Petrobras conclui primeiro leilão de destinação sustentável de plataforma

Plataforma P-32 terá reciclagem verde no Brasil, gerando empregos e negócios para a indústria local

Foi concluído nesta sexta-feira (07/07), o leilão de venda da plataforma P-32. A unidade da Bacia de Campos será a primeira a seguir o novo modelo de destinação sustentável de embarcações da Petrobras. A empresa vencedora foi a GERDAU S.A, em parceria com o estaleiro ECOVIX.

O edital de venda foi direcionado exclusivamente ao mercado nacional e inaugura uma nova etapa da indústria de descomissionamento no Brasil, representando uma grande oportunidade para o país se firmar no segmento de reciclagem sustentável de embarcações. O processo de venda impôs aos licitantes critérios técnicos e requisitos voltados a garantir que as atividades de reciclagem e a destinação final dos resíduos metálicos ocorram em alinhamento às melhores práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) da indústria mundial, com foco na geração de valor, sustentabilidade, segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Segundo o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, a aplicação desse processo pioneiro no Brasil une necessidades da empresa a oportunidades decorrentes das atividades. “As unidades precisam ser descomissionadas e nós precisamos dar uma destinação responsável aos resíduos. Como o Brasil é importador desse tipo de material metálico, identificamos como uma boa oportunidade para o mercado, ao mesmo tempo em que conseguimos promover uma destinação verde para plataformas desativadas e gerar empregos diretos e indiretos dentro desse processo”, afirma. “Queremos que tudo seja feito dentro de critérios rigorosos e sabemos que não são todos os países que têm condições técnicas de atendê-los, mas os estaleiros brasileiros podem se adaptar muito facilmente a esses requisitos. Isso significa uma oportunidade para a indústria nacional”, conclui Travassos.

Após a quitação do lance vencedor, a GERDAU S.A. apresentará o plano de reciclagem da plataforma, incluindo todas as etapas, do recebimento da unidade até a destinação final dos resíduos. A execução do plano será acompanhada de perto pela Petrobras, a fim de garantir o cumprimento de práticas de segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social, de forma sustentável e auditável, ao longo de todo o processo.

O estaleiro ECOVIX possui licença de operação para a atividade de desmontagem e plano de contingência e emergência para garantir as melhores práticas de segurança do trabalho.

Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, a aplicação de critérios de sustentabilidade aos descomissionamentos demonstra o compromisso da companhia e é resultado da meta de se tornar uma referência global nessa área: “A Petrobras busca estar alinhada aos mais avançados processos da indústria.  Garantir a forma apropriada de destinação final de materiais oriundos do descomissionamento também revela nossa preocupação com a sustentabilidade do negócio”, afirma.

Projeto de Revitalização de Marlim e Voador

A plataforma P-32 é uma das dez unidades que produziam nos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos, e estão sendo substituídas pelos novos FPSO Anna Nery e Anita Garibaldi, que compõe o Projeto de Revitalização dos campos. As duas novas plataformas têm capacidade de produzir, em conjunto, até 150 mil barris por dia (bpd).

Fonte: Agencia Petrobras

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *