paletes de madeira

Dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso

O que fazer com aquelas unidades de pallets jogadas e sem utilização no seu galpão? Será que é possível reaproveitar pallets de madeira sem uso?

Estruturas amplamente usadas por companhias e indústrias dos diversos setores para facilitar e otimizar a movimentação, o armazenamento de mercadorias e o transporte de matérias-primas utilizadas para uso interno ou externo (comercialização), os pallets têm um lugar importante na cadeira dos serviços logísticos no mundo inteiro.

Contudo, muitos se perguntam com frequência sobre o que podem ser feitas com essas estruturas assim que elas perdem a utilidade. Os gestores e diretores logísticos comumente se queixam ou têm dificuldades de encontrar uma nova utilidade para essas estruturas.

Mas é possível e o que pode ser feito com os pallets de madeira sem uso? Existem algumas vertentes para reutilização, que você verá aqui adiante. Continue a leitura do post e confira dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso!

Onde encontrar pallets de madeira sem uso?

É bastante comum que você desembolse alguns cifrões para adquirir pallets. No entanto, em alguns lugares, é possível ter acesso a diversas unidades de graça. Isso vai acontecer, pois, após gastos, alguns locais específicos podem facilmente se desfazer das unidades.

Dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso: imagem de pallets de madeira empilhados
Existem alternativas viáveis para contornar o desperdício dos pallets. Geralmente, existem algumas frentes distintas que funcionam como catalisadores do reaproveitamento de pallets de madeira sem uso

Além disso, é importante ressaltar que qualquer estabelecimento comercial que recebe ou despacha mercadorias e fardos grandes terá pallets disponíveis no seu arsenal de ferramentas de uso diário. Em alguns estabelecimentos, aliás, é possível até mesmo ter um excesso de unidades de pallets “sobrando”.

Então, se quiser encontrar pallets de madeira sem uso, é possível entrar em contato com alguns empreendimentos e verificar a possibilidade de adquirir as unidades inutilizadas ou prestes a serem descartadas.

Pallets de madeira
É possível fazer a reciclagem dos pallets utilizados reaproveitando a estrutura, por exemplo, para a fabricação de imóveis, contratando serviços de coletas de pallets, comercialização, entre outros.

Pode ser que nem sempre seja possível adquiri-los de graça, mas, de qualquer forma, é possível tomar posse delas por preços bem menores — considerando se tratar de unidades bem gastas e com tempo de vida contado. Alguns dos lugares ideais para começar a procurar pallets incluem:

  • Lojas de departamento;
  • Oficinas de automóveis;
  • Instalações de distribuição;
  • Empresas que recebem grandes remessas;
  • Supermercados.

Esse pode ser o primeiro passo para descobrir como reaproveitar pallets de madeira sem uso. Mas será que toda e qualquer unidade encontrada poderá ser usada novamente? A resposta é não. Veja a seguir como escolher os pallets certos.

Leia também: Dicas de Segurança que Evitam Acidentes de Trabalho Envolvendo Pallets

Como escolher os pallets certos?

É importante deixar claro que, apesar do reaproveitamento de pallets sem uso seja uma ótima iniciativa, nem sempre essas unidades estarão nas condições mais apropriadas para tal. Pense que a maior parte dessas unidades estarão sem uso por um bom motivo.

Para início, então, é fundamental tentar optar por unidades que não demonstrem sinais de uso excessivo: evite pallets que apresentem sinais claros de danos, especialmente aqueles que foram significativamente expostos às intempéries.

Dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso
Por mais cuidados e cautelosa a fabricação dos pallets seja, especialmente as unidades confeccionadas em madeira, trata-se de um processo muito agressivo para a natureza. Por isso que nunca se falou muito sobre o reaproveitamento das unidades de pallets não utilizadas.

Os pallets que mostram indícios evidentes de desgastes são propensos a rachar facilmente, isso vai acontecer à medida que a madeira utilizada na estrutura deles vai se tornando seca e quebradiça. Na maioria dos casos, aliás, esses pallets serão complicados de reformular.

Outro ponto é que, ao selecionar os pallets, tente optar por aqueles que ainda estão em um bom estado, se possível — como aqueles que não apresentam rachaduras ou falhas, não são tão velhos ou menos desgastados (para identificá-los confira se eles têm uma aparência cinza), e que possuem características de madeira puras.

Leia também: Tudo sobre paletização – porque ela é uma ótima opção para sua empresa

Como reaproveitar pallets de madeira sem uso?

É comum que a fabricação de pallets utilize matérias-primas bastante duráveis e resistentes, como o plástico, o metal e, especialmente, a madeira. Isso é praticamente um pré-requisito para a fabricação das unidades, visto que ela deve suportar mercadorias e produtos volumosos e pesados.

Dicas para reaproveitar pallets de madeira sem uso: paletes gma
Pode não parecer, mas é uma péssima ideia deixar pallets se acumularem no espaços do seu empreendimento. Isso porque eles não somente vão ficar bagunçados, além de ocuparem um espaços valioso e causarem acidentes.

Mas embora contem com toda essa resistência e durabilidade, e que sejam de bastante utilidade para o setor logístico de indústrias e empresas variadas, é comum que as estruturas acabem perdendo a utilidade. E quando isso acontece, é um grande problema: os pallets ficam soltos, ocupando espaço e podem até mesmo causar acidentes.

Por isso, os diretores e gestores buscam alternativas para evitar o desperdício das unidades, principalmente porque são confeccionadas com matéria-prima que pode ser reaproveitada.

Felizmente, existem alternativas viáveis para contornar o desperdício dos pallets. Geralmente, existem algumas frentes distintas que funcionam como catalisadores do reaproveitamento de pallets de madeira sem uso, como: a comercialização, construção de móveis, coleta e reciclagem.

Comercialização

Uma das principais formas de reaproveitar pallets de madeira sem uso é por meio da comercialização. Neste modelo de reuso, os donos dos pallets podem aproveitar as lascas da unidade como serragem, por exemplo.

Existem diversas pessoas que vendem pallets antigos para a geração de renda extra. Caso alguns produtos não sejam vendidos, também existem empresas de reciclagem de pallets que podem fazer uso deles.

É comum que indústrias de fertilizantes orgânicos, como adubo, por exemplo, utilizem essas lascas e serragem para fabricar serragem para compostagem, serragem para defumação, entre outros.

Outro grande mercado consumidor para as sobras de lascas e serragem dos pallets é o de construção, que os reutilizam para fazer acabamentos arquitetônicos, pisos e demais composições que geram mais valor a um imóvel.

Fabricação de imóveis

Falando em imóveis, virou moda reaproveitar os pallets de madeira para a construção de móveis em casas, apartamentos ou espaços comerciais.

Existem formas infinitas de reaproveitamento de pallets, como revenda, reciclagem, criação de novos produtos, entre outros.

Móveis feitos a base de pallets se tornaram uma grande tendência. É possível encontrar sofás, camas, mesas, prateleiras, jardins verticais, entre outros, todos feitos de pallets.

Para quem não deseja, no entanto, aproveitar os pallets de forma tão literal, a madeira das estruturas pode ser reaproveitada para a construção de itens como cabeceiras, estantes, cama para pets, armação para camas, gavetas, maçanetas, bancos e mais.

Coleta de pallets

No sistema de coleta de pallets, as unidades prestes a serem descartadas são vendidas para empresas especializadas que, posteriormente, utilizam as peças para outros fins.

Nesse modelo, os pallets em boas condições acabam tendo que passar por uma espécie de manutenção, na qual são pintados e restaurados, para serem reutilizados por outras empresas e indústrias.

Reciclagem

O processo de reciclagem de unidades de pallets pode incluir a reutilização daquelas unidades que ainda estão em boas condições.

A reciclagem também pode significar que pallets velhos ou quebrados possam passar por um processo de desmontagem e reconstrução, para que pareçam novos. 

Leia também: Qual a melhor madeira para ter pallets de qualidade?

Caso você não tenha mais pallets em boas condições e esteja precisando de adquirir novas unidades urgentemente, a Superbid conta com uma seção exclusiva e dedicada a produtos de armazenagem. Nela será possível encontrar produtos com boa qualidade e os melhores preços do mercado; confira:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *