Dicas para utilização segura do trator agrícola

Dicas para utilização segura do trator agrícola

O trator agrícola é um grande aliado de trabalhos pesados, mas se não for utilizado dentro das normas do código de trânsito brasileiro (CTB) pode causar danos para o operador ou terceiros. Por isso, selecionamos dicas essenciais para a utilização segura do trator agrícola.

As leis do CTB destacam que o uso do trator deve evitar situações que possam causar perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, pessoas ou animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas. (CTB, art. 26, I e II).

Para a condução da máquina pesada, no caso do trator, – um veículo automotor, só pode ser conduzido na via pública por um condutor habilitado nas categorias “C”, “D” ou “E”, segundo o art. 144 do CTB.

E desde 2015, foi aprovado que motoristas que possuem a categoria “B” também podem conduzir tratores, porém devem possuir certificado de curso de formação profissional na área (lei nº 13.097, de 2015).

Além disso, para transitar legalmente em vias públicas o trator deve ser registrado e licenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN ), onde receberá uma numeração especial (art. 115 do CTB). Essa identificação será lacrada na estrutura dianteira e traseira do veículo, de acordo com as especificações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Mas você só precisa se for transitar em vias públicas, como é o caso de retroescavadeiras, por exemplo

Para conduzir trator o motorista deve estar habilitado nas categorias “C”, “D” ou “E”
Para conduzir trator o motorista deve estar habilitado nas categorias “C”, “D” ou “E”

Confira as melhores ofertas de tratores agrícolas!

Dicas para utilização segura do trator agrícola 

– Ler o manual de instruções é extremamente importante para utilização da máquina, saiba de todas as informações fornecidas pelo fabricante e técnicas recomendadas.

– Conheça muito bem a máquina. O operador deve saber como utilizar o trator, saber todos os seus comandos e controles antes de começar a operar.

– A utilização do cinto de segurança é obrigatória somente quando o trator possuir Arco de Segurança ou estrutura de proteção contra capotamento (EPCC), caso contrário, não utilize o cinto de segurança, pois em caso de capotamento o operador pode ficar preso.

– Para acessar a plataforma de operação do trator utilize o lado esquerdo e não segure no volante. Já para descer é recomendado sempre de costas com as mãos nos apoios e pés nos degraus.

– Conserve a plataforma de acesso sem sujeira, os degraus devem ser mantidos limpos, fique atento a graxa ou lama.

– Para circular em vias públicas os tratores devem sempre estar com os faróis dianteiros acesos com luz branca ou amarela.

O uso trator sobrecarregado pode causar danos
O uso trator sobrecarregado pode causar danos

– O trator agrícola não deve estar sobrecarregado para utilização, além de perigoso pode causar dano ao equipamento, já que ele possui um limite de resistência. Os tratores são específicos para potência e tamanho específicos, não exceda a recomendação de uso.

– Para a manutenção de tratores nunca faça reparos quando ele estiver sob pressão ou com motor em funcionamento e não utilize mangueiras ou conexões do sistema hidráulico.

– Sempre espere o motor esfriar para abrir a tampa do radiador, o jato de pressão pode causar queimaduras ou até perfurar a pele. Para abrir o radiador cubra com um pano e gire até o primeiro estágio para aliviar a pressão.

– Quando for abastecer o trator agrícola sempre desligue o motor. Ao finalizar, mantenha a tampa do tanque apertada e, em caso de perda, substitua por uma tampa original.

Sempre desligue o motor para abastecer o trator
Sempre desligue o motor para abastecer o trator

– Transporte pessoas somente se elas estiverem em carretas ou em plataformas específicas para transporte.

Se estiver dentro das normas recomendadas tanto para condução e operação, o uso de tratores agrícolas é simples. Siga sempre as recomendações de segurança para evitar acidentes.

Agora que já sabe as melhores recomendações para operar tratores agrícolas e venha para a Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *