distribuidora

Por que usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras?

Responsável por um empreendimento do setor logístico? Então conheça os principais motivos para usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras.

Os pallets de plástico são um dos elementos mais importantes na cadeia de abastecimento, tanto em armazéns, distribuidoras, depósitos e outros.

Eles são ferramentas que, basicamente, permitem que as empresas movam mercadorias e cargas entre instalações de produção e armazéns, e que também as enviem para clientes locais ou distribuidores no exterior.

Sabemos que ainda existem empresas que apostam em pallets de madeira ou outras soluções ditas tradicionais desse mercado de embalagens, como caixas de madeira ou caixotes de papelão.

Mas a grande verdade é que cada parte do processo de produção está sob análise, seja durante a produção, armazenamento ou distribuição.

Sendo assim, está cada vez mais frequente a busca por custos menores, mais sustentabilidade e mais segurança – fatores que, por si só, ajudam a transformar a indústria de pallets como um todo.

Se você ainda usa pallets de madeira, mas segue em busca de uma nova – e melhor solução –, neste post vamos discutir os usos mais importantes dos pallets de plástico em armazéns e distribuidores, além de entender os principais motivos pelos quais operar um palete com essa matéria-prima pode ser justamente a melhor opção.

Quer saber mais? Então basta continuar a leitura!

Por que os pallets de plástico são tão importantes na cadeia de suprimentos?

Não é um exagero afirmar que, na cadeia moderna de suprimentos global, os pallets são essencialmente como a espinha dorsal do negócio, especialmente quando consideramos as evoluções e alta demanda no segmento graças à evolução do comércio eletrônico. 

imagem de um pallet de plástico
Os pallets de plástico funcionam como construções rígidas que fornecem a grandes quantidades de itens a estabilidade mecânica necessária para manusear, sem perder a qualidade

Por isso que os pallets, principalmente os de plástico, começaram a ganhar mais espaço e importância inigualável no negócio, como também foi se diversificando ao longo dos anos. Pode não parecer, mas existem mil utilidades que os pallets de plástico permitem às companhias, tais como:

  • Ter uma unidade de medida padrão para remessa de mercadorias;
  • Melhorar a segurança no carregamento e descarregamento de mercadorias em vários pontos de embarque;
  • Reduzir os custos operacionais escolhendo um material de embalagem com longa vida útil;
  • Estimar o fluxo de material e criar planos de fornecimento confiáveis.

Outra maneira de ver a importância de usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras é o fato da mercadoria ter alcançado a padronização no meio. Isso porque todas as indústrias vão depender de pallets EURO, PBR e ISO.

Então, quando o mesmo tamanho de pallet é utilizado em todo o circuito logístico, as empresas podem cooperar melhor e formar parcerias de longo prazo.

5 usos de pallets de plástico na cadeia de suprimentos

Existem muitos usos para os pallets de plástico nos armazéns e distribuidoras. Conheça aqui cinco das principais modalidades nas quais esses materiais ajudam a manter a cadeia de suprimentos em vários setores equilibrados:

5. Manuseio de materiais aprimorado no armazenamento

Os armazéns precisam ser organizados de forma muito eficiente para que os colaboradores não percam tempo. Geralmente, há um movimento constante de mercadorias dentro e fora deles. Assim, os trabalhadores do depósito precisam descarregar mercadorias de uma instalação de produção, para organizá-las em sistemas de estantes e, por fim, preparar pedidos para remessa.

imagem de um armazém
No manuseio de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, os pallets de plástico ajudam a reduzir a gravidade do crescimento de bactérias e vírus nos armazéns

Esse ciclo de trabalho nunca para e existem demandas constantes para melhorar a produtividade e a eficiência de todos os colaboradores.

E é justamente nessa cadência que os pallets de plástico se farão tão úteis: eles simplesmente vão permitir que o funcionário do armazém mova as cargas pesadas com segurança e rapidez com empilhadeiras e siga as instruções do sistema de gerenciamento de armazém.

4. Recuperação de embalagens retornáveis com segurança

Embalagens retornáveis, como pequenos containers dobráveis e caixas de remessa empilháveis, podem representar um investimento importante para qualquer que seja o seu negócio. Portanto, certifique-se de recuperá-los após a remessa e em boas condições.

Para conseguir isso, você pode contar com mais um dos usos importantes dos pallets de plástico: eles podem ser carregados com sacolas de remessa com produtos e, em seguida, trazê-los de volta para você. E o melhor, protegidos contra sujeira, danos físicos e vários outros contaminantes e bactérias.

3. Funcionam bem para produtos sensíveis

Os pallets de plástico contam com modelos com características únicas e/ou feitos de materiais especiais que atendem aos mais altos padrões de segurança: existem unidades específicas para salas limpas/higiênicas (geralmente utilizadas nas indústrias alimentícia e farmacêutica), assim como antiestáticos (usadas nas indústrias eletrônica e automotiva) são exemplos disso.

depósito
Os pallets de plástico são fundamentais em todas as operações consideradas de manuseio de mercadorias, incluindo elevação, movimentação de um local para outro, montagem, armazenamento do produto e transporte terrestre ou marítimo de longa distância

Pensando nisso, as indústrias observaram a possibilidade dessas unidades oferecerem vantagens com que o applets pudessem impôr o desenvolvimento de soluções de embalagem adequadas aos seus produtos e às suas necessidades específicas. Isso vale especialmente na nova era de rapidez e conforto na comercialização de eletrônicos pelos e-commerces.

2. Soluções de exibição em lojas no varejo

Esta é uma das utilizações das pallets de plástico que mais ajudam a demonstrar a versatilidade da ferramenta. Eles podem ser utilizados para exibição no varejo para trazer mercadorias de um centro de distribuição para as lojas e, em seguida, trazer essas mesmas mercadorias para os corredores, sem movê-las para outro palete ou material de embalagem.

pallets de plástico no supermercado
Os pallets de plástico podem ser utilizados até mesmo para a exibição de produtos em determinadas ocasiões. (Créditos da imagem: Flickr)

Isso é possível porque os pallets de plástico são projetados para agilizar o manuseio dos produtos e contam com uma aparência profissional e atraente que ajudam a promover as vendas. Aliás, é bastante comum ver pallets de exibição de varejo em supermercados, por exemplo, carregados com comida enlatada ou bebidas engarrafadas.

1. Atividades de exportação

Responda: Como você consegue enviar mercadorias com segurança de um país para outro? Antes de responder, considere que as mercadorias em questão têm que ser carregadas e descarregadas várias vezes, seja pela mudança de meio de transporte ou para fins de inspeção na alfândega.

pallets de plástico em um depósito
Pallets de plástico são bastante duráveis e ajudam a manter seu desempenho estrutural mesmo quando expostos a derramamentos, vírus e ao meio ambiente.

A resposta é bastante simples: em pallets de plástico. Esses pallets conseguem formar unidades de embalagem estáveis, especialmente após a adição de uma cobertura de pallets no topo da pilha dos produtos. Eles também facilitam o manuseamento pelas máquinas logísticas mais utilizadas nos depósitos e armazéns: como empilhadores, porta-paletes e outros.

Ao mesmo tempo, as mercadorias carregadas em um pallet de plástico são visíveis para fins de inspeção e para fazer um inventário do conteúdo com códigos de barras ou leitores de RFID.

Leia também: O que São Pallets de Plástico Reciclado?

Por que usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras?

Visto que você viu algumas das principais funções dos pallets na cadeia de suprimentos, conheça a seguir as principais razões para usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras – e substitua de vez os modelos de madeira.

São mais seguros

Geralmente, um pallet de madeira conta com mais de 150 pregos em sua carcaça. E basta um deles enferrujar para danificar e/ou contaminar por completo os alimentos embalados e armazenados nele. Sem contar que também representam uma fonte de lesões no seu dia a dia.  

pallets de plástico
Empresas já chegaram a substituir seus pallets comuns para os de plástico quando clientes recusaram remessas que chegavam em unidades danificadas feitas de madeira (Créditos da imagem: YouTube/Reprodução)

Considerando que os pallets de plástico são confeccionados por meio de moldagem por injeção em uma única peça, eles não contarão com pregos ou lascas de madeira.

Facilidade de transporte

Os pallets de plástico são mais leves do que os de madeira, assim, representando menos desgastes ao equipamento durante a movimentação ou transporte. Sem contar que o transporte e a realocação de pallets de plástico são mais leves, ocasionando em taxas de transporte menores.

Mais sanitários

Os pallets de plástico não apodrecem e também podem ser lavados com mangueiras de alta pressão. Em outras palavras: são mais sanitários. E ao higienizá-los periodicamente entre os usos, as chances de contaminação cruzada são reduzidas, assim, impedindo a disseminação de doenças transmitidas por alimentos, como salmonella, por exemplo.

Custo mais baixo

Uma dura realidade: os pallets de madeira racham, lascam e absorvem água em ambientes úmidos. Então é bem comum que quebrem ou que exijam frequentes manutenções. Em contrapartida, os pallets de plástico podem ser manuseados com mais facilidade e com menos chances de quebrarem.

Embora seu custo inicial seja mais caro que os de madeira, ele vai se pagar com mais durabilidade e sem a necessidade de tantos reajustes ao longo de sua vida útil.

Durabilidade

As unidades de plástico têm uma vida útil mais longa e durável, como você viu acima. Isso representa mais durabilidade, com chances de aguentarem até 10 anos (5 a mais que os pallets de madeira) e oferecendo até 250 viagens de transporte de mercadorias.

Satisfação dos clientes

Um pallet deformado vai danificar as mercadorias, independentemente de sua natureza, algo que jamais deve acontecer, visto que as empresas devem estar comprometidas em apoiar e proteger os produtos transportados para os clientes.

Isso se traduzirá em uma péssima experiência ao cliente, e considerando que qualquer experiência ruim é rapidamente levada às redes sociais, isso será igualmente ruim ao seu negócio. Os pallets de plástico ajudam a armazenar e transportar os produtos com mais segurança, um alívio para a sua empresa.

Entendeu os motivos pelos quais usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras é o grande pulo do gato para o seu negócio? Agora, basta adquirir mais unidades. E o melhor lugar para se fazer isso é na Superbid, que conta com uma seção exclusivamente dedicada a produtos de armazenagem; confira:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *