incêndio

Dicas de prevenção de incêndio em armazéns com pallets

Um ponto que muitas pessoas desconsideram em relação ao uso de materiais de logística, como pallets, é que os estrados de madeira são materiais inflamáveis. Por isso, conheça aqui as principais dicas de prevenção de incêndio em armazéns com pallets.

Embora mais frequentemente associados a armazéns ou depósitos, os pallets podem ser encontrados em quase todas as instalações industriais e comerciais, considerando suas múltiplas facetas e utilidades.

E instalações de armazenamento que utilizam grandes quantidades de pallets de madeira podem passar a acumular as unidades com o tempo. Com isso, é fundamental estar ciente que um incêndio pode acontecer a qualquer momento.

Veja bem, os estrados de madeira podem aumentar o risco de um acidente desta natureza pelo simples fato dos pallets produzidos a base dessa matéria-prima são inflamáveis. 

Toda essa preocupação tem sentido: afinal de contas, trata-se de uma situação de emergência que pode surgir inesperadamente e se espalhar de forma rápida. 

Então, esses locais, assim como os operários e colaboradores que ali trabalham, além dos produtos que são estocados, podem correr sérios riscos.

Neste post, preparamos algumas dicas de prevenção de incêndio em armazéns com pallets. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como saber se o seu depósito ou armazém está agindo de acordo com as conformidades legais

A armazenagem de produtos e mercadorias, independente do setor a qual são ligados, é uma tarefa que requer muita responsabilidade e uma atenção especial. Esse ponto vale tanto para os projetistas e arquitetos responsáveis pelo layout do espaço, como também dos seus ocupantes.

Nesses locais, existem perigos iminentes que podem colocar em risco o espaço, os produtos e as vidas de muitas pessoas. 

incêndio
A prevenção de incêndios em instalações de armazenamento, com muitos pallets de madeira, é extremamente importante por diversos motivos

Contudo, apesar das companhias terem noção dos riscos de acidentes que o armazenamento inadequado de produtos pode causar, é algo muito corriqueiro nos depararmos com notícias sobre incêndios que iniciaram em estoques ou depósitos – e que foram responsáveis por inúmeros feridos.

Por isso, para diminuir eventos e acidentes como esses, é extremamente importante seguir as regras e orientações dos principais órgãos competentes.

Como fazer avaliação de risco do depósito ou armazém?

No Brasil e em outras partes do mundo, existe uma avaliação de risco que é feita em depósitos e armazéns de acordo cuja principal intenção é a de estimar o grau de combustibilidade dos produtos armazenados ali, como também aspectos outros aspectos relevantes para isso, por exemplo, as taxas de liberação de calor, presença de líquidos inflamáveis ou de materiais inflamáveis cobertos.

capacete de segurança
Para a segurança dos colaboradores, é importante que todos os depósitos contem com equipamentos de segurança e contra incêndios

Por meio desta classificação também fica mais fácil de administrar os principais pontos de segurança para garantir que os colaboradores, os produtos e o próprio espaço não sofram danos em caso de um incêndio. 

Para começar a avaliação, no entanto, é importante realizar a classificação das mercadorias no seu depósito para entender quais produtos podem ser diretamente ligados ao início de um incêndio, considerando aspectos como o material presente nas embalagens, a natureza dos produtos e as ferramentas utilizados para dar suporte a eles. 

Classificação dos produtos

Conheça as classificações previstas na avaliação de risco de espaços comerciais:

Mercadorias Classe I: Esta classificação representa a categoria que engloba os produtos incombustíveis que se encontram estocados diretamente sobre os pallets. Ela também considera os produtos armazenados em caixas de papelão (seja com ou sem divisórias ou enrolados em filme plástico), colocadas ou não sobre pallets.

Mercadorias Classe II: Esta classificação engloba as mercadorias da classe I, mas armazenadas em engradados de madeira, caixas de papelão com várias camadas, caixas de madeira ou materiais cujas embalagens contam com algum grau de combustibilidade, estejam elas ou não colocadas sobre pallets de madeira.

Mercadorias Classe III: Esta classificação engloba produtos de madeira, papel, tecidos de fibras naturais, plásticos ou outros itens com alto grau de inflamabilidade, que estejam ou não armazenados em caixas de papelão, pallets de madeira, engradados, entre outros. 

Mercadorias Classe IV: Esta categoria engloba as mercadorias previstas nas classes I, II e/ou III que contenham na embalagem e/ou no próprio produto 5% a 15% em peso ou de 5% a 25% em volume de plásticos. A categoria também engloba produtos feitos parcial ou totalmente com plásticos, assim como materiais plásticos sujeitos a derramamento de líquidos.

Borracha, plásticos e elastômeros: Esta classificação considera os produtos de plástico, borrachas e elastômeros, que analisam a utilização de itens retardantes de fogo ou chamas, ou alterações na forma física dos materiais.

Análise de acomodação dos produtos 

As formas mais comuns de armazenamento de produtos envolve empilhamento de mercadorias, paletização ou por ferramentas como estantes, gondolas e porta-pallets.

Cada material guardado em um depósito ou armazém conta com um sistema de proteção diferente do outro. Algo que acontece porque o poder de inflamabilidade acaba variando de acordo com a composição de cada produto.

Assim, seu sistema deve ser capaz de atender às necessidades específicas de cada categoria de produto e assim por diante.

Leia também: Por que usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras?

Dicas de prevenção de incêndio em armazéns com pallets

Nos últimos anos, foram registrados grandes incêndios no mundo e no Brasil: como a explosão do porto de Beirute, no Líbano, e a explosão de um armazém da Amazon, na Califórnia. Isso sem contar em outros acidentes com grandes proporções em depósitos em Cotia, Minas Gerais, Santos e fábricas espalhadas pelo país.

Infelizmente, todos os casos citados acima foram responsáveis por deixar pessoas feridas e mortas. Aliás, muitos deles podem ter iniciado ou sido alastrados por conta da exposição a determinados materiais de logística, como pallets de madeira. 

A prevenção de incêndios em instalações de armazenamento, como depósitos, com muitos pallets de madeira é extremamente importante por diversos motivos, seja pela preservação da vida dos colaboradores e pessoas nos arredores, como também para evitar um prejuízo de milhões de reais. 

Para isso, existem uma série de cuidados e indicações para a prevenção de incêndio em armazéns com pallets. Veja:

O que não fazer para impedir o risco de incêndio em armazéns com pallets

Entenda o que não deve ser feito no armazenamento com pallets se a intenção for a de prevenir um incêndio:

Gestão no armazenamento de pallets de madeira 

Geralmente, os pallets mais comuns e populares disponíveis no mercado são aqueles produzidos com madeira. Como a madeira é capaz de perder seu teor de umidade ao longo do tempo, torna-se mais fácil de inflamar. 

pallets de madeira expostos ao tempo
Dependendo do local onde os pallets serão usados, a madeira pode acabar apodrecendo com a umidade

Além disso, à medida que os pallets de madeira secam, suas bordas tendem a ficar desgastadas e lascadas. Nesta condição, qualquer fonte de ignição, seja grande ou pequena, pode facilmente incendiá-los.

Armazenar pallets de madeira na borda de superfícies

Quando os pallets são colocados na borda de alguma superfície, eles criam um espaço de chaminé (um duto ou tubo que transporta os gases de escape) vertical, permitindo uma queima rápida. O posicionamento na vertical vai oferecer a maior quantidade de área para combustão. 

Sendo assim, se um incêndio ocorrer na base de um pallet, ele se espalhará para cima à medida que os gases ascendentes pré-aquecem as ripas finas acima dele. Esse pré-aquecimento e alto fluxo de ar serão responsáveis por levar a uma rápida propagação do fogo por toda a pilha de pallets.

Armazenamento de pallets empilhados

O empilhamento de pallets de madeira fornece menos área de superfície para combustão. Quando um pallet é colocado próximo, as ripas finas de cada unidade, geralmente, cobrem umas às outras, limitando a área de superfície disponível.

Pallets EURO: Saiba por que utilizar essas estruturas
O empilhamento de pallets como prevenir incêndios

Contudo, a área aberta entre as ripas oferece um espaço de chaminé vertical para a propagação do fogo.

Armazenamento de pallets de estante 

Muitos depósitos acabam armazenando pallets sem uso em estantes, o que apresenta um risco significativo de incêndio. Os pallets armazenados em prateleiras têm um fluxo de ar irrestrito que acelerará um incêndio rapidamente. 

O alto calor produzido pela queima de pallets também pode levar a uma falha na montagem do rack à medida que o metal se desgasta.

Armazenamento de pallets de plástico

Embora estejamos falando de prevenção de incêndio em armazéns com pallets de madeira, é igualmente importante falar dos pallets de plástico. Ou melhor, é ainda mais importante falar das unidades de plástico pois elas representam um perigo ainda mais, já que o plástico queima por mais tempo. 

Por-que-usar-pallets-de-plastico-em-armazens-e-distribuidoras (1)
Os pallets de plásticos também requerem cuidados para impedir que incêndios se alastrem pelo armazém

Além disso, poças de plástico em chamas podem fluir e espalhar o fogo para outras áreas de um armazém. A combustão de plástico também é responsável por produzir grandes quantidades de fumaça, representando um risco de saúde gravíssimo.

O que fazer para garantir a prevenção de incêndio em armazéns com pallets

Confira os principais pontos de segurança que você deve ter para garantir a segurança do seu depósito ou armazém:

Minimize o armazenamento de pallets ociosos

O acúmulo de pallets ociosos pode ocorrer em qualquer tipo de espaço. Por isso é importante monitorar continuamente o número de pallets e os arranjos de armazenamento. 

Aliás, esta medida deve fazer parte de sua inspeção regular de segurança contra incêndios na sua unidade de trabalho. O indicado é que o armazenamento de pallets ocioso seja limitado ao número necessário para atender às demandas da produção e do espaço de trabalho.

Armazenamento de pallets ociosos do lado de fora

Uma forma de prevenir incêndios é com o armazenamento de pallets ociosos do lado de fora da unidade de trabalho. Ao manter os pallets do lado de fora em um local seguro, isto é, longe de prédios ou outras formas de exposição perigosas, a perda de propriedade em caso de um incêndio será restrita somente às unidades de pallets.

Armazenamento em pilha de pallets

Todos os pallets empilhados e armazenados do lado de fora de depósitos, armazéns, prédios comerciais e edifícios combustíveis devem ficar separados por uma distância de, no mínimo, 15 metros. 

Distância 

O armazenamento externo de pallets de madeira deve estar localizado longe de quaisquer entradas de ar, dutos ou aberturas do prédio, ou de fontes de combustível, tais como tanques de propano, que possam permitir a entrada de fumaça dos pallets em chamas.

Como também os pallets não devem ser armazenados próximos a calçadas ou locais semelhantes que possam expor pessoas ou propriedades em caso de incêndio.

Planos

Procure armazenar os pallets sem utilização do lado de fora e em uma posição plana, evitando assim deixá-los empilhados na borda de superfícies. Ao se organizar os pallets empilhados em ângulos retos e planos, o espaço da chaminé na pilha de pallets vai diminuir, impedindo assim um incidente.

Lista de segurança 

Uma das melhores formas de se prevenir incêndios no seu depósito ou armazém é fazendo uma análise geral do ambiente, verificando questões como limpeza e o estado das instalações. Sabemos que essa tarefa pode ser bastante pesada e intensa, visto que os armazéns são enormes. 

Por isso, tente montar um checklist de tudo o que pode ser feito para impedir incêndios e verificar quais são os pontos mais críticos do seu armazém para, em seguida, delegar as tarefas de todos os colaboradores responsáveis pelas atividades e checar tudo.

Entulhos

Serragem, restos de madeira e outros resíduos eliminados por pallets perto do seu fim de vida podem aumentar o risco de um incêndio. Se uma lasca de fogo encostar em materiais como esses, a chance de se alastrar pelos espaços próximos é extremamente alta. Fique de olho em todos esses resíduos e trate de limpá-los assim que for possível.

Equipamentos de segurança 

Com alta frequência, verifique a situação do seu depósito em relação a equipamentos de segurança em caso de um incêndio. Por exemplo, veja se o seu espaço de trabalho está munido de extintores de incêndio, mangueiras contra incêndio, sprinklers, hidratantes, máscaras, e demais itens que podem ser utilizados para conter o fogo.

A mesma verificação deve ser feita com os equipamentos de controle de temperatura e de extração de fumaça – certifique-se de que ambos estão em completo e total funcionamento.

Leia também: Dicas de Segurança que Evitam Acidentes de Trabalho Envolvendo Pallets

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *