Pallets de madeira

Qual a medida padrão dos pallets no Brasil?

A medida padrão dos pallets no Brasil é algo que deve ser do conhecimento básico de quem trabalha diretamente ou não com o uso e venda desse produtos no país. Então, responda a pergunta: você sabe qual é a medida padrão dos pallets?

Material que surgiu da necessidade de normalizar e/ou padronizar os espaços nos galpões, o palete e o seu uso foram desenvolvidos para obter um melhor aproveitamento dos espaços das empresas que atuam com armazenagem, transporte ou mercadorias de ampla escala.

Por conta dessa necessidade de gerenciar o produto, entidades tiveram que determinar medidas para o seu tamanho. Estipulado a partir de critérios estudados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que são de âmbito brasileiro, é primordial para todos os empresários do setor que entendam as principais características e particularidades deste produto.

Neste post, vamos explicar com mais detalhes o que caracteriza esse os pallets padrões de acordo com as diretrizes nacionais, e por que compreender suas particularidades representa um passo tão importante no momento do planejamento das mais variadas cadeias logísticas.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

O que é um pallet?

Os pallets são uma plataforma ou estrado, geralmente feito de um material robustos, cuja principal utilização é a de transportar ou empilhar outros materiais por meio de empilhadeiras. É muito comum que os pallets sejam confeccionados por meio de materiais como metal, plástico e madeira, e é justamente a forma com que ele é feito que seu preço será determinado.

Pallet
Comprar pallets usados pode ser uma bela oportunidade para baratear o custo de aquisição do utensílio.

O palete também é fabricado com medidas pré-determinadas, um decisivo na sua confecção, pois ele vai ajudar no carregamento pelas máquinas existentes e utilizadas no mercado. Além disso, as medidas pré-determinadas serão úteis na hora de otimizar os espaços por onde as mercadorias vão transitar.

O palete é fabricado com medidas pré-determinadas, para poder ser carregado pelas máquinas existentes no mercado e otimizar os espaços por onde as mercadorias transitam. A paletização é um sistema consolidado no meio logístico e muito utilizado por empresas de varejo, armazenagem e transporte de cargas.

Outro ponto importante a ser compreendido envolve a paletização, um sistema consolidado no meio logístico e bastante utilizado por empresas de armazenagem, varejo e transporte de cargas e/ou mercadorias.

Leia também: Tudo sobre paletização e o porquê dela ser uma ótima opção para sua empresa

Qual a medida padrão dos pallets no Brasil?

Ativo imprescindível para qualquer tipo de companhia que atua no segmento de transportes ou de armazenamento de mercadorias, os pallets contam com uma medida padrão no Brasil.

logo do iso, de padronização de itens
A Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grémios de padronização/normalização de 162 países.

E quem determinou isso foi a Organização Internacional de Padronização (ISO), que ainda se esforça para estipular um tamanho padrão internacional para todos os tipos de paletes. Contudo, esse cenário, embora ideal, ainda está longe de ser alcançável.

Tamanhos de paletts utilizados nas empresas brasileiras

Ao todo, as empresas brasileiras utilizam principalmente quatro tamanhos de paletes diferentes para transporte interno, armazenamento de mercadorias e outras tarefas. Veja os principais tamanhos de pallets usados no país:

  • 800 x 1000mm;
  • 1000 x 1200mm;
  • 1050 x 1250mm;
  • 1140 x 1140mm.

Leia também: Melhores carros seminovos para comprar em 2023

Certificação do palete brasileiro (PBR)

Desenvolvido no ano de 1990 pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que, por sua vez, faz parte do Comitê Permanente de Paletização, com a assistência do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo, que surgiu a Certificação PBR, que reconhece e configura o modelo ideal de um palete brasileiro.

pallets
Provando sua seriedade, em 2005, cerca de 40% de todos os pallets utilizados no país foram verificados com certificados PBR.

Juntas, essas entidades desenvolveram um palete de tamanho ideal e padrão para o armazenamento e transportes de mercadorias em solo nacional.

Seguindo os critérios estipulado pelo grupo, passaram a existir dois tamanhos padrões para paletes no país, que são o PBR1 e o PBR2. Veja as dimensões deles:

  • PBR1 – 1000 x 1200 mm;
  • PBR2 – 1050 x 1250 mm.

Também de acordo com os critérios de construção para esses suportes estabelecidos pela norma vigente, são adotadas as principais medidas: de 1.200×1.000 mm.

Já o peso máximo permitido para o pallet PBR é de 42 kg e sua capacidade de carga está entre 2.500 e 3.000 kg para cargas estáticas. Quanto às cargas dinâmicas, a capacidade de carga vai para 1.500 e 2.000 kg.

Além disso, também é importante considerar que as capacidades do pallet PBR podem variar conforme o tipo de madeira e o peso do palete.

Demais informações sobre a certificação PBR

Como regra, os paletts certificados pela PBR contam com um número determinado de peças (sejam elas divididas entre placas inferiores, superiores e intermediárias) com medidas padrão fixas e com um estampagem de folha (também conhecido como hot stamp), apresentando informações como o nome do fabricante, o mês e o ano de fabricação, além de um selo PBR.

homem sobre pallets

E é por meio dessa adesivagem com as informações detalhadas que é possível observar a durabilidade dos paletes com certificação pela PBR. Por conta dessa classificação, já foi estipulado que alguns pallets conseguem ser usados por até 15 anos. Provando sua seriedade, em 2005, cerca de 40% de todos os pallets utilizados no país foram verificados com certificados PBR.

Em outras palavras, isso também significa que ser certificado pela PBR representa que um pallet conta com o design compatível com os requisitos de suas peças, dimensões e materiais. Isto também vai ajudar a garantir a vida útil mais longa dos pallets, além de confiabilidade e consciência ecológica.

Vantagens de utilizar o pallet PBR

A padronização que, para muitos, é uma normatização, do palete PBR surgiu a partir da necessidade de tentar otimizar o utilização destes elementos e, desta forma, obter um melhor aproveitamento do espaço dos depósitos e afins.

logo da abras
O PBR foi desenvolvido e 1988 fpela ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados) o GPD (Grupo Palete de Distribuição), um grupo de profissionais dedicados ao estudo, desenvolvimento, avaliação e testes para criação de um pallet padrão

Uma série de vantagens provenientes do uso do pallet PBR também existem e ajudam a explicar os motivos por trás da sua adesão. Conheça suas principais vantagens:

  • O PBR pode ser manipulado sem restrições por qualquer empilhadeira ou meio de transporte nacional;
  • O PBR é um tipo de palete que pode ser usado em todo e qualquer sistema de armazenagem, especialmente em armazéns automáticos;
  • As dimensões de 1.200×1.000 mm do PBR são múltiplas das caixas de plástico padrão, assim, facilitando o agrupamento de mercadorias e produtos;
  • As caixas de plástico e papelão mais utilizadas no Brasil contam com dimensões submúltiplas de 1.200 e 1.000 mm;
  • A normatização PBR também permite a padronização dos espaços nos caminhões e contêineres marítimos (geralmente, as plataformas dos caminhões de tipo baú admitem o máximo de 24 ou 26 pallets com dimensões de 1.000×1.200 mm).

Os outros tamanhos de paletts usados no Brasil

Já dissemos anteriormente que o tamanho de pallet mais usado no Brasil é o de 1000 x 1200mm – dimensões de também vale para o restante do mundo. 

Mas o que vai determinar as principais diferenças entre os paletts utilizados no país são os materiais usados na confecção, o número de placas presentes na parte superior, inferior, e intermediária, assim como as condições de manutenção do utensílio.

onde comprar pallets barato
Os pallets são uma plataforma ou estrado, geralmente feito de um material robustos, cuja principal utilização é a de transportar ou empilhar outros materiais por meio de empilhadeiras.

Contudo, esses paletts não contam com o certificado PBR, nem são compatíveis com alguns dos pré-requisitos do padrão PBR. Apesar disso, as empresas brasileiras ainda o utilizam. 

Nosso país também utiliza os pallets de tamanho original estipulados na Europa (que recebem a nomenclatura EURO), cuja medida é de 800 x 1200 mm, mas, estes, curiosamente, não são compatíveis com alguns dos principais requisitos de paletes EURO.

Medida padrão dos pallets CP2 e CP3

Já os pallets no padrão CP2 e CP3 também são usados no Brasil. Essa série (CP), que conta com variações de modelos CP1 a CP9, foi desenvolvida para ser utilizada especificamente pela indústria química européia. Seu tamanho varia entre 800 x 1200 mm (tamanho do palete CP2) e 1140 x 1140 mm (tamanho do palete CP3).

Os seis tamanhos de paletes sancionados pela ISO, sanciona os paletes, cujo mais detalhadas podem ser encontrados na norma ISO 6780, aceitos e usados ​​pelas empresas brasileiras são os seguintes:

  • 1016 x 1219mm, utilizado principalmente na América do Norte;
  • 1000 x 1200mm, utilizado principalmente na Europa, Ásia e similares aos usados ​​na América do Norte;
  • 1165 x 1165mm, utilizado principalmente na Austrália e raramente encontrado em outros lugares;
  • 1067 x 1067mm, utilizado principalmente na América do Norte, Europa e Ásia;
  • 1100 x 1100mm, utilizado principalmente na Ásia;
  • 800 x 1200mm, utilizado principalmente na Europa.

Contudo, a ausência de um modelo no padrão internacional para os paletes é capaz por causar despesas contínuas no comércio internacional.

O problema é que um único padrão seria difícil de ser desenvolvido graças à grande variedade de necessidades que um palete padrão teria que satisfazer, como montagem em contêineres padrão, custos de mão-de-obra e passagem de portas.

Por isso, todos os tamanhos de paletes são aceitos, embora alguns tenham mais utilizações que outros.

Agora que você conheceu a medida padrão dos pallets do Brasil, é importante saber onde encontrar os melhores pallets do mercado. Acesse o Superbid para conhecer produtos de armazenagem com os melhores preços:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *