Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Assim como nos carros, existe também a categoria das motos, que faz com que elas se diferenciem no mercado. Elas vão desde urbanas, que são usadas no dia a dia, até as mais esportivas ou motos usadas em estrada de terra.

De fato, cada moto oferece um perfil que facilita na hora de escolher o seu novo veículo.

Se você gostar de motos mais altas, os modelos Big Trail são perfeitos para você, mas, caso você seja mais apegado a uma moto para pegar a estrada, a linha esportiva é o caminho certo.

Acompanhe o conteúdo que o Superbid trouxe para saber mais sobre o mundo das duas rodas!

Street

A primeira categoria das motos é a Street. Sua linha é feita de motos que servem para serem utilizadas na cidade e, normalmente, contam com motores de 100 a 250 cilindradas e com a velocidade máxima de 100 a 160 km/h.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Além disso, elas possuem alguns pontos importantes que ajudam a descobrir que ela é uma Street, como lugar para o garupa, posição de pilotagem sentada e alguns outros acessórios que facilitam a pilotagem nos trânsitos das grandes cidades.

Os modelos mais conhecidos das motos street são a Honda Fan, Titan e Biz e da Yamaha temos a Factor 150 ED.

Cub

As motos dessa categoria podem ser consideradas como motocicletas intermediárias, pois ficam entre a Street e as Scooters. Com o câmbio semiautomático, elas dispensam o manete de embreagem, porém, precisam que o piloto faça a troca de marcha.

Scooters

Considerado como um modelo mais básico da categoria das motos, as Scooters são bem mais simples e não possuem tanta potência. Ou seja, ela é considerada como o veículo perfeito para quem quer andar dentro com tranquilidade.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Elas possuem apoio para os pés, com a posição de pilotagem completamente sentada e um espaço para ser colocado o capacete embaixo do assento.

A característica maior dessas motos é justamente o fato de não possuírem embreagem e serem automáticas. Os modelos mais conhecidos das scooters são a Honda Elite e Pcx; também temos a Neo e a Nmax, da Yamaha.

Custom

Os modelos de moto Custom possuem um design que prioriza muito mais o conforto do que a velocidade, ou seja, o veículo perfeito para quem adora pegar estrada.

Para que uma posição confortável na hora da pilotagem seja garantida, elas possuem um banco mais baixo, um tanque grande e paralelo ao chão, pedaleiras maiores, entre outros pontos que asseguram maior conforto.

As motos custom costumam ter maiores cilindradas, variando de 500 até 1200. A maioria das peças que compõem a moto são cromadas, no estilo antigo, alforge em couro e um design inspirado nas motos americanas dos anos 50 e 60.

Chopper

A categoria das motos Chopper, a princípio, é bastante confundida com as Custom, porém, elas possuem os garfos mais longos, cromadas e em alguns modelos, não possuem o freio dianteiro.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

O tanque desse modelo é baixo na parte de trás e alto na frente, formando uma linha com o eixo da roda traseira. Normalmente, as modificações feitas em motos Chopper são feitas pelo próprio dono que busca se diferenciar no mundo das duas rodas.

Naked

Essa categoria é considerada como uma das melhores motos para o uso diário urbano e em viagens pelas rodovias. Elas têm esse nome pois possuem carenagem, o que as tornam mais leves e práticas no dia a dia.

Contam também com uma posição de pilotagem mais ereta, com o guidão mais alto que as motos esportivas, o que garante o conforto na pilotagem.

Os modelos mais conhecidos do mercado na categoria de motos Naked são as da Honda CB 500F e CB 650F. Da marca Yamaha, temos a linha MT 03, MT 07 e MT09 e da Kawasaki, existe a Z900.

Big Trail

A categoria das motos Big Trail são veículos feitos para viajar tanto no asfalto, quanto em estradas de terra e terrenos acidentados. Portanto, pode se dizer que elas também possuem laços com os modelos off-road.

Elas são projetadas para oferecer conforto, segurança e velocidades satisfatórias, em médios e longos trechos. Possuem uma suspensão mais robusta, com a posição de pilotagem confortável e motor mais forte.

Entre os modelos Big Traill que existem no mercado, temos a Triumph Tiger 1200, Triumph Tiger 900, BMW R 1250 GS, BMW F 850 GS, Honda Africa Twin, Honda NC 750X e Suzuki V-Strom 650.

Off-Road

Essas são motos produzidas exclusivamente para a prática esportiva. As motos da categoria off-road são bastante robustas para suportarem terrenos acidentados.

Portanto, nessa categoria, as suspensões são mais altas, rodas maiores e os pneus específicos para cada esporte – motocross, enduro, cross-country e etc.

Esportivas

Essa categoria das motos é considerada como um desejo de grande parte dos motociclistas. As motos esportivas contam com design moderno, alto desempenho e velocidades que podem ir além dos 150 km/h.

Uma das principais características das motos esportivas é a presença da carenagem por toda a moto, melhorando a sua composição em relação a aerodinâmica.

Categoria das motos: veja mais sobre o mundo das duas rodas!

Por conta das suas pedaleiras, feitas para pilotagens mais agressivas, o piloto precisa se inclinar para frente sobre o tanque de gasolina, reduzindo a resistência ao vento.

Elas contavam com motores apenas acima de 600 cilindradas, mas recentemente, as montadoras passaram a fazer modelos de 250 ou 300 cilindradas.

Dentre os modelos mais conhecido do mercado entre as motos esportivas, destacam-se: BMW S 1000 RR, Honda CBR 650F, Honda CBR 500R, Honda CBR 1000RR e Suzuki GSX-S 1000F.

Touring

Ideais para quem quer viajar com conforto e tranquilidade, as motocicletas touring possuem altas cilindradas e capacidade para acomodação de bagagens.

O banco desse modelo de moto é único, porém, dividido em dois níveis. De fato, isso dá mais acomodação ao piloto e são bastante modernas em relação às outras motos.

Pensando em comprar uma moto? No Superbid Marketplace, você encontra e com um ótimo preço. Confira os modelos disponíveis em nosso site.

Agora ficou mais fácil escolher qual moto deseja, conhecendo todas as categorias das motos, certo? Assim, fica mais fácil de encontrar a que mais chama a sua atenção e combina com o estilo que você procura.

Para saber mais sobre o mundo das duas rodas, clique aqui e acesse outros conteúdos em nosso blog!

Exame de moto: o que pode reprovar na prova?
Exame de moto: o que pode reprovar na prova?
O que significa sinistro recuperado no documento?
O que significa sinistro recuperado no documento?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.