Como operar uma plataforma elevatória?

Como operar uma plataforma elevatória?

As plataformas elevatórias são máquinas que servem tanto para ambientes internos – como uma fábrica –, quanto para ambientes externos – como uma empreiteira ou empresa de energia. Antes de operar esse equipamento, é importante entender suas funcionalidades e como utilizá-lo com segurança.

Neste conteúdo, a Superbid Exchange explica como é a forma certa de operar uma plataforma elevatória, além de mostrar as suas utilizações em diversos ambientes. Continue a leitura para saber mais!

Entendendo a plataforma

Antes de aprender a como operar uma plataforma elevatória, é importante que fique bem claro alguns pontos principais, por exemplo, como é e qual o trabalho que uma plataforma auxiliará em sua obra.

Como operar uma plataforma elevatória: Com o conhecimento adequado sobre o que é uma plataforma elevatória e como usá-la, antes de iniciar a operação é necessário fazer um treinamento de plataforma elevatória.

A plataforma elevatória é um equipamento bem semelhante aos elevadores industriais, que erguem os colaboradores com segurança e precisão para realizar um serviço nas alturas. 

Contudo, esse equipamento possui uma base, onde o operador da plataforma pode estar alocado e uma estrutura elevatória flexível, que é capaz de alcançar diversas alturas. Elas são opções mais ágeis, práticas e seguras em relação às escadas e aos andaimes.

Com o conhecimento adequado sobre o que é uma plataforma elevatória e como usá-la, antes de iniciar a operação, é necessário fazer um treinamento de plataforma elevatória.

Leia também: Plataformas elevatórias: tudo o que você precisa saber

Aprender a operar uma plataforma elevatória requer que você saiba alguns comandos básicos. Para entender melhor, veja a seguir:

  • Botão de emergência – resulta na parada de emergência do equipamento. Você pode pressionar esse botão e a energia do circuito de controle é cortada. Basta puxar o botão de parada de emergência para ativar a operação; 
  • Interruptor de chave – este comando determina se você pode operar a plataforma a partir do nível inferior, do console, da plataforma ou de ambos. Se ficar na posição neutra, você opera o elevador de qualquer painel; 
  • Interruptor de elevação de ponto morto inferior –  este comando permite elevar ou abaixar a plataforma ou mantê-la em posição neutra; 
  • Botões de configuração – algumas máquinas incluem controle que permite escolher entre configuração interna ou externa. 

Além disso, dentro da plataforma também tem alguns comandos que são importantes e vale a pena entender melhor:

  • Seletor modo – controla o movimento/direção. Tem duas configurações e permite que a plataforma abaixe e levante. Lembrando que ele não funciona enquanto a plataforma estiver em movimento;
  • Interruptor de chave – liga ou desliga a máquina;
  • Joystick – depois de mover o seletor de modo para a configuração desejada, você pode usar o joystick para manobrar a plataforma. No modo de condução, você movimenta o joystick para frente e move a plataforma para frente. Puxando para trás, o reverte. Já para o modo de elevação, puxe para trás e assim você eleva a plataforma e empurrando para frente você abaixa; 
  • Botão de parada de emergência – acione ele para interromper a operação;
  • Interruptor de velocidade –  ajusta a velocidade da movimentação da máquina; 
  • Direção – gira as rodas para a direita ou esquerda para ajudar a dirigir a máquina; 
  • Buzina – permite que você avise outras pessoas que estão se movimentando ou ajustando a plataforma. 

Como operar uma plataforma elevatória?

O primeiro ponto é estar atento aos alertas de segurança, pois é fundamental saber quais precauções de segurança devem ser tomadas e estar atento a todos os riscos.

O primeiro ponto é estar atento aos alertas de segurança, pois é fundamental saber quais as precauções de segurança devem ser tomadas e estar atento a todos os riscos.

Ao subir a bordo da plataforma, é importante manter três pontos de contato com as mãos (ambos nos trilhos da escada) e um em pé. Ao entrar na plataforma, segure o portão de bloqueio através de você e fique firme no chão. 

Além disso, é importante lembrar alguns outros ponto que, mesmo que pareçam repetitivos, é sempre bom reforçar:

  • Exceder a velocidade;
  • Transportar objetos maiores que a plataforma;
  • Escolher o modelo certo de plataforma para operar em terreno irregular;
  • Estar atento às condições climáticas;
  • Seguir recomendação do fabricante;
  • Estar atento ao espaço aéreo, incluindo teto, cabos e linhas de energia;
  • Contar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Em seguida, faça uma inspeção de segurança antes de começar a operar a plataforma elevatória. Ou seja, basta fazer uma geral e garantir que todos os componentes do veículo e do elevador estão funcionando de maneira correta. 

Leia também: Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

Certifique-se que todos os comandos funcionam corretamente e teste o botão de parada de emergência. Além disso, não deixe de verificar os pontos abaixo:

  • Rodas e pneus;
  • Fluidos; 
  • Função do painel de controle;
  • Buzinas e alarmes;
  • Luzes e medidores. 

Verifique se há peças soltas e faça uma inspeção minuciosa nos controles de operação também, assim como no joystick.

Antes de ligar a máquina, certifique-se de que está operando em superfície nivelada, longe de detritos, encostas e buracos.

Desative os botões de parada de emergência nos níveis do solo e da plataforma. Em seguida, ative os controles, alternando eles antes da plataforma subir e entrar pelo portão. Tranque o portão atrás de você e coloque os pés firmemente na plataforma. 

Precisa de licença para operar uma plataforma elevatória?

É imprescindível e obrigatório um treinamento específico de Operador de Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA) para operar e ou estar embarcado em plataformas elevatórias.

Aprender como operar uma plataforma elevatória exige treinamento apenas e muita atenção.

Aprender como operar uma plataforma elevatória exige treinamento e muita atenção. Além disso, cabe ao operador sempre respeitar as recomendações do fabricante e entender todas as instruções, além dos riscos potenciais do local de trabalho, juntamente de procedimentos de manutenção. 

Todos os pontos que citamos acima são ensinados no curso certo para operar uma plataforma elevatória. Por conta disso, é extremamente importante passar por essa fase do curso para entender melhor sobre a máquina e tirar o PTA.

Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *