É necessário realizar a manutenção preventiva diariamente em Pás Carregadeiras para que continuem em suas melhores condições operacionais e evite paradas desprogramadas devido a manutenções corretivas. Verificar os níveis de fluido, pneus, pontos de graxa, entre outros são pontos básicos que muitas vezes podem não ter a atenção devida. Pode ser tentador economizar nessa tarefa para conseguir alguns minutos extras e não sair do cronograma. Mas, se você ceder e ignorar as verificações diárias, o desempenho da sua máquina poderá ser reduzido e, no final, você pode acabar ficando na mão.

Engenheiros reforçam que as práticas de manutenção são fundamentais para o bem-estar do equipamento. Assim, alguns testes extensivos foram realizados a fim de determinar qual seria o intervalo das manutenções e os requisitos de filtragem. Com toda essa informação, separamos algumas dicas importantes para a manutenção de sua pá carregadeira.

Investindo em manutenção

As manutenções realizadas e as condições de operação ainda desempenham um papel crucial na hora de reduzir custos e aumentar o ciclo de vida da sua máquina. Pouca manutenção, em combinação com condições difíceis de trabalho e operações abusivas podem reduzir a vida útil da máquina em até 50%!

No geral, são os detalhes simples que levam à falha prematura de componentes e ao aumento dos custos do ciclo de vida das pás carregadeiras.

As manutenções diárias e semanais deixadas de lado são bastante comuns em canteiros de obra. Com isso, os operadores acabam não sabendo que há uma necessidade de lubrificação, presença de resíduos nos filtros ou que os fluidos precisam ser trocados.

Manuteção é mais importante quando a carregadeira está sob condições severas de trabalho como pedreiras
Manuteção é mais importante quando a carregadeira está sob condições severas de trabalho como pedreiras

Isso acontece principalmente quando vendedores não entram em contato direto com o operador, mas sim com gerentes de manutenção e comprador. No geral, essas informações acabam não chegando até o operador, que precisa de um conhecimento básico para utilizar o equipamento sem danificá-lo e diminuir sua vida útil.

 

Consulte o manual do operador

Assim como em qualquer outra máquina pesada, as pás carregadeiras exigem uma rotina de manutenção diária simples para ser seguida. O ideal é que seja realizada pelo operador no início de cada dia de serviço, começando com a verificação dos níveis de fluido como óleo hidráulico, combustível e óleo do motor, e terminando com uma volta com a máquina para ver como ela está funcionando no dia, e se há algum barulho diferente que possa indicar possíveis problemas.

Embora grande parte dos modelos de pás carregadeiras tenha a mesma regra geral a respeito da manutenção, é importante que você verifique o manual do operador para cada máquina especificamente.

Isso porque existem pequenas variações para cada máquina de tamanho e marcas diferentes. A manutenção de uma Cat924 é similar a de uma Liugong 835, mas ainda existem pequenas diferenças importantes.

Você também pode acabar encontrando adesivos afixados diretamente na máquina informando o intervalo das manutenções, em alguns casos.

E se eu ignorar o manual do operador?

É bastante recorrente encontrar operadores que ignoram o manual. No entanto, esse é um erro grave, já que o manual do operador é uma fonte excelente de referências.

Quando ignorado, alguns intervalos de manutenção podem ser perdidos. Alguns modelos de pás carregadeiras, por exemplo, contam com um intervalo de troca de fluidos maior do que o comum. Isso quer dizer que, caso você não leia o manual, pode acabar no prejuízo, uma vez que a troca não precisa ser feita com tanta frequência.

Apesar disso não ser prejudicial para a operação das pás carregadeiras, outros itens que possam constar no manual acabam afetando a operação das máquinas. Um grande exemplo são os filtros que, quando não verificados corretamente, podem ser danificados pelos detritos que acabam impedindo o fluxo de óleo e de ar.

E caso você ainda não saiba, vai uma dica: filtros limpos reduzem o consumo de combustível.

Quais itens devem ser verificados na manutenção?

Caçamba e dentes

Carregar e descarregar durante oito a dez horar por dia cria um certo desgaste na caçamba das pás carregadeiras. Para garantir que ela permaneça em condições operacionais máximas, você deve realizar inspeções visuais diárias tanto na caçamba como em seus dentes, que podem estar soltos, rachados ou ausentes. Esses itens devem ser repostos o mais rápido possível afim de evitar danos maiores à caçamba.

Os garfos de paletes e as caçambas são os implementos mais populares e usados nas aplicações de mineração e pedreiras, e merecem a mesma atenção que o restante da máquina. A verificação visual desses componentes deve incluir também cilindros de inclinação e elevação e mangueiras. Dessa maneira, será possível determinar desgastes e possíveis danos.

Além disso, também é importante que o operador verifique as condições das placas de desgaste e dos pinos de fixação.

Pneus

Os pneus radiais normalmente são usados em pás carregadeiras que operam em minas e pedreiras, já que sua durabilidade é maior. Além disso, as altas propriedades de polarização fornecem ótimo desempenho em diferentes condições climáticas.

O que acontece, porém, é que em terrenos acidentados, a durabilidade dos pneus pode ser bastante diminuída ao longo do tempo, principalmente, se eles não estiverem com a pressão adequada.

A pressão ideal também é um item que consta no manual do operador. Além da pressão correta, também é necessário checar visualmente o material procurando rachaduras, furos e até pedaços ausentes. Tenha em mente, também, a data de validade dos pneus.

Ambientes severos que exigem uso de correntes devem ter atenção redobrada
Ambientes severos que exigem uso de correntes devem ter atenção redobrada

Por estarem em contato constante com o solo, é necessário garantir que os pneus estejam inflados com a pressão adequada. Caso contrário, a estabilidade da máquina, especialmente na frente, será perdida, assim como sua eficiência.

A pressão também deve ser igual em todos os pneus. Se a pressão de um pneu for consideravelmente menor do que a outro, a ferramenta de engate ou caçamba não estarão niveladas. Isso dificultará bastante a operação da máquina. Com um pneu mais baixo de um lado, você também corre risco de mais atrito, o que acaba prejudicando os eixos e freios.

Freios

Um dos procedimentos de manutenção de rotina mais importantes nas pás carregadeiras é a verificação dos freios. Afinal, eles devem estar funcionando corretamente em todos os momentos.

Algumas instalações de processos de extração de minas acabam tendo um espaço bastante limitado. Com isso, os operadores devem parar seus equipamentos e mantê-los sem funcionamento sempre que necessário a fim de evitar acidentes.

Sistema de transmissão

As pás carregadeiras podem andar por locais variados removendo muitas vezes lama e acúmulo de materiais.

É melhor gastar seu tempo detectando pequenas falhas antes que elas virem falhas catastróficas.

Por essa razão, o sistema de transmissão deve ser verificado periodicamente para garantir que não haja vazamentos nos selos e que os eixos estejam todos protegidos.

Fluidos, óleos, filtros

Fluidos como óleo e refrigeradores são elementos chave para manter uma manutenção do compartimento do motor.

Os condutores devem verificar os fluidos com auxílio de varetas e visores, consultando sempre o manual para instruções de como encher a máquina com o fluido apropriado e quais os intervalos recomendados.

Óleo e filtro são pontos chave para a manutenção de qualquer equipamento
Óleo e filtro são pontos chave para a manutenção de qualquer equipamento

Evite, também, utilizar filtros que não sejam especificados pelo fabricante.

Fluidos avançados

A grande maioria das pás carregadeiras novas no mercado foi projetada com motores e sistemas de pós-tratamento melhores. Isso significa que foram projetadas para limpar o escapamento do motor a diesel e atender aos padrões de emissão da EPA (Agência de Proteção Ambiental).

Independentemente do sistema pós-tratamento de diesel que sua máquina apresenta – seja ele uma recirculação de gás de exaustão resfriado ou a tecnologia de redução seletiva de catalisador – demanda fluidos avançados para evitar reparos caros.

Sistema de refrigeração

É recomendado que duas medidas preventivas sejam tomadas em ambientes com muita poeira. A primeira, é o uso de limpador de motor para proteger o sistema de resfriamento. A segunda, o uso de um ventilador reversível. Alguns fabricantes ainda incorporam ventiladores reversíveis de velocidade variável para ajudar na limpeza desse sistema.

Atenção com filtros de ar em ambientes com muita poeira
Atenção com filtros de ar em ambientes com muita poeira

Quando o equipamento não é utilizado em condições de poeira, o sistema de resfriamento irá trabalhar mais do que o necessário.

De qualquer jeito sempre verifique o filtro de ar dos equipamentos, limpe sob necessidade e troque se necessário.

Treinamento adequado

Por fim, tenha em mente que nenhuma recomendação será bem sucedida se os gerentes de frota, técnicos de serviço ou operadores não souberem o que estão fazendo e não forem instruídos sobre os métodos e procedimentos atuais de manutenção.

Antes da manutenção é indispensável que se faça um treinamento e assistência e manutenção do equipamento.

A durabilidade das pás carregadeiras dependem dos indivíduos que as operam, além da segurança e produtividade aplicados em sua operação.

Cuidados extras para condições adversas

Nos casos em que as pás carregadeiras são operadas em ambientes extremamente adversos ou em turnos múltiplos, é importante ajustar o cronograma de manutenção.

Qualquer alta produção, demolição, tratamento de resíduos ou outro local de trabalho poderia encurtar potencialmente a vida de pás carregadeira quando não for feita a manutenção adequada. Além disso, nunca se esqueça de utilizar a máquina operando o peso do material de acordo com o recomendado evitando ao máximo exceder esse valor.

Sendo assim, há sempre meios para os operadores executarem tarefas mais pesadas da maneira correta para prolongar a longevidade das pás carregadeiras, a fim de mantê-las funcionando a longo prazo.

Um exemplo disso é certificar-se de que os operadores parem completamente antes que as marchas sejam trocadas. Do contrário, as transmissões, eixos, etc, podem ser danificados.

Observe o canteiro de obras

Reservar um tempo para avaliar o canteiro de obras e as condições do local de trabalho é importante para ajustar as pás carregadeiras de acordo com esses itens.

Ao se aproximas de pilhas de materiais para movê-las, considere as características dos resíduos. A areia e a sujeira, por exemplo, serão fáceis de mover comparado com pedaços de asfalto, por exemplo.

 avaliar o canteiro de obras e as condições do local de trabalho
avaliar o canteiro de obras e as condições do local de trabalho

Escolha os equipamentos adequados

Você também deve equipar as pás carregadeiras com as ferramentas certas para cada trabalho, incluindo as caçambas e os dentes. A areia, cascalho ou outro tipo de solo requer uma caçamba diferente quando comparamos com aquelas usadas em uma pedreira.

No geral, cuidar das pás carregadeiras além de aumentar sua vida útil, também valoriza o equipamento para a hora de trocá-lo ou vendê-lo. Um registro de manutenção realizado pode adicionar entre 10-20% ao valor da máquina na troca, por exemplo.

Por isso, busque sempre operar corretamente seu equipamento de trabalho e manter o olho no manual do operador para ficar por dentro de todas as manutenções necessárias.

E aí, pensando em comprar ou trocar seu equipamento? Veja todas as nossas ofertas de pás carregadeiras aqui no Superbid!

  sucata  

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui