2ª via de multa: como fazer a emissão novamente?

Pegar a 2ª via de multa é para quando um condutor comete alguma infração, recebe uma Notificação de Autuação de Infração de Trânsito, cujo objetivo é informar o proprietário do veículo que o mesmo foi autuado.

Entender sobre as multas que o seu veículo leva é uma forma de manter na linha em relação a pontuação. Por conta disso, é importante saber como funciona até mesmo a emissão de segunda via.

O que fazer no caso da perda do boleto da multa? É preciso emitir a sua 2ª via. Confira a seguir como fazer. 

Como emitir 2ª via de multa?

Esse procedimento é bem simples. Basta procurar o site do DETRAN no site de busca de sua preferência, digitando “DETRAN” + a UF do seu estado, por exemplo: DETRAN AM, DETRAN MG, DETRAN PA e assim por diante.

Saiba o passo a passo para conseguir 2ª via de multa automobilística

Ao localizar o site, procure a aba de Infrações ou Multas. A nomenclatura pode variar de acordo com o órgão de cada estado, mas o procedimento é geralmente parecido. Ao acessar essa parte do site, deve aparecer as instruções detalhadas para gerar a 2ª via de multa. 

Outra opção é realizar uma busca pelo CPF do condutor, verificando as cobranças em aberto. Em seguida, basta selecionar a multa em questão e solicitar a emissão da 2ª via.

Uma outra forma de consultar multas é através do veículo. Com a placa ou o renavam do carro, também é possível conferir as multas em aberto e solicitar a segunda via.

Leia também: Vistoria veicular: importância, tipos e o que é avaliado durante o procedimento

Por que vale a pena entrar com recurso antes de pagar a multa?

Recorrer da multa recebida é um direito básico de defesa de todo condutor, e pode trazer resultados positivos, principalmente se o caso for deferido, mas não só.

Se a infração tiver sido injustamente atribuída, ao recorrer o condutor pode ter o recurso deferido. Além de não precisar pagar a multa, você se livra de receber a pontuação na sua habilitação, o que é sempre bom evitar.

Conheça o Canal do Campo

Para você que está pensando em investir na pecuária, com equipamentos de qualidade e um preço abaixo do mercado, o Canal do Campo é o que você estava procurando. Esse é um canal exclusivo da Superbid Exchange com os melhores leilões do mundo agro para você!

Ao vencer o recurso, nenhum ponto será registrado em sua CNH, e isso pode fazer toda a diferença para não ter a carteira suspensa. Ao atingir o limite (que atualmente é de 40 pontos) referente à pontuação de infrações ao longo de 12 meses, o condutor tem a sua CNH cassada.

2ª via de multa- Vale a pena recorrer a multa em sua CNH

Nos casos de motoristas que acumulam algumas infrações na carteira, recorrer pode salvar sua habilitação, ou pelo menos pode te ajudar a ganhar tempo até que a pontuação de outra infração expire.

Nessa situação, mesmo que você não vença o recurso, pode evitar atingir a soma máxima de pontos na CNH no limite de 12 meses.

Outra circunstância que oferece riscos à habilitação de um condutor é ser flagrado dirigindo enquanto a CNH está suspensa, o que pode levar à cassação do direito de dirigir.

Esse é um problema ainda mais crítico, configurando a punição mais grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a habilitação cassada, o motorista fica proibido de dirigir por dois anos. Após o final desse período, precisará fazer uma nova habilitação do zero, passando novamente por todo o procedimento da CNH, incluindo CFC, prova teórica, aulas práticas, prova prática e o pagamento das taxas ao DETRAN.

Leia também: Multas de trânsito: quais são as principais dúvidas?

Não seria ótimo poder evitar ter de enfrentar toda a burocracia, estudos e gastos financeiros que estão envolvidos nesse processo?! 

Saiba como pedir a 2ª via da multa- e como recorrer a ela

Outra razão possível para entrar com recurso ao receber a notificação de multa é ganhar tempo para pagá-la. Como nem todas as multas possuem valor acessível, isso pode ajudar o infrator a se planejar financeiramente para arcar com o prejuízo sem causar um rombo em seu orçamento.

Mesmo que a infração não seja de fato anulada em caso de recurso, o processo todo deve levar cerca de alguns meses, tempo que pode fazer a diferença para juntar o dinheiro necessário.

Conheça o Canal do Campo

Para você que está pensando em investir na pecuária, com equipamentos de qualidade e um preço abaixo do mercado, o Canal do Campo é o que você estava procurando. Esse é um canal exclusivo da Superbid Exchange com os melhores leilões do mundo agro para você!

Além do prejuízo financeiro, ter a CNH suspensa ou cassada pode gerar diversos outros tipos de problemas, como a dificuldade de locomoção e o consequente impacto no planejamento diário para executar as tarefas cotidianas.

Muitas pessoas dependem de seus veículos para chegar ao trabalho ou local de estudo ou para cumprir outros compromissos, o que pode ficar comprometido no caso de um problema grave com a habilitação.

Pensando em adquirir um novo carro? Leilão online é a melhor opção

Se já está na hora de realizar a troca do seu veículo, então você provavelmente já está de olho em alguns modelos que te interessam, não é mesmo?!

No leilão de veículos do Marketplace Superbid, oferecemos uma enorme diversidade de marcas e modelos para todos os gostos e bolsos.

As vantagens não param por aí: já imaginou comprar um veículo sem abrir mão do conforto da sua casa? Para conferir os lotes em aberto em primeira mão, fique de olho em nosso blog

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *