2ª via de multa: Quando um condutor comete alguma infração, recebe uma Notificação de Autuação de Infração de Trânsito, cujo objetivo é informar o proprietário do veículo que o mesmo foi autuado.

O que fazer no caso da perda do boleto da multa? É preciso emitir a sua 2ª via. Confira a seguir como fazer. 

Como emitir 2ª via de multa?

Esse procedimento é bem simples. Basta procurar o site do DETRAN no site de busca de sua preferência, digitando “DETRAN” + a UF do seu estado, por exemplo: DETRAN AM, DETRAN MG, DETRAN PA e assim por diante.

Saiba o passo a passo para conseguir 2ª via de multa automobilística

Ao localizar o site, procure a aba de Infrações ou Multas. A nomenclatura pode variar de acordo com o órgão de cada estado, mas o procedimento é geralmente parecido. Ao acessar essa parte do site, deve aparecer as instruções detalhadas para gerar a 2ª via de multa. 

Outra opção é realizar uma busca pelo CPF do condutor, verificando as cobranças em aberto. Em seguida, basta selecionar a multa em questão e solicitar a emissão da 2ª via.

Uma outra forma de consultar multas é através do veículo. Com a placa ou o renavam do carro, também é possível conferir as multas em aberto e solicitar a segunda via.

Por que vale a pena entrar com recurso antes de pagar a multa?

Recorrer da multa recebida é um direito básico de defesa de todo condutor, e pode trazer resultados positivos, principalmente se o caso for deferido, mas não só.

Se a infração tiver sido injustamente atribuída, ao recorrer o condutor pode ter o recurso deferido. Além de não precisar pagar a multa, você se livra de receber a pontuação na sua habilitação, o que é sempre bom evitar.

Ao vencer o recurso, nenhum ponto será registrado em sua CNH, e isso pode fazer toda a diferença para não ter a carteira suspensa. Ao atingir o limite (que atualmente é de 40 pontos) referente à pontuação de infrações ao longo de 12 meses, o condutor tem a sua CNH cassada.

2ª via de multa- Vale a pena recorrer a multa em sua CNH

Nos casos de motoristas que acumulam algumas infrações na carteira, recorrer pode salvar sua habilitação, ou pelo menos pode te ajudar a ganhar tempo até que a pontuação de outra infração expire.

Nessa situação, mesmo que você não vença o recurso, pode evitar atingir a soma máxima de pontos na CNH no limite de 12 meses.

Outra circunstância que oferece riscos à habilitação de um condutor é ser flagrado dirigindo enquanto a CNH está suspensa, o que pode levar à cassação do direito de dirigir.

Esse é um problema ainda mais crítico, configurando a punição mais grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a habilitação cassada, o motorista fica proibido de dirigir por dois anos. Após o final desse período, precisará fazer uma nova habilitação do zero, passando novamente por todo o procedimento da CNH, incluindo CFC, prova teórica, aulas práticas, prova prática e o pagamento das taxas ao DETRAN.

Não seria ótimo poder evitar ter de enfrentar toda a burocracia, estudos e gastos financeiros que estão envolvidos nesse processo?! 

Saiba como pedir a 2ª via da multa- e como recorrer a ela

Outra razão possível para entrar com recurso ao receber a notificação de multa é ganhar tempo para pagá-la. Como nem todas as multas possuem valor acessível, isso pode ajudar o infrator a se planejar financeiramente para arcar com o prejuízo sem causar um rombo em seu orçamento.

Mesmo que a infração não seja de fato anulada em caso de recurso, o processo todo deve levar cerca de alguns meses, tempo que pode fazer a diferença para juntar o dinheiro necessário. 

Além do prejuízo financeiro, ter a CNH suspensa ou cassada pode gerar diversos outros tipos de problemas, como a dificuldade de locomoção e o consequente impacto no planejamento diário para executar as tarefas cotidianas.

Muitas pessoas dependem de seus veículos para chegar ao trabalho ou local de estudo ou para cumprir outros compromissos, o que pode ficar comprometido no caso de um problema grave com a habilitação.

Pensando em adquirir um novo carro? Leilão online é a melhor opção

Se já está na hora de realizar a troca do seu veículo, então você provavelmente já está de olho em alguns modelos que te interessam, não é mesmo?!

No leilão de veículos do Marketplace Superbid, oferecemos uma enorme diversidade de marcas e modelos para todos os gostos e bolsos.

As vantagens não param por aí: já imaginou comprar um veículo sem abrir mão do conforto da sua casa? Para conferir os lotes em aberto em primeira mão, fique de olho em nosso blog

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui