pallets de contenção

A importância dos pallets de contenção

Trabalha no setor químico ou em qualquer outro tipo de serviço de logística, armazenamento ou transporte de produtos e mercadorias de líquidos — sejam eles inflamáveis, ácidos, corrosivos ou não? Então, compreender sobre a importância dos pallets de contenção é mais que uma boa pedida. É uma ordem!

Se a sua companhia presta serviços para empresas que estão no ramo de líquidos perigosos, como óleos, combustíveis e produtos químicos, você entende a ameaça que um derramamento desses químicos podem representar e quão fundamental a contenção de derramamentos e seu controle são. 

Basta ligar no jornal ou procurar as notícias pela internet: acidentes com químicos dessa natureza podem causar acidentes sérios, custando a vida de várias pessoas. 

Imagine este cenário: um caminhão capota e derruba mais de 500 litros de combustível e óleo próximo a um poste de energia. Isso pode causar um pequeno incêndio, na melhor das hipóteses. 

Este exemplo ajuda a ressaltar o perigo de operar em torno desses líquidos, como também a importância dos pallets de contenção ao mover químicos e outros líquidos perigosos em todo o mundo.

Aliás, o transporte eficaz desses produtos valiosos – mas perigosos – tem sido uma das principais preocupações das indústrias de transporte marítimo e do setor de logística. 

Assim, garantir que essas mercadorias estejam seguras e nas melhores condições durante o trânsito não é apenas essencialmente para a segurança de todos os colaboradores dessa cadeia de suprimentos, como obrigatório para o cumprimento de regulamentos. 

Em meio a uma crescente necessidade de práticas seguras de transporte de produtos farmacêuticos, químicos – e até alimentícios –, causou o aumento na demanda por pallets de contenção resistente. 

Neste post, você vai entender mais sobre a importância dos pallets de contenção e alguns dos seus principais detalhes. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Pallets de contenção: para que servem e quais os principais tipos que o mercado oferece?

Um pallet de contenção é uma ferramenta de sistema de contenção de derramamentos variados. Produzido a base de plástico polietileno (PE) ou plástico polietileno de alta densidade (PEAD), tratam-se de pallets resistentes com capacidade de depósito embutida para conter líquidos derramados. 

pallet de contenção em uso
Compreender a importância dos pallets de contenção é fundamental para atuar em busca de oferecer mais segurança para o meio ambiente 

No seu funcionamento, os recipientes de líquidos ficam em cima de uma grade que forma o topo do pallets. Desta forma, qualquer vazamento, derramamento ou transbordamento de líquido escorre pela grelha e é contido no corpo do pallet. 

Os pallets de contenção podem ser utilizados em diversas indústrias diferentes, não somente no setor químico, de combustíveis e farmacêutico. O modelo encontra utilidade em minas, estações de serviço, hospitais, serviços de comidas e bebidas, fazendas, indústria mecânica, setor de construção, entre outros.

Existem também alguns modelos que são equipados com tampões de drenagem que permitem a fácil recuperação de líquidos derramados.

Eles contam com diversos modelos, cada um com configurações distintas, que se diferenciam a partir da capacidade de tambores que conseguem suportar. Conheça os principais modelos a seguir:

Os tipos de pallets de contenção

O mercado disponibiliza algumas opções de pallets de contenção, que se diferenciam entre si a partir do número de tambores que a unidade pode conter.

pallets de contenção
Os pallets de contenção atuam na linha de defesa contra vazamentos e derramamentos não descobertos e fornecem à sua equipe a confiança necessária para lidar com substâncias perigosas

Conheça a seguir os modelos de pallets de contenção para 1 tambor, 2 tambores e 4 tambores.

Pallet de contenção para 1 tambor

Os pallets de contenção com capacidade para um tambor são confeccionados em plástico de polietileno (PE), o que ajuda a garantir a sua resistência: ele aguenta um tambor com capacidade máxima de até 100 litros

Palete de contenção para 1 tambor
Modelo de pallet de contenção com capacidade para um tambor. Créditos da imagem: Oil Spill Products UK/Reprodução

Podendo ser manipulados por meio de empilhadeiras e carrinhos hidráulicos, o modelo é o mais indicado para conter vazamentos de tambores e bombonas. 

Pallet de contenção para 2 tambores

O pallet de contenção com capacidade para dois tambores é o modelo mais indicado para ser utilizado por quem busca reduzir os custos com transporte e armazenamento de substâncias tóxicas e nocivas por conter espaço para mais de um tambor – dois, para ser específico. 

Paletes de contenção para 2 tambores
Modelo de pallet de contenção com capacidade para dois tambores. Créditos da imagem: Sysbel/Reprodução

Confeccionado em plástico polietileno (PE), ele conta com capacidade de carga estática de até 200 litros

Paletes de contenção para 4 tambores

Por fim, os pallets de contenção com capacidade para quatro tambores são confeccionados em plástico polietileno (PE) e conta com capacidade máxima de 420 litros.

Palete de contenção para 4 tambores
Modelo de pallet de contenção com capacidade para quatro tambores. Créditos da imagem: Yellow Shield/Reprodução

O modelo é um dos favoritos do mercado para quem trabalha com o transporte de muitas cargas em simultâneo, evitando as constantes idas e vindas para administrar os tambores.

Leia também: Dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso

A importância dos pallets de contenção

A contenção de derramamentos é uma medida de segurança fundamental e obrigatória para muitas indústrias e setores. Por isso mesmo, há uma variedade de produtos de contenção de derramamento disponível – muito além de somente pallets, aliás. 

pallet de contenção
Você precisa evitar um derramamento perigoso a todo custo. Mesmo que o incidente ocorra em seu depósito, uma limpeza eficaz pode levar horas, ameaçar a segurança dos trabalhadores e custar muito dinheiro.

Mas os pallets representam a melhor solução para conter derramamentos porque são portáteis e podem ser facilmente movidos pela área de trabalho. Isso é um dos aspectos que representam os motivos pelos quais ele é uma ferramenta que ajuda a proteger as pessoas e o meio ambiente.

No entanto, existem vários outros aspectos que comprovam a importância dos pallets de contenção. Conheça os principais:

Desimpedimento no transporte de tambores com substâncias diversas

Em primeiro lugar, os pallets de contenção comprovam sua importância durante a movimentação e transporte de líquidos densos e tóxicos. Quando todo o líquido é colocado sobre os pallets, seu transporte de um lugar para outro acontece sem complicações e oferece otimização na tarefa. 

Desenvolvido para que também possa ser manuseado por meio de porta-pallets e empilhadeiras, seu uso dará mais confiança para que seus colaboradores consigam manusear elementos tóxicos perigosos com destreza e agilidade.

Comprometimento com segurança para o meio ambiente e sustentabilidade

O polietileno (PE) de média e alta densidade, materiais utilizados para produzir os pallets de contenção, garante a durabilidade e resistência à ferramenta. Por isso, eles conseguem ser utilizados com frequência e por muito tempo sem que haja a necessidade de trocas constantes. 

pallet de contenção em uso
Realisticamente falando, um pallet de contenção pode ser utilizado por até uma década sem apresentar fatores que impeçam seu uso para tarefas cotidianas do setor

Aliás, realisticamente é possível apontar que eles podem ser utilizados por até uma década.

Outro aspecto que também considera o meio ambiente é o fator sustentável. Por conta do polietileno, as unidades podem ser recicladas, tornando a opção ainda mais responsável para com o meio ambiente.

Além disso, quando ocorre um vazamento ou derramamento, os pallets auxiliam a mitigar o risco para os trabalhadores e o ambiente ao redor, evitando que o solo seja contaminado por químicos e produtos tóxicos.

Responsáveis pela segurança do trabalhador 

Para empresas que frequentemente transportam líquidos perigosos, a possibilidade de um derramamento representa um fator constante para o quadro de colaboradores. Se forem utilizados pallets não especializados ou modelos não projetados para contenção de derramamento, esse risco se torna exponencialmente pior. 

importância do pallet de contenção segurança do trabalhador
A utilização de produtos variados de contenção de derramamento ao transportar líquidos pode tornar os procedimentos de contenção perigosos mais simples e fáceis de executar.

Mas ao utilizar os pallets de contenção corretos, você pode evitar que qualquer líquido escape, protegendo assim os funcionários de limpar a bagunça ou entrar em contato com líquidos vazados.

Leia também: Saiba por que utilizar os Pallets EURO

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *