Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a transformação digital nas indústrias. Entender como ela funciona pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é.

Além de ser um fenômeno imprescindível para o mercado, fazer uma análise e entendê-lo é uma ótima maneira de trazer organizações para mais perto de processos inovadores e explorar novos meios de obter uma vantagem competitiva.

Mas como funciona isso dentro da indústria? O Superbid preparou um conteúdo completo sobre o assunto, para que você entenda tudo sobre a transformação digital no segmento.

O que é a transformação digital nas indústrias?

A transformação digital nas indústrias é um processo em que as organizações fazem uso constante da tecnologia. Ou seja, elas têm como objetivo otimizar os processos, aperfeiçoando o desempenho das atividades e obtendo os melhores resultados no mercado.

Dessa forma, a transformação digital é marcada pela relação entre as tecnologias e diversas ferramentas que podem ser usadas nos processos das empresas.

Bons exemplos dessa prática é o uso de um sistema integrado que conta com o seu armazenamento em nuvem e a aplicação da inteligência artificial para atendimento ao cliente.

Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

A transformação não depende apenas da automação – ela está diretamente associada em gerar ações estratégicas e melhorar os processos dentro de uma organização.

Contudo, é essencial entender cada detalhe do processo produtivo para otimizar as tarefas de acordo com a sua necessidade. Dessa forma, a evolução tecnológica requer conhecimento, dedicação e participação coletiva.

Relação entre transformação digital e indústria 4.0

O termo “Indústria 4.0” é a maneira de explicar a modernização dos métodos industriais, em busca de aperfeiçoamento dos modelos de evolução contínua, além de adaptação aos princípios de modernidade. Ou seja, a Indústria 4.0 está diretamente ligada a transformação digital.

Esse novo modelo é uma evolução dos processos tradicionais e das metodologias, desenvolvido ao longo das três revoluções industriais anteriores, visando sempre a inovação.

O objetivo é tornar o uso das ferramentas ainda mais intenso e flexível. O foco em mobilidade, conectividade, automação e inteligência são predominantes para que a estrutura da Indústria 4.0 seja aplicada.

A transformação digital, por sua vez, é um fenômeno amplo que representa as atividades em empresas de qualquer nicho. É percebida por meio da integração de sistemas físicos, digitais e biológicos, além das pessoas e máquinas dividindo o mesmo espaço, trabalhando de maneira segura.

Ou seja, através da transformação digital, a Indústria 4.0 otimizou todo o mercado, melhorando a eficiência das empresas e os índices de qualidade.

Por consequência, essa modernização gerou impactos em diversas áreas, como logística, vendas, gestão financeira, processos de produção e outras.

Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

Além disso, o surgimento de novos recursos que otimizam os processos nas organizações proporcionou a coleta eficiente de dados. Ou seja, com essas informações em mãos, os gestores conseguem ter mais assertividade na tomada de decisão.

Qual foi o impacto da transformação digital no setor industrial?

Com a pandemia da Covid-19, empresas tiveram que se adaptar a transformação digital de maneira muito mais acelerada como um novo modelo para conseguir sobreviver. Ou seja, rapidamente, os negócios e a indústria tiveram que se reinventar em uma crise que ainda era sem precedentes.

O aumento agressivo no uso de ferramentas e plataformas de colaboração, especialmente impulsionados pelo trabalho remoto, apresentou um novo modelo de trabalho, onde os projetos poderiam ser tocados tranquilamente fora da empresa.

Essa transformação, inclusive cultural, proporcionou grandes mudanças na indústria manufatureira e de tecnologia. As empresas que estão adotando a colaboração, bem como os outros benefícios da nuvem, tem a expectativa de um grande retorno sobre o investimento.

Esse retorno inclui principalmente o acesso rápido a softwares críticos para os negócios, indo muito além do Zoom e Teams para reuniões.

O aumento no acesso remoto a dados, aplicações e sistemas ERP, oferece não apenas a continuidade nos negócios e redução nos riscos, mas também proporciona mais capacidade e agilidade de respostas.

Situação atual na indústria no mercado nacional

Os custos em relação a tecnologia são um dos maiores desafios que os negócios enfrentam. Hoje em dia, apenas as grandes empresas conseguem investir cegamente nessas ferramentas, porém, a tendência é que esses recursos sejam cada vez mais utilizados. 

Isso porque eles são pontos fundamentais para a otimização das tarefas nas organizações.

Tudo sobre a Transformação Digital nas Indústrias

Portanto, diversos setores tiveram na transformação digital um meio de sair da crise, já que ela garante mais agilidade nos processos e impulsiona a busca por melhorias nas formas de gerir os setores.

Pensando nisso, algumas tendências importantes surgiram para a transformação digital nas indústrias. Nos próximos anos, investir em algum desses recursos pode ser uma ótima forma de fazer a empresa crescer:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Segurança;
  • Data Analytics;
  • Robotização;
  • Blockchain;
  • Cloud Computing.

Contudo, é importante saber que para iniciar um projeto de transformação digital nas indústrias e obter sucesso nelas, é preciso de um especialista para estudar as possibilidades que sua empresa oferece em questão de crescimento.

Estabelecer uma nova cultura na organização e capacitar os profissionais fazem parte desse processo.

A indústria 4.0, junto com a transformação digital, pode ser uma ótima escolha para a sua organização em questão de crescimento através da tecnologia.

Abaixo, separamos mais alguns conteúdos relacionados a otimização de processos que podem abrir os seus olhos em relação a isso, buscando uma nova cultura dentro da organização. Confira:

O que significa sinistro recuperado no documento?
O que significa sinistro recuperado no documento?
Até quando posso andar com o IPVA vencido?
Até quando posso andar com o IPVA vencido?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.