Adquirir uma van é a solução ideal para quem quer começar a trabalhar com transporte de pessoas para eventos familiares, corporativos e até mesmo para levar crianças à escola. Ela também pode ser usada por famílias com muitos membros, já que comporta uma boa quantidade de pessoa.

A capacidade de transporte desse tipo de veículo é muito importante, já que transitar com uma van com mais pessoas do que ela suporta pode resultar em multas, uma vez que essa conduta é considerada uma infração de trânsito média.

Se você está pensando em adquirir uma van, confira nosso post e saiba todas as vantagens de dirigir esse tipo de veículo!

Quantos lugares tem em uma van?

Apesar dos diversos modelos diferentes de vans no mercado, existe um padrão de número de lugares que seguem dois princípios: sem bagagem e com bagagem.

o número médio de lugares dentro de uma van é de 14
O número de lugares de uma van varia de acordo com a bagagem

Se você for fazer um deslocamento curto e ninguém levará nenhum tipo de bagagem, a média é de 14 lugares, sem contar o motorista.

Já nos casos em que a viagem será mais longa e os passageiros tenham que levar malas, a van conta com apenas 10 lugares. 

Por não contar com porta-malas, os últimos 4 bancos são baixados para que as bagagens sejam colocadas no fundo do veículo.

Quais as consequência em andar com uma van com mais passageiros do que ela comporta?

Andar com um veículo com excesso de passageiros é considerado uma infração de trânsito média. O condutor flagrado pode levar 4 pontos na carteira e uma multa de R$ 130,16, além de ter o veículo retido.

Também é proibido transportar pessoas em pé dentro de uma van, já que assim como no caso dos carros, os passageiros devem estar sentados e usando o cinto de segurança.

Quais as vantagens de adquirir uma van?

1- Oportunidades de trabalho variadas

Sempre que alguém fala em investir em uma van, logo pensamos em prestações de serviços de transporte. No entanto, essa não é a única opção de trabalho que a van proporciona.

Escolar

Transportar alunos, sejam eles do ensino fundamental, médio e até mesmo os que já estão cursando a faculdade, é uma ótima forma de ganhar dinheiro com uma van.

um dos usos profissionais mais famosos de vans é o escolar
Um dos usos profissionais mais famosos das vans é o escolar

Esse pode ser um ótimo negócio, especialmente em cidades grandes, onde o trânsito acaba atrapalhando a rotina dos pais, que não conseguem levar os filhos até a escola por falta de tempo.

Já nos casos de universitários, muitos estudantes acabam cursando o ensino superior fora da cidade em que residem, optando por uma van particular para levá-los até a sede da universidade.

Viagens fretadas

Nesse tipo de viagem, o grupo de passageiros escolhe um ponto de partida, e o motorista fica responsável por sair daquele ponto direto até o destino da viagem, podendo fazer pequenas paradas se a viagem for muito longa.

De modo geral, os passageiros dividem o valor do frete, ou então o motorista estipula um valor por lugar, levando em conta as horas de viagem e o combustível que será usado.

FoodTruck

Apesar de estar há pouco tempo no Brasil, a gastronomia em um ponto móvel é um investimento bastante comum que vem ganhando cada vez mais espaço.

Após adquirir a van, o proprietário faz as modificações necessárias para que seja possível realizar as atividades gastronômicas dentro do veículo.

Escolhendo um bom ponto de estacionamento, é possível ter retorno sobre o investimento rapidamente e ainda continuar lucrando após isso.

Transfer

Transfer é o nome dado aos motoristas que levam o viajante que chega à cidade pelo aeroporto até seu destino, como hotéis de hospedagem, por exemplo. O viajante ainda pode optar por usar o transfer para voltar do hotel ao aeroporto, sem se preocupar com táxi ou outros tipos de transportes no dia da viagem.

Por se tratar de uma locomoção rápida, é possível fazer vários transfers por dia, podendo até mesmo ser uma alternativa ao táxi e atender grandes empresas.

2- Baixo custo de manutenção e consumo

O baixo custo de manutenção de uma van nova ou seminova está atrelada a resistência desse tipo de veículo. Isto é: com uma necessidade menor em fazer troca de óleos, revisão de freios e outras manutenções no geral, o custo acaba sendo menor em comparação com outros tipos de veículo.

de modo geral, a manutenção desse tipo de veículo costumar sem mais baixo em comparação com carros de passeio
De modo geral, a manutenção desse tipo de veículo costuma ser mais baixa em comparação com carros de passeio

Em questões de consumo, tenha em mente que uma van consegue rodar entre 10 a 12 quilômetros por litro de combustível, o equivalente ao consumo de um carro econômico de motor 1.0 a gasolina.

Além disso, apesar de terem funcionamento semelhante ao de veículos econômicos,  as vans são mais potentes. Elas também são movidas a diesel, que tem um preço médio 20% mais barato do que a gasolina.

3- Baixo índice de roubos

Outra aspecto vantajoso das vans, é que elas não costumam ser alvo de roubos.

devido ao seu tamanho robusto, que acaba atrapalhando roubos rápidos e fugas, a van não costuma ser alvo de ladrões com muita frequência
Devido ao seu tamanho robusto, que acaba atrapalhando roubos rápidos e fugas, a van não costuma ser alvo de ladrões com muita frequência

Um dos motivos principais é que o mercado para as peças roubadas é menor. Além disso, o veículo é muito grande, dificultando roubos rápidos e fugas.

Dessa forma, as chances de ter uma van roubada é muito baixa, diminuindo o risco dos passageiros serem assaltados, em comparação a um carro de passeio comum.

4- IPVA semelhante a carros comuns

Como o IPVA é cobrado com base no valor venal dos veículos e seu local de emplacamento, o valor pode variar bastante de estado para estado. Dependendo do estado de emplacamento da van, é possível conseguir um IPVA acessível com preços similares a de um veículo comum.

O seguro também pode ficar mais em conta, já que com uma possibilidade menor de ocorrer sinistros, o valor não sobe tanto, em comparação com outros tipos de veículos. 

Em cidades maiores, no entanto, esse valor pode ser mais alto, mas a vantagem é que, quanto mais habitantes a cidade tiver, mais potenciais clientes você terá, o que acaba cobrindo os custos anual do seguro.

Tenha em mente, porém, que o valor do seguro mesmo em grandes cidades não se difere muito do valor de veículos de passeio.

Agora que você já sabe todas essas informações sobre vans e suas vantagens, ficou mais fácil decidir por adquirir uma! Aproveite nossas ofertas de vans do Superbid para investir na sua!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui