Bagger 288, criada pela empresa alemã Krupp, além de ser o maior veículo terrestre do mundo todo, é considerada uma das maiores obras de engenharia móvel que o homem já realizou.

A máquina tem 96 metros de altura, o que equivale a um edifício de aproximadamente 32 andares. Seu peso é nada mais nada menos do que 45 toneladas (cerca de 3 mil ônibus lotados e empilhados) distribuídos em 240 metros de comprimento (dois campos de futebol, aproximadamente).

a Bagger 288, maior escavadeira do mundo, foi criada pela empresa alemã Krupp

Seu custo inicial foi de 100 milhões de dólares, e o equipamento levou 10 anos para ser construído (desde o tempo de planejamento até o final da execução). A empresa responsável pela maior escavadeira do mundo é a mesma que desenvolveu tanques de guerra e outros tipos de maquinários bélicos durante a I e II Guerra Mundial.

O tamanho da maior escavadeira do mundo vale a pena?

De acordo com engenheiros alemães, sim, o tamanho vale a pena. Com sua roldana principal medindo 18 metros de altura, a Bagger 288 consegue extrair 240 mil toneladas de minérios diariamente. O que significa cerca de cinco vezes mais do que o seu próprio peso. A máquina, porém, pode ser operada por apenas cinco trabalhadores instruídos.

Como se pode imaginar, devido ao seu tamanho gigantesco, sua velocidade de movimentação é bastante lenta (aproximadamente 10 metros por minuto). Em 2001, a maior escavadeira do mundo levou três semanas para cruzar 22,5 Km até chegar ao seu destino.

Em 2001, a maior escavadeira do mundo levou três semanas para cruzar 22,5 Km até chegar ao seu destino.

Pouco antes do Euro virar a moeda oficial da Alemanha, as despesas de locomoção e energia da escavadeira custaram mais de 15 milhões de marcos (mais de 7,6 mi de euros). A Bagger 288 demanda quase 17 megawatts por dia para conseguir funcionar. Isso é o equivalente para abastecer uma cidade com 10 mil moradores.

No entanto, mesmo com esses gastos exagerados, o custo-benefício da escavadeira é bastante alto, de acordo com a Krupp. Ela não tem previsão para cessar seus trabalhos e deve continuar funcionando de dia e de noite por pelo menos 100 anos na extração de carvão e outros minérios.

A maior escavadeira do mundo e suas inspirações

A peça atualmente faz parte da cultura alemã e possui até uma música dedicada a ela. Tudo isso graças a sua grande magnitude e aparência assustadora. Na letra da qual ela é inspiração, a Bagger 288 é citada como “aquela que pode combater robôs e Godzillas”.

além da Bagger 288, também temos a Bagger 293, uma escavadeira com capacidade muito parecida com a maior do mundo
além da Bagger 288, também temos a Bagger 293, uma escavadeira com capacidade muito parecida com a maior do mundo

Além desse modelo, também existem as escavadeiras 281, 285, 287 e 293. Está última é o modelo mais recente e tem a sua capacidade de operação muito semelhante à da 288. Ambas dividem no Guinness Book o título de maior veículo terrestre do mundo.

Atualmente não há previsões de uma nova Bagger superior e mais potente do que a 288. Mas, nada impede que o cenário mude diante de novas descobertas de reservas de minérios maiores e mais lucrativas.

Outras máquinas gigantescas

Caminhão Caterpillar 797F

Considerado o maior caminhão de carga do mundo e descendente do Caterpillar 797B, o 797F consegue transportar até 400 toneladas de materiais em uma velocidade máxima de 68 Km/h. O segredo para essa potência é seu motor de 4 mil cavalos, cerca de dez vezes mais potente do que os esportivos convencionais. Cada um dos pneus do caminhão conta com 4 metros de altura, aproximadamente, e custa cerca de 6 mil dólares.

o Caterpillar 797F consegue carregar até 400 toneladas de materiais em uma velocidade máxima de 68 Km/h
o Caterpillar 797F consegue carregar até 400 toneladas de materiais em uma velocidade máxima de 68 Km/h

Antonov Na-255 Myria

Desenhado e construído na época da Guerra Fria pela União Soviética, a maior aeronave do mundo chamada Antonov Na-255 Murya tem 84 metros de comprimento, 285 toneladas e 88,4 metros de envergadura. A aeronave apresenta um tamanho bastante exagerado, exatamente para executar a função pela qual ela foi criada: transportar o foguete espacial Buran Orbiter.

Escadeira Hidráulica RH400

A Bucyrus RH400 é uma escavadeira que pesa 889 tonaledas em sua configuração padrão e consegue pegar 45m³ de rocha em um único carregamento de sua caçamba. Tudo isso é suportado por dois motores de 16 cilindros Cat 3516B (ou Cummins QSK60) com potência máxima de 4.400hp em 1.800rpm.

 

Escadeira Hidráulica RH400

Aproveite e confira As 5 Maiores Escavadeiras Hidráulicas do Mundo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui