O aterro sanitário é uma obra desenhada única e exclusivamente com o intuito de fazer o tratamento e a decomposição final de resíduos da maneira mais “saudável” possível.

Isto é, de forma mais correta em termos ambientais. Desta forma, eles são menos nocivos ao meio ambiente do que os lixões, por exemplo. 

Isto porque eles são projetados e pensados para evitar a contaminação do solo, do ar e da água. Os subprodutos do lixo, como os gases tóxicos e o chorume, acabam retidos no espaço e são totalmente impedidos de entrar em contato com a natureza. Isso é extremamente importante para a sobrevivência dos seres humanos e para manter o equilíbrio do meio ambiente.

lixo acumulado no rio de janeiro
Devido à greve dos garis o lixo acumula por toda cidade. Os lixos geralmente são direcionados aos lixões ou aos aterros, dependendo da forma como será feita a coleta.

No entanto, a sua construção ocorre fora dos centros urbanos, para, mesmo assim, evitar o contato com casas, escritórios e outros espaços com grande circulação de pessoas.

Confira alguns benefícios dos aterros sanitários para a saúde e para o meio ambiente.

Benefícios dos aterros sanitários para a saúde

No aterro sanitário, há uma conversão dos gases em fontes de energia renováveis. O gás do lixo desperdiçado é convertido em fonte de energia renovável representando uma alternativa aos combustíveis convencionais, sendo muito eficiente para motores a gás.

imagem da usina de produção de biogás em fortaleza
Em 2018, a cidade de Fortaleza inaugurou a maior usina de produção de biogás com lixo de aterro. A energia gerada por meio da queima do gás dos aterros sanitários não é tarifada. Inclusive, pode ser utilizada e distribuída por meio de concessionárias.

A saúde pública é totalmente beneficiada com os aterros sanitários, considerando que evita o contato humano direto com o lixo. Ele também impede assim a infecção desses mesmos humanos com animais que possam trazer doenças infecciosas, já que ficam tornam a cidade mais limpa.

E com o lixo e resíduos soterrados e protegidos, além de seguindo todos os protocolos de segurança e de estrutura, os lençóis freáticos e a terra ficam protegidos, assim como toda o meio ambiente.

A importância dos aterros sanitários 

Os aterros sanitários têm seu grau de importância para a sociedade e para a saúde pública uma vez que ajudam a solucionar parte dos problemas que são causados por conta do excesso de lixo que é gerado nas cidades e nos grandes centros urbanos, especialmente considerando os novos e altos índices referentes ao consumismo. 

Além disso, os aterros contribuem com a forma correta ambientalmente falando para tratar os resíduos e darem o espaço ideal para a sua decomposição correta. Sendo assim, os aterros sanitários precisam permanecer intactos. Para que isso continue uma realidade, é importante observar alguns pontos. 

Para aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários, é ideal minimizar os resíduos produzidos, seja por meio da sensibilização de mudanças de hábitos de consumo, ou por meio de campanhas de conscientização de reciclagem, ou de reuso. 

imagem de um aterro sanitário em curitiba com dois caminhões despejando materiais sob as mantas colocadas em diagonal
Nos aterros, existe um sistema de drenagem de gases. Isto é, um sistema composto por uma rede que ajuda a evitar que todos os gases gerados pela decomposição dos materiais dos resíduos atinjam a camada da atmosfera diretamente.

Também há formas de valorização de materiais que podem ser reaproveitados nas indústrias por meio da reciclagem, ou na agricultura orgânica por meio da compostagem, ou outras formas de tratamento. 

Todas essas medidas ajudam a minimizar a retirada de matéria-prima e de energia que é gasta ao fabricar um produto e ao desgastá-lo, usá-lo e descartá-lo por aí. A destinação correta dos rejeitos, dos resíduos sólidos urbanos, também deve ser feita para que os aterros sanitários continuem resistindo. 

Para mais postagens informativas como esta, leia o blog da Superbid.

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui