Manutenção da moto: 5 dicas incríveis para você seguir!

Manutenção da moto: 5 dicas incríveis para você seguir!

A moto é o veículo perfeito para quem quer um transporte rápido e fácil, isso nós já sabemos. Mas não é apenas andar por aí com ela e pronto – você precisa também saber um pouco sobre manutenção da moto para garantir o bom funcionamento do seu veículo, pensando em zelar e cuidar dele por um bom tempo.

Existem alguns pontos que são seguidos para manter uma boa manutenção, que funcionam como dicas valiosas, principalmente, para os iniciantes.

Pensando nisso, separamos um conteúdo sobre o assunto, visando uma manutenção preventiva do veículo.

O Superbid Marketplace mostra como é fácil cuidar de um bem tão especial, com dicas incríveis para você aprender a manter uma boa manutenção de sua moto.

Manutenção da moto: cuidados com a bateria

A primeira dica que temos para manter a manutenção da moto sempre em dia é cuidar da bateria. As motos mais modernas já vem com uma bateria que não requer tanta manutenção, sem a necessidade de completar com água destilada para manter sua funcionalidade.

Por isso a bateria dessas motos são seladas e tem uma espécie de “bolinha” que permite verificar o seu nível.

Se a bateria de sua moto precisar que a água seja completada, deve ser feita a retirada da mesma, usando as ferramentas adequadas, localizar a bateria conforme o manual determina, remover, retirar as tampas e completar com água destilada.

Manutenção da moto: 5 dicas incríveis para você seguir!

É extremamente importante que não se use água normal para completar a bateria, pois ela possui componentes que aceleram a corrosão da mesma.

Verifique as correntes

Na manutenção de motos, a corrente não pode estar folgada. Essa também é uma dica de extrema importância, pois, com ela frouxa, o risco de acontecer um acidente pode ser ainda maior. Portanto, mantenha as correntes sempre lubrificadas e reguladas.

O ideal é que você peça a um mecânico de confiança que verifique isso a cada troca de óleo, mas você também pode fazer uma análise todas as manhãs para garantir que está tudo certo.

Para ter certeza de que está correto, basta olhar no manual do veículo quantos centímetros de folga é permitido para o modelo.

Verifique os freios

Os freios também devem ser verificados com frequência para que não corra riscos de acidentes com o veículo. Freios a disco podem ter o seu desgaste analisado a olho nu, enquanto os freios a tambor devem ser removidos e analisados com mais cuidado.

É importante saber que os freios a tambor com lonas costumam fazer certos ruídos. Para evitar isso, é preciso desgastar as partes que se sobressaem do freio com uma lixa e conferir a elasticidade das molas.

Manutenção da moto: 5 dicas incríveis para você seguir!

Além disso, existe uma seta nas lonas onde você pode verificar o desgaste do freio. Para que problemas sejam evitados, faça uma regulagem de tempos em tempos, conforme o uso.

Pensando em comprar uma moto? No Superbid Marketplace, você encontra e com um ótimo preço. Confira os modelos disponíveis em nosso site.

Confira o óleo do motor

Em grande parte dos veículos, o óleo é essencial e ajuda a lubrificar o motor e câmbio, portanto, na manutenção da moto, é extremamente importante que ele esteja em dia.

Para evitar transtornos, o recomendado é identificar no manual em quanto tempo esse óleo precisa ser trocado.

Se você usa a moto com bastante frequência – caso seja motoboy, por exemplo – deve-se analisar a condição de uso severo. Ou seja, nesse tipo de condição, a vida útil do óleo pode ser diminuída e pode ser que a troca ocorra antes do que o previsto pela fábrica.

Manutenção da moto: analise os pneus

Além do pneu careca causar um grande acidente, caso você seja pego em uma blitz da polícia, isso pode gerar uma multa grave. Portanto, existem dois fatores para manter uma boa manutenção de moto, cuidando sempre dos pneus e observando corretamente quando ele vai se desgastando.

Para que o pneu não fure durante o seu trajeto, é preciso ter atenção por onde passa. Para que isso não aconteça, mantenha sempre o pneu calibrado e fique atento a qualquer anormalidade.

Manutenção da moto: 5 dicas incríveis para você seguir!

Uma dica valiosa que temos é fazer a calibragem do pneu quando eles estão frios, pois em contato com o solo, a máquina identifica uma pressão mais alta.

Por isso, o melhor é ir até um posto para que eles não esquentem muito, calibrando mais do que o necessário.

Com essas dicas, fica mais fácil manter a manutenção de sua moto, certo? Caso esteja pensando em uma moto mais potente, confira os leilões do Superbid Marketplace e de uma olhada nos modelos disponíveis.

Temos diversos modelos de motos com preços incríveis para você aplicar essas nossas dicas e cair na estrada com seu brinquedo novo.

Em nosso blog, você confere diversos conteúdos relacionados ao mundo das duas rodas. Clique aqui para saber mais!

Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.