferem. Confira:

O que é um reboque?

Antes de entender melhor a diferença entre um reboque e um semirreboque, você deve conhecer em detalhes cada um dos elementos que estão sendo comparados.

O reboque é um veículo que transporta cargas, composto por superfície de carga, uma estrutura de suporte metálica e rodas. Também conhecido como atrelado, ele ganha funcionalidade quando acoplado a outros veículos que farão seu deslocamento. Sua articulação depende de outros veículos automotores, por isso, ele deve estar acoplado a transportes preparados para a tarefa de carregar um peso extra. Ele pode ser enganchado a carros, caminhões, tratores – a lista é extensa.

diferença entre reboque e semirreboque: imagem de um veículo reboque
Um reboque pode ser articulado por um veículo. É muito comum ver as “carretinhas” por aí levando objetos, entulhos e, às vezes, até animais!

Mesmo com a falta de motorização, os reboques conseguem manter o equilíbrio sem o auxílio de outros veículos, pois possuem dois ou mais eixos. Eles são muito usados em campos e fazendas para o transporte animal, por exemplo.

imagem de um reboque
A estrutura mínima de um reboque deve conter: a superfície para transporte, o suporte metálico que o sustentará e as rodas. Também existem outros acessórios que podem ser acoplados a ele

Um reboque também pode ser acoplado a um semirreboque para o exercício de atividades agrícolas e nas usinas de cana de açúcar.

Esses são alguns acessórios que podem ser adicionados a um reboque;

  • Engates;
  • Estepe;
  • Faixas sinalizadoras reflexivas;
  • Freios de estacionamento;
  • Lanternas;
  • Para-choque;
  • Para-lama;
  • Setas.

O que é um semirreboque?

O semirreboque é um transporte de carga independente e, assim como o reboque, necessita de tração externa para se movimentar e cumprir suas finalidades. No entanto, a tração que movimenta um semirreboque só pode acontecer por meio de um caminhão trator, do tipo cavalo mecânico. Ele é bem comum em vias rodoviárias no transporte de cargas pesadas.

diferença entre reboque e semirreboque: tipo de semirreboque
Existem diversos tipos de semirreboques, cada um com uma finalidade específica. Eles são muito usados pelo segmento logístico

Diferente dos reboques, os semirreboques possuem de um a três eixos. Dessa forma, eles não permanecem em equilíbrio por conta própria. Eles devem estar conectados ao caminhão trator por meio de um engate que una uma estrutura a outra.

diferença entre reboque e semirreboque
Os semirreboques devem ser instalados no próprio trem de força. Isso garante o contato com o veículo que está realizando sua tração. Sua movimentação deve ser limitada a rodovias e vias com pouco trânsito de veículos, evitando curvas e desvios

O engate que consegue unir os dois veículos é o do tipo B, responsável por ligar o prato do caminhão com o pinhão do semirreboque (termos técnicos das peças que se conectam, tornando a junção desses dois utilitários possível).

Tipos de semirreboques

Existem vários tipos de semirreboques. Conheça alguns deles:

Aberto: o semirreboque aberto é utilizado no transporte de cargas que não têm a necessidade de proteção, seja das condições climáticas ou de deslocamento. Esse é o tipo mais comum disponível no mercado.

Basculante: é o semirreboque ideal para transporte de produtos a granel, que precisam ser despejados em locais ou superfícies específicas para controle.

Cegonha: semirreboque utilitário para transporte de outros veículos, geralmente de modelo simples ou duplo (com dois andares).

Fechado: o semirreboque fechado transporta cargas que necessitam de proteção contra fatores ambientais ou de deslocamento.

semirreboque cegonha
O semirreboque “cegonha” leva esse nome por conta da ave que “transporta” seu filhote. Nesse caso, o caminhão acoplado transporta outros veículos – geralmente da fábrica para a concessionária (ou vice versa)

Frigorífico: é o tipo de semirreboque semelhante a um contêiner, que oferece controle de temperatura para as cargas que precisam deste apoio, assim como a vedação necessária.

Porta-contêiners: semirreboque que transporta contêiners em geral, que podem ou não estar carregados. Ele é responsável por mover essas unidades.

Tanque: semirreboque exclusivo para transporte de líquidos a granel.

Zorra: semirreboque com a finalidade de transportar veículos mais pesados, como tanques, maquinaria de construção (tratores), peças de avião e outros.

Entenda a diferença entre reboque e semirreboque

Chegou a hora de entender a diferença entre reboque e semirreboque. Após aprender como cada uma dessas unidades funcionam, compreender suas diferenças ficará ainda mais simples.

Peso e eixos

O reboque é independente em relação ao seu peso. Isso acontece, pois ele consegue se equilibrar por conta própria, em função dos seus eixos. Por outro lado, o semirreboque necessita do auxílio do transporte para se apoiar – que, neste caso, sempre será o caminhão.

Encaixe

O reboque é engatado ao veículo motor, enquanto o semirreboque é engatado e apoiado ao veículo de tração. Ou seja, o reboque pode ser facilmente retirado, já o semirreboque necessita ser desacoplado para, posteriormente, passar pelo processo de remoção do caminhão.

Transporte

Como o reboque é acoplado ao motor por meio de um engate, ele suporta menos peso de transporte. Entretanto, ele possui maior capacidade de locomoção, além de proporcionar menos impacto à carga.

Já o semirreboque, por possuir mais contato com o veículo, sofre limitações de movimento. Em contrapartida, ele é capaz de transportar cargas muito maiores.

Conclusão

Antes e adquirir um reboque ou semirreboque, é importante realizar uma pesquisa detalhada a respeito das especificidades de cada uma das unidades. Também é essencial conhecer bem quais são as suas necessidades e condições, como a capacidade máxima do veículo e se todas as medidas exigidas pela lei para o acessório serão atendidas.

Aproveite e encontre ótimas oportunidades para comprar seu Reboque no Leilão Online da Superbid!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui