Terraplenagem é o conjunto de operações que são necessárias para remover a terra dos lugares em que se encontram em excesso e levar até os que estão em falta. Tudo isso, tendo em vista um projeto criado por um engenheiro da área. Para cumprir com a tarefa, os profissionais fazem o uso de máquinas usadas em terraplenagem. Mas você sabe quais são elas?

A construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou até mesmo de um aeroporto exige a execução de serviços de terraplenagem prévios. Com isso, regulariza-se o terreno natural de acordo com o projeto que se deseja implantar. A edificação de fábricas ou usinas hidrelétricas também requerem esse procedimento.

Confira a seguir quais são os principais tipos de máquinas de terraplenagem e como elas são usadas!

O uso de máquinas de terraplenagem

Para fazer a terraplenagem de um terreno utiliza-se métodos de escavação mecânicas. Por meio deles o solo é removido e transportado por máquinas específicas. Enquanto os tratores são usados para a terraplenagem superficial, as pás mecânicas e máquinas de escavação fazem o trabalho mais pesado.

na terraplenagem, as escavadeiras ficam com o trabalho mais pesado
Na terraplenagem, as escavadeiras ficam com o trabalho mais pesado

Alguns métodos como o de escavação hidromecânico, por exemplo, fazem o uso de máquina para terraplenagem do tipo escavadoras hidráulicas. Essas máquinas de terraplenagem trabalham com a massa de terra sendo auxiliadas pela pressão de um jato de água ou dragas de sucção.

Tanto o transporte, como a escavação e empilhamento do solo, são operações combinadas contínuas, que proporcionam eficiência maior no resultado desejado, formando o que conhecemos e chamamos de terraplenagem.

Principais máquinas de terraplenagem

Caminhão Basculante

Essencial para apoiar serviços de escavação e demolição, esse tipo de caminhão é excelente para transportar cargas volumosas como entulhos e terra. Além disso, garante a segurança dos profissionais e uma maior praticidade.

CAMINHÃO BASCULANTE VOLKSWAGEM 18310, 2003/2003, PL FINAL: 3 (MG), . Loc.: Pedro Leopoldo/MG.

Escavadeira

Considerado um equipamento de escavação muito poderoso, a escavadeira permite que grandes profundidades sejam atingidas em minutos, tudo isso graças a sua hidráulica. É usada em vários tipos de serviços e projetos de terraplenagem.

Mini carregadeira

Usadas em obras menores e específicas, ela é perfeita para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a desagregação de terra. Por ser um equipamento bastante compacto, é uma boa opção para ser usada em espaços reduzidos.

Minicarregadeira JCB
Minicarregadeira JCB

Mini escavadeira

Assim como a mini carregadeira, essa máquina também é compacta e indicada para canteiros de obra reduzidos e terrenos acidentados. Sua função é retirar o entulho e tornar a obra mais rápida.

mini escavadeiras jcb
Mini escavadeiras JCB

Motoniveladora

Também conhecida como niveladora de estrada, ou então, simplesmente como “patrol”, essa máquina é indicada para fazer a preparação e nivelamento do solo, criando superfícies planas. Além disso, também pode criar superfícies inclinadas ou transversais.

Rolo compactador

Equipamento bastante usado na terraplenagem, é de fácil operação e também pode ser utilizado em compactação de solo, cascalho, concreto, asfalto e na manutenção de estradas e fundações.

Sua principal função é compactar a superfície e o solo como um todo, igualando locais de construção em estradas, pistas de aeroportos, edifícios etc.

Rolo Compactador: quais os tipos e suas funções 

Retroescavadeira

Usada para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a terraplanagem, a retroescavadeira conta com braço e lança de longo alcance, possibilitando uma melhor performance nas escavações profundas. Sua indicação é para escavações de grande porte, abertura de valas, carregamento de caminhões em terrenos secos e firmes e nivelamentos.

Retroescavadeira ou miniescavadeira: a melhor para a sua obra

 

Trator de esteira

Ideal para nivelar e preparar os solos, os tratores de esteira são usados em operações de terraplenagem, conservação e abertura de estradas, empilhamento, trabalhos de desbravamento, limpeza final, agricultura e mineração.

Empilhadeira

A principal função da empilhadeira é movimentar materiais carregando-os e descarregando-os em paletes. É um equipamento considerado indispensável para organizar ambientes e fundamental no canteiro de obras.

Bulldozer

Outro nome para o trator de esteiras, é um equipamento que com uma lâmina de aço reta ou curva, situada na parte dianteira do trator e perpendicular ao eixo da máquina. Essa lâmina permite que um melhor descolamento de materiais e a limpeza das áreas. Ele também é essencial para grandes obras pois é utilizado em conjunto com os Scrapers.

trator esteiras Komatsu D85EX
Bulldozer Komatsu D85EX

Scraper

É uma das máquinas de terraplenagem usada para extração de terra em camadas. Sua principal vantagem é sua versatilidade, que permite que operações de carga, transporte e descarga possam ser realizadas por uma única máquina, com ajuda de um trator de esteiras normalmente.

Pás carregadeiras

Usada para nivelar terrenos e fazer a remoção de solo quando o mesmo se encontra em excesso em determinados locais do projeto. Além disso, ela também é usada para carregar outros materiais no canteiro de obras. O solo deve estar seco e firme para que a máquina consiga trafegar tranquilamente.

5 dicas para executar bem a terraplenagem de uma construção

1- Contrate um profissional da área

Antes de adquirir o terreno, contrate um profissional especializado em terraplenagem. Ele será o responsável por dar as condições do lote, explicando o que pode e o que não pode ser feito naquele espaço. Dessa maneira, você terá uma noção se seu projeto conseguirá ser realizado no terreno ou não.

2- Faça um plano de acesso dos equipamentos

Certamente você precisará de certas máquinas para fazer a terraplenagem. Por isso, pense nas formas de facilitar o trânsito desses equipamentos. Algumas empresas que fazem esses serviços se responsabilizam por realizar essa tarefa por você, caso deseja contratar alguma delas.

Além disso, é importante que você use apenas as máquinas necessárias, evitando, assim, o desgaste do solo.

3- Faça a limpeza das áreas

Antes de começar a terraplenagem, é indispensável que você retire todas as vegetações da área e quaisquer outros materiais que atrapalhem o serviço. Dessa maneira, você gerente a qualidade do seu terreno deixando-o mais estável e sólido.

4- Não tire terra demais

Tirar terra demais de um ponto do terreno compromete a sua qualidade. Caso ele fique na parte de cima da rua, por exemplo, será necessário retirar um pouco de terra. Porém, não tire muito para que as outras construções não sejam prejudicadas. Tudo dependerá do desnível com que você está lidando. O que significa que será necessário saber exatamente quanto de terra terá de ser retirada para que o nível se iguale. Afinal, se você tirar terra demais, as outras construções ficarão mais altas do que a sua.

é importante saber a quantidade certa de terra para retirar na hora de fazer a terraplenagem e evitar um desnivelamento entre as construções
É importante saber a quantidade certa de terra para retirar na hora de fazer a terraplenagem para evitar um desnivelamento entre as construções

5- Escolha as máquinas corretamente

As máquinas pesadas aumentam a produtividade e eficácia desse trabalho. Mas é preciso saber qual máquina usar e como usá-la. Seguindo as informações que demos no texto acima, fica mais fácil escolher a máquina correta para cada tipo de serviço.

Conheça a maior escavadeira do mundo

Agora que você já conhece as máquinas ideais para realizar a terraplenagem, visite o Superbid Marketplace e escolha a que mais combina com a sua obra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui