Veja qual é o trator mais rápido do mundo

Conheça o trator mais rápido do mundo

Você tem um palpite sobre qual é a velocidade máxima que um trator já fez?

O trator mais rápido do mundo é um JCB Fastrac 8000 que chegou à velocidade máxima de 166,72 km/h nas mãos do piloto Guy Martin no aeródromo de Elvington, em Yorkshire, na Inglaterra.

Trator mais rápido do mundo
O trator mais rápido do mundo e seu piloto

A máquina potente foi produzida em parceria com a divisão de engenharia avançada da Williams, que ficou responsável por suas melhorias aerodinâmicas. Sua transmissão automática CVT foi substituída por uma ZF de seis marchas.

A marca JCB é conhecida por criar máquinas pesadas, como tratores e retroescavadeiras. E agora ganhou um novo título por ter ‘o trator mais rápido do mundo’. O modelo recordista possui um motor 7.2 diesel que rende 1.000 cv e 254,9 mkgf.

“Nós tínhamos o sonho de tentar um recorde de velocidade com o Fastrac e todo o time tem trabalhado sem descanso para atingir esse resultado incrível”, contou em entrevista Lord Bamford, presidente da JCB.

O trator veloz vai ganhar um documentário ainda para o Channel4, do Reino Unido, onde será exibido todo o processo para alcançar o recorde.

O segundo trator mais rápido do mundo

Depois do JCB Fastrac 8000, a máquina agrícola mais rápida do mundo é um trator ‘turbinado’, – modelo chamado de Track-tor que atingiu a velocidade máxima de 140,44 km/h.

 

A ideia da produção do veículo nasceu no programa de TV britânico Top Gear. A máquina escolhida recebeu inúmeras alterações e melhorias e foi equipada com um motor de 500 hp Chevy V8, freio nas 4 rodas, rodas traseiras de 54 polegadas, duplo travão de mão hidráulico e um sistema de suspensão ajustável a ar.

O trator mais rápido do mundo
O modelo Track-tor fez a marca de 147,92 km/h

Pilotado por The Stig na pista do antigo aeródromo da Royal Air Force (RAF) em Leicestershire, no Reino Unido, o trator ‘tunado’ chegou a atingir a velocidade máxima de 147.929 km/h.

O piloto fez duas passagens, nos dois sentidos do trajeto já pré-definido – a primeira terminou com a velocidade de 147,92 km/h, e a segunda, alcançou 132,96 km/h.

O trator mais rápido do mundo
O trator Track-tor entrou para o Livro dos Recordes

O recorde foi registrado no Guinness Book com a marca de 140,44 km/h, resultado da média feito a partir das duas velocidades alcançadas.

Aproveite e leia nosso artigo sobre ‘Dicas para utilização segura do trator agrícola‘.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *