Entenda como funciona o pagamento leilão Superbid

Quem pode ser leiloeiro?

Com tantas oportunidades disponíveis no segmento de leilões, muitas pessoas se perguntam sobre quem pode ser leiloeiro. Quer saber como? Continue a leitura!

Você sabe o que é e o que faz um leiloeiro? Bom, para começar, a profissão vai muito além de falar rápido e mediar ações de um leilão.

O leiloeiro é o profissional responsável por mediar os leilões, claro, mas também de auxiliar e permitir a compra e venda de propriedades e itens de maneira transparente, rápida e segura. 

O que faz um leiloeiro?

Um leiloeiro inicia o seu trabalho em um pregão de produtos e serviços bem antes do que o imaginário popular espera. Antes mesmo de mediar os lances, o profissional já está em ofício tentando garantir qualidade e respeito em todos os processos envolvidos durante um leilão.

Quem pode ser leiloeiro?

Por exemplo, o leiloeiro é o profissional que será responsável por organizar os lotes a serem leiloados, pensar em uma maneira estratégica para organizar os itens e serviços a serem oferecidos e, no caso de uma licitação, trabalhar com toda a documentação e burocracias que envolvem as empresas concorrentes.

Leia também: O papel do leiloeiro em leilões judiciais

Quanto ganha um leiloeiro?

Para quem está cogitando iniciar uma carreira neste segmento, entender o salário de um profissional é primordial para ajudar alguém a optar de vez pelo exercício do ofício ou prosseguir em outra área. 

O salário de um leiloeiro é determinado por uma lei que estabelece que o profissional está autorizado a receber até 5% sobre o valor de um bem vendido durante um determinado leilão

Em outras palavras, isso vai variar de acordo com os arremates de uma sessão de leilão. Por exemplo, se um imóvel for arrematado por R$ 1.000.000,00, a comissão do leiloeiro será de R$ 50.000,00. Agora, imagine vender diversos itens e serviços ao longo de um mês. Isso será o suficiente para encher bem o cofrinho.

Quem pode ser leiloeiro?

Geralmente, a profissão de leiloeiro conta com um amplo respaldo legal que garante condições de trabalho à categoria, com opções de garantia e segurança para todos os envolvidos no processo de um arremate, isso vale para os leiloeiros, empresas gestoras de leilões e até mesmo os compradores de itens, produtos e serviços. 

Não existe uma formação oficial para quem tem desejo de se tornar um membro oficial de ofício do segmento. Qualquer pessoa com mais de 25 anos de idade e que possua o ensino médio completo pode dar início ao sonho de atuar na área que, geralmente, é iniciada por meio de treinamentos e cursos online ou presenciais.

Para organizar a entrada nesta categoria profissional, no entanto, existe uma série de pré-requisitos que devem ser correspondidos, tais como:

  1. Ser um (a) cidadão brasileiro (a);
  2. Ter pelo menos 25 anos de idade; 
  3. Não estar sob a condenação de nenhum crime que torne impossível a execução de ofícios de ordens comerciais;
  4. Não ter falta;
  5. Caso tenha decretado falência sob alguma hipótese ou ter sido condenado por algum crime de ordem familiar, a pessoa deve estar em processo de reabilitação ou plenamente reabilitado;
  6. Não atuar como comerciante em outra empresa ou de maneira geral e fixa;
  7. Não fazer parte de qualquer tipo de sociedade empresarial e/ou comercial;
  8. Ter moradia fixa há, pelo menos, cinco anos no estado que se pretende exercer o ofício;
  9. Não estar matriculado como um profissional do leilão em outro estado brasileiro; 
  10. Ser civil e criminalmente idôneo.

A partir do atendimento de todas as exigências legais supracitadas, o interessado ou interessada deverá se inscrever como leiloeiro na junta comercial do Estado em que se deseja exercer o ofício de leiloeiro. 

Posts Similares

2 Comentários

  1. boa tarde,tem como indicar alguns lugares para este curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *