O universo das máquinas pesadas conta com equipamentos de grande porte, principalmente, para aumentar a produtividade ao máximo. Algumas dessas máquinas podem ser realmente “gigantes”, como é o caso da LeTourneau L-2350, considerada a maior pá carregadeira do mundo. 

História

Construída pela LeTourneau Inc. – que depois de algumas aquisições se juntou a Joy Global em 2011, mais conhecida como P&H -, a LeTourneau L-2350 possui a maior caçamba do mundo segundo o Guinness. Sua capacidade é de 53 yd³ – 40m³, o que permite que ela levante 72 toneladas a uma altura 7,3 metros e 11,5 metros de alcance.

LeTourneau L-2350 agora PH

Por se tratar de tratores com dimensões impressionantes, geralmente eles são montados e desmontados nos locais de trabalho. Projetado para trabalhar juntamente com caminhões de capacidade de carga de até 400 toneladas.

 

Seu peso operacional é de 258 toneladas, enquanto seu motor apresenta 2.332 cv, 16 cilindros de 65 litros das marcas Commins e Detroit Diesel. Já seus pneus têm 4 metros de diâmetro e 1,78 metros de largura. O reservatório de lubrificantes é do tamanho de uma caixa d’água pequena, com uma capacidade de armazenamento de 250 litros.

Um dos dados mais impressionantes da maior pá carregadeira do mundo é a capacidade do tanque, que suporta quase 4 mil litros (exatos 3.975 litros). Seu consumo médio é de 300 litros por hora, já que seu tamanho e suas operações exigem bastante do motor.

A tecnologia da LeTourneau L-2350

A tecnologia de regeneração de energia é considerada 20% mais econômica e produtiva do que versões anteriores. No Brasil, o complexo Carajás conta, em sua frota de lavra, com o esquipamento para auxiliar nos serviços.

LeTourneau L-2350 na obra

A maior pá carregadeira do mundo foi projetada para trabalhar em grandes minas e consegue chegar em uma velocidade máxima de 17 Km por hora. Embora seja uma velocidade relativamente lenta em comparação com os padrões automotivos, é bastante rápida para máquinas deste tipo.

Para evitar o superaquecimento dos pneus, eles são cheios de nitrogênio. O gás, diferente do ar comum, permanece frio mesmo sobre pressões muito altas. Esses pneus foram projetados pela Firestone exclusivamente para a maior pá carregadeira. Afinal, naquela época não existia nada similar à máquina.

A única desvantagem da L-2350 é que a maior pá carregadeira só consegue trabalhar com material solto. Ou seja, ela não opera com rochas sólidas a não ser que tenha sido dinamitada.

 

 

  sucata  

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui