Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Assim como nos carros, existe também a categoria das motos, que faz com que elas se diferenciem no mercado. Elas vão desde urbanas, que são usadas no dia a dia, até as mais esportivas ou motos usadas em estrada de terra.

De fato, cada moto oferece um perfil que facilita na hora de escolher o seu novo veículo.

Se você gostar de motos mais altas, os modelos Big Trail são perfeitos para você, mas, caso você seja mais apegado a uma moto para pegar a estrada, a linha esportiva é o caminho certo.

Acompanhe o conteúdo que o Superbid trouxe para saber mais sobre o mundo das duas rodas!

Street

A primeira categoria das motos é a Street. Sua linha é feita de motos que servem para serem utilizadas na cidade e, normalmente, contam com motores de 100 a 250 cilindradas e com a velocidade máxima de 100 a 160 km/h.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Além disso, elas possuem alguns pontos importantes que ajudam a descobrir que ela é uma Street, como lugar para o garupa, posição de pilotagem sentada e alguns outros acessórios que facilitam a pilotagem nos trânsitos das grandes cidades.

Os modelos mais conhecidos das motos street são a Honda Fan, Titan e Biz e da Yamaha temos a Factor 150 ED.

Cub

As motos dessa categoria podem ser consideradas como motocicletas intermediárias, pois ficam entre a Street e as Scooters. Com o câmbio semiautomático, elas dispensam o manete de embreagem, porém, precisam que o piloto faça a troca de marcha.

Scooters

Considerado como um modelo mais básico da categoria das motos, as Scooters são bem mais simples e não possuem tanta potência. Ou seja, ela é considerada como o veículo perfeito para quem quer andar dentro com tranquilidade.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Elas possuem apoio para os pés, com a posição de pilotagem completamente sentada e um espaço para ser colocado o capacete embaixo do assento.

A característica maior dessas motos é justamente o fato de não possuírem embreagem e serem automáticas. Os modelos mais conhecidos das scooters são a Honda Elite e Pcx; também temos a Neo e a Nmax, da Yamaha.

Custom

Os modelos de moto Custom possuem um design que prioriza muito mais o conforto do que a velocidade, ou seja, o veículo perfeito para quem adora pegar estrada.

Para que uma posição confortável na hora da pilotagem seja garantida, elas possuem um banco mais baixo, um tanque grande e paralelo ao chão, pedaleiras maiores, entre outros pontos que asseguram maior conforto.

As motos custom costumam ter maiores cilindradas, variando de 500 até 1200. A maioria das peças que compõem a moto são cromadas, no estilo antigo, alforge em couro e um design inspirado nas motos americanas dos anos 50 e 60.

Chopper

A categoria das motos Chopper, a princípio, é bastante confundida com as Custom, porém, elas possuem os garfos mais longos, cromadas e em alguns modelos, não possuem o freio dianteiro.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

O tanque desse modelo é baixo na parte de trás e alto na frente, formando uma linha com o eixo da roda traseira. Normalmente, as modificações feitas em motos Chopper são feitas pelo próprio dono que busca se diferenciar no mundo das duas rodas.

Naked

Essa categoria é considerada como uma das melhores motos para o uso diário urbano e em viagens pelas rodovias. Elas têm esse nome pois possuem carenagem, o que as tornam mais leves e práticas no dia a dia.

Contam também com uma posição de pilotagem mais ereta, com o guidão mais alto que as motos esportivas, o que garante o conforto na pilotagem.

Os modelos mais conhecidos do mercado na categoria de motos Naked são as da Honda CB 500F e CB 650F. Da marca Yamaha, temos a linha MT 03, MT 07 e MT09 e da Kawasaki, existe a Z900.

Big Trail

A categoria das motos Big Trail são veículos feitos para viajar tanto no asfalto, quanto em estradas de terra e terrenos acidentados. Portanto, pode se dizer que elas também possuem laços com os modelos off-road.

Elas são projetadas para oferecer conforto, segurança e velocidades satisfatórias, em médios e longos trechos. Possuem uma suspensão mais robusta, com a posição de pilotagem confortável e motor mais forte.

Entre os modelos Big Traill que existem no mercado, temos a Triumph Tiger 1200, Triumph Tiger 900, BMW R 1250 GS, BMW F 850 GS, Honda Africa Twin, Honda NC 750X e Suzuki V-Strom 650.

Off-Road

Essas são motos produzidas exclusivamente para a prática esportiva. As motos da categoria off-road são bastante robustas para suportarem terrenos acidentados.

Portanto, nessa categoria, as suspensões são mais altas, rodas maiores e os pneus específicos para cada esporte – motocross, enduro, cross-country e etc.

Esportivas

Essa categoria das motos é considerada como um desejo de grande parte dos motociclistas. As motos esportivas contam com design moderno, alto desempenho e velocidades que podem ir além dos 150 km/h.

Uma das principais características das motos esportivas é a presença da carenagem por toda a moto, melhorando a sua composição em relação a aerodinâmica.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Por conta das suas pedaleiras, feitas para pilotagens mais agressivas, o piloto precisa se inclinar para frente sobre o tanque de gasolina, reduzindo a resistência ao vento.

Elas contavam com motores apenas acima de 600 cilindradas, mas recentemente, as montadoras passaram a fazer modelos de 250 ou 300 cilindradas.

Dentre os modelos mais conhecido do mercado entre as motos esportivas, destacam-se: BMW S 1000 RR, Honda CBR 650F, Honda CBR 500R, Honda CBR 1000RR e Suzuki GSX-S 1000F.

Touring

Ideais para quem quer viajar com conforto e tranquilidade, as motocicletas touring possuem altas cilindradas e capacidade para acomodação de bagagens.

O banco desse modelo de moto é único, porém, dividido em dois níveis. De fato, isso dá mais acomodação ao piloto e são bastante modernas em relação às outras motos.

Agora ficou mais fácil escolher qual moto deseja, conhecendo todas as categorias das motos, certo? Assim, fica mais fácil de encontrar a que mais chama a sua atenção e combina com o estilo que você procura.

Para saber mais sobre o mundo das duas rodas, clique aqui e acesse outros conteúdos em nosso blog!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *