tudo sobre paletização

Tudo sobre paletização: porque ela é uma ótima opção para sua empresa

Um dos maiores desafios do setor do transporte hoje em dia é conseguir meios de tornar as atividades mais eficientes. Para resolver o problema, criou-se a paletização de cargas, que facilita o trabalho de carregar, armazenar e transportar diversos materiais. Mas você conhece a paletização e sabe como ela funciona?

Carregar item por item para dentro do caminhão poderia atrasar toda a cadeia produtiva de uma empresa, especialmente se os itens carregadores forem pesados e de dimensões avantajadas, fazendo com que mais de um funcionário precisasse auxiliar no carregamento da carga.

Com a criação dos paletes, os trabalhos ficam mais organizados e otimizados, trazendo grandes benefícios para as empresas que implementam esse tipo de estratégia nesse setor. 

Porém, a paletização também é uma ótima maneira de manter o estoque organizado e categorizado, especialmente se a mercadoria suportar o empilhamento sem grandes problemas.

Confira a seguir mais sobre a paletização e como ela funciona!

O que é paletização de cargas?

A peletização é um sistema que utiliza paletes para auxiliar a organizar um armazém ou a carga dentro dos caminhões de forma mais eficiente. Com isso, organiza-se as mercadorias de forma compacta, auxiliando em um manuseio mais rápido por meio de empilhadeiras e outros tipos de maquinários de transporte.

Leia também: Plataformas elevatórias: tudo o que você precisa saber

Como os paletes auxiliam nesse processo?

Os paletes são estruturas padronizadas que permitem que diversos tipos de materiais sejam acomodados em sua base, e podem ser feitos de madeira, plástico e até de metal, dependendo da necessidade das empresas tendo como base os materiais fabricados e usados no processo.

a paletização torna o processo de carga e descarga mais simples e otimizado
a paletização torna o processo de carga e descarga mais simples e otimizado

No Brasil, o modelo padrão de palete é o pallet PBR que tem 1 metro por 1,20 metro, e foi introduzido nas indústrias brasileiras por meio da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

Quais são as vantagens de usar a paletização das cargas?

Controle de estoque

Um dos principais pontos positivos é ter um controle maior de estoque da carga, já que por meio dos paletes é possível dividir os espaços disponíveis no estoque em grades. Afinal, por ter o mesmo tamanho, fica mais fácil conseguir visualizar e organizar o estoque em setores e classes diferentes.

Versatilidade e fácil manutenção

Por se tratar de estruturas simples feitas de madeira, na grande maioria dos casos, os paletes são facilmente manuseados e em casos de danos, podem ser reparados de forma simples e barata.

Além disso, podem ser usados para transportar diversos tipos de mercadorias diferentes, em diversos nichos específicos do mercado, como alimentos, materiais de construção, equipamentos etc.

Leia também: Como funciona o contrato de locação de veículo para frota

Adaptação para os espaços da empresa

Caso você não deseje usar os paletes do tamanho padrão na sua empresa, você pode optar por tamanhos diferenciados que atenda as necessidades do seu armazém ou galpão, usando o mesmo conceito mas adaptando com paletes maiores ou menores.

Redução de furtos ou extravios

Como o sistema dentro da empresa estará mais organizado por meio da paletização, ficará mais fácil identificar furtos ou extravios de mercadorias, aumentando a vigilância dentro do setor e reduzindo os incentivos a esse tipo de prática dentro da organização.

Junto, ainda é uma excelente forma de evitar acidentes devido a desorganização dentro do estoque e durante o trajeto com a carga.

Menor tempo de carregamento

Por poder carregar diversas mercadorias ao mesmo tempo, a empresa consegue padronizar as cargas pelo tamanho, planejando seu alocando com antecedência dentro dos caminhões e otimizando o processo, além de facilitar o carregamento e descarregamento das mercadorias.

Quais são as desvantagens de usar a paletização das cargas?

Custo

Para aplicar a paletização é necessário comprar vários paletes, o que pode ser uma grande despesa para algumas empresas, que teriam que arcar com os custos de uma estrutura completa.

Investimento estrutural

Além dos paletes, o sistema ainda requer algumas adaptações dependendo dos armazéns em que serão implementados. Em alguns casos pode até mesmo ser necessário comprar ou alugar maquinários específicos para conseguir manusear os paletes de forma correta.

Leia também: Como operar uma plataforma elevatória?

Resistência ao empilhamento

Dependendo da mercadoria que está sendo empilhada, a estratégia pode não ser indicada por causar danos em materiais mais frágeis, que muitas vezes não resistem ao empilhamento e acabam quebrando, rasgando ou cedendo.

alguns produtos podem acabar sendo danificados com o empilhamento
alguns produtos podem acabar sendo danificados com o empilhamento

Como saber se a paletização é indicada para sua empresa?

Para descobrir se a paletização é indicada para sua empresa e seu setor, leve em conta os prós e contras e as necessidades do seu negócio. Além disso, pense nos benefícios para o transportador e para quem recebe as mercadorias: será que todos os envolvidos podem arcar com os custos de adaptação e treinamento para implementar esse tipo de solução?

A estratégia normalmente é uma solução indicada para empresas que trabalham com vários materiais ao mesmo tempo, ou necessitam de uma fiscalização da mercadoria na entrega, como a fiscalização da vigilância sanitária ou Receita Federal, já que dessa forma não é necessário reacomodar as mercadorias dentro da empresa, bastando apenas retirar os paletes e colocá-los no armazém.

Posso usar a paletização com vans e furgões?

Nesses casos, não indica-se o uso de paletização, já que para isso seria necessário desmembrar as cargas devido aos veículos serem menores, não comportando os paletes.

Para resolver o problema, sua empresa poderia se adaptar e passar a usar VUCs, que são veículos urbanos de carga como pequenos caminhões que podem rodar em áreas urbanas.

Como ter certeza que a carga pode ser paletizada?

Obrigatoriedade legal para o produto

Alguns medicamentos e alimentos devem ser transportados paletizados para maior segurança, e nesses casos, deve-se usar a estratégia durante seu transporte e seu armazenamento de forma obrigatória.

Pedido do destinatário

Alguns clientes podem solicitar a paletização dos produtos específicos que não requer paletização, e nesse caso, é necessário atender ao pedido do cliente. Esse tipo de situação é comum em estabelecimentos como supermercados e grandes lojas de departamento.

normalmente os supermercados são os principais clientes que pedem a mercadoria em paletização
normalmente os supermercados são os principais clientes que pedem a mercadoria em paletização

Quanto custa um palete?

O palete padrão brasileiro custa em média de R$20, enquanto os paletes feitos sob medida podem ter um custo maior. Já os feitos de materiais metálicos chegam a custar R$100 nos padrões do PRB, podendo até duplicar o valor se as medidas forem feitas personalizadas.

Agora que você aprendeu tudo sobre paletização e entendeu quais os benefícios para sua empresa já pode começar a aplicar a estratégia na armazenagem e no transporte de cargas, contribuindo para um processo mais organizado e como menos chances de danos, perdas e extravios, além de contribuir para um trabalho de carga e descarga mais organizado, otimizado e fácil.

Empilhadeiras com preços incríveis você encontra no marketplace da Superbid Leilões. Acesse a página de lote para mais informações.

Para mais conteúdos e dicas sobre paletização, clique aqui e veja mais conteúdos no blog Superbid.

O que é necessário para fazer um leilão virtual?
O que é necessário para fazer um leilão virtual?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *