Conheça os Caminhões VUC e suas vantagens para o seu negócio

O caminhão VUC, ou apenas VUC como é normalmente chamado, é uma solução eficiente para empresas que precisam fazer entregas em áreas urbanas.

Isso porque caminhões de maior porte são proibidos de circular durante o dia em diversas vias dentro de algumas grandes cidades brasileiras.

Neste texto, você vai saber o que são VUCs, quais as vantagens de utilizá-los no dia a dia da operação logística e como eles se encaixam no cenário atual.

Siga na leitura!

O que é um caminhão VUC?

O termo “caminhão VUC” é uma das formas de se referir aos veículos urbanos de carga.

Eles são caminhões de pequeno porte que podem viajar dentro da cidade, desde que possuam as seguintes características específicas, estabelecidas por portarias das secretarias municipais de transportes.

Em São Paulo, por exemplo, as especificações da Portaria 031/16 são:

Largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros)

Comprimento máximo: 7,20m (sete metros e vinte centímetros)
Capacidade média de carga: 3,50t (três toneladas e meia).

Obs: A Portaria 031 também regulamenta as áreas, vias e horários com restrição ao trânsito de caminhões e fixa procedimentos específicos para o cadastro e autorização especial para esses veículos.

Outra característica interessante é que, em algumas cidades (São Paulo inclusa), os VUCS fazem parte da lista de exceções do rodízio municipal, que limita a circulação de veículos de acordo com o final da placa.

Com isso, esse tipo de veículo pode operar todos os dias, sem ficar preso a limites de horário.

Agora que sabemos o que é um VUC, vamos conhecer seus benefícios e também se eles podem oferecer algum problema para uma boa gestão de entregas.

Vantagens

1) Apropriado para as cidades

Por ser um caminhão pequeno, o VUC tem facilidade para fazer curvas sem parar o trânsito, passa com mais facilidade pelas ruas e consegue estacionar sem tomar tanto espaço.

Outra razão para o caminhão VUC ser uma ótima opção para circular nas cidades, é que ele causa menos danos ao asfalto das vias.

Isso porque ele é mais leve e curto. O fato de ter eixos na frente e atrás também ajuda na melhor distribuição do peso da carga.

2) Pouco poluente

Os  VUCs têm um mecanismo limitador de emissão de poluentes.

Além disso, eles são úteis para a economia de combustível, já que consomem pouca gasolina por conta do seu tamanho diminuto e peso leve. 

3) Boa capacidade de torque

O torque (capacidade de força de um motor) ajuda no arranque do veículo e na sua capacidade de carregar peso.

Por ter muito torque, o caminhão VUC sai da inércia com rapidez. Isso é muito útil nas cidades, onde é preciso agilidade para sair quando o sinal abre e não interromper o trânsito.

Desvantagens

1) Baixa velocidade máxima

Ao contrário de outros caminhões, o VUC não consegue atingir altas velocidades. 

Essa é uma medida de segurança útil para trajetos no perímetro urbano, no entanto, é preciso ter em mente que as viagens serão mais lentas.

Uma maneira de contornar essa desvantagem é optar por fazer trajetos de curta distância. Assim, é possível fazer mais rotas em um mesmo dia, otimizando a agenda de fretes.

2) Baixa capacidade de carga

Entre todos os modelos de veículos usados para entregas, o VUC é o que tem a menor capacidade de carga, tanto em termos de peso quanto em volume ocupado. Por isso, sua atuação acaba limitada a pequenos fretes.

Quem usa?

O caminhão VUC serve para a prestação a entrega (ou para a prestação de serviços de entrega) de diversos tipos de mercadorias, sendo útil até para a distribuição de produtos perecíveis ou de grande valor agregado.

Quem mais se beneficia dele é o pequeno empreendedor, que precisa de um veículo para fazer suas entregas, mas que não tem a necessidade de algo robusto para distribuir grandes quantidades de uma só vez ou materiais muito volumosos.

Formalidades do caminhão VUC

É muito comum que, para realizar operações de transporte de cargas irrestritas, o caminhão leve do tipo VUC necessite de autorizações especiais.

Se no documento do veículo a descrição for “caminhão”, será preciso conseguir uma autorização.

Caso a definição seja “caminhonete”, é possível rodar nas áreas restritas sem um documento especial.

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte emite esse documento, chamado Autorização Especial de Trânsito para Caminhões (AETC), após uma vistoria técnica que verifica se as medidas do caminhão VUC estão dentro da regulamentação.

Também é preciso se atentar à necessidade do uso da placa vermelha.

Se você faz entregas de suas próprias mercadorias e, portanto, não cobra frete, é possível fazer o transporte utilizando a placa cinza.

Mas, se você faz entregas para outras empresas, ou seja, presta serviços e gera nota fiscal desse trabalho, é necessário rodar com placa vermelha.

Oportunidades

Os VUCs são uma ótima opção para quem trabalha com e-commerce,  segmento que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Isso porque é comum que esse tipo de negócio venda produtos pouco volumosos e mais leves.

Por ser um mercado em expansão, o que vai assegurar o sucesso de um negócio de vendas online é o comprometimento com a qualidade dos serviços prestados e os diferenciais oferecidos aos seus clientes. 

É nessa hora que ter controle sobre suas próprias entregas usando um caminhão VUC se torna uma mão na roda.

Clientes que compram pela internet esperam não só rapidez e pontualidade nas entregas, mas também segurança e confiabilidade.

Uma saída para tempos difíceis

Em 2020, a covid-19 e a quarentena fez com que a demanda por entregas aumentasse significativamente.

Quem pode ficar em casa, evita sair para realizar tarefas não essenciais. Ir até o portão de casa ou até a portaria do prédio é a distância máxima percorrida por essas pessoas.

As compras físicas foram substituídas pelos pedidos online.

E, se antes as empresas usavam caminhões para levar muitos produtos de uma só vez para uma loja dar vazão, agora é preciso ter veículos leves que possam circular livremente pela cidade para entregar pedidos pontuais em mãos. 

A facilidade de fazer as próprias entregas com um caminhão VUC fez com que as vendas de diversas empresas aumentassem.

Mas se é incrível estar vendendo mais, o aumento da demanda pode ser um problema para quem resolve tudo na base do lápis, papel, mapas e planilhas do Excel.

Surge então, uma nova necessidade: usar sistemas automatizados que facilitem a rotina das entregas por VUCs. A roteirização de entregas ajuda a administrar melhor as demandas do dia a dia.

Ao tornar esse processo automatizado, o negócio fica muito mais produtivo. Além de ajudar também nas finanças, pois essa organização acarreta em economia de combustível.

Complemento para a gestão de entrega com VUCs

Se você já decidiu que ter um VUC é uma boa opção para o seu negócio, agora é hora de investir em segurança e otimizações.

Afinal, não basta ter um veículo que condiz com as necessidades da sua empresa.

Para uma gestão eficiente, é preciso fazer um bom controle de veículos e analisar todos os detalhes da operação, como o modo de condução dos motoristas, o gasto de combustível e quando é necessário fazer a próxima manutenção.

Um serviço de rastreamento e monitoramento facilita a análise dessas informações no dia a dia, dando mais tempo e insumos para o gestor da operação organizar sua equipe, além de abrir possibilidades para a diminuição do custo operacional da empresa.

Leilão de caminhão: conheça as vantagens

A aquisição de caminhões geralmente vem acompanhada de um alto investimento. Por isso, para quem busca investir em caminhões vuc por um valor justo e de forma segura e transparente, os leilões apresentam-se como uma ótima opção. 

No Superbid Marketplace, é possível encontrar variedade de marcas e modelos de caminhões e ainda economizar. Para participar dos leilões, basta realizar um cadastro no site e escolher o evento que você deseja participar. Após isso, é só escolher o lote desejado e habilitar-se no leilão. 

Para saber mais informações sobre o veículo, como marca, modelo, ano e o local do bem, é só clicar no lote desejado e ler o edital com todas as informações do evento. Depois de estar devidamente habilitado o comprador já pode dar lances! O maior lance leva o produto. Lembrando que é possível visitar os lotes mediante agendamento prévio com o Superbid Marketplace.

Post em parceria com a Cobli*

*A Cobli é uma empresa voltada para empresas com frotas. As soluções oferecidas são de rastreamento, monitoramento, roteirização e bloqueio de veículos. As informações geradas pela ferramenta ajudam também na gestão de equipes de campo, melhorando a eficiência e a produtividade dos motoristas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *