pallet de metal

Pallets de metal: por que sua empresa deveria utilizar?

Os pallets de metal vêm ganhando mais espaço na indústria por conta dos benefícios e vantagens exclusivas sobre as unidades que utilizam madeira como matéria-prima.

Um setor estratégico para qualquer indústria ou empresas, é preciso tomar determinadas medidas para estipular algumas estratégias para melhor aproveitamento ou obter mais benefícios. Por isso, alguns diretores ou gestores optam por algumas ferramentas para tentar maximizar os ganhos e otimizar a rotina de trabalho. 

Uma dessas ferramentas é o pallet de metal. Embora os pallets de madeira e plástico sejam mais populares e agilizem agilizar os processos de manipulação, transporte e armazenamento de mercadorias, as unidades de metal vêm ganhando notoriedade no segmento.

Neste post, você vai conhecer mais sobre os pallets de metal, como suas características e benefícios, e entender por que sua empresa deve adotá-los no dia a dia. Continue a leitura para saber mais!

O que é um pallet de metal?

Um pallet de metal é essencialmente conhecido como um dos mais variados tipos de pallets existentes no mercado, como os de madeira (que por si só contam com vários tipos subtipos) e plástico, e que contam com aplicações muito específicas. 

Por serem pesados e robustos, são os tipos de pallet mais utilizados nos setores automotivo, logístico e de processamento de metais. Como resultado, suas partes superiores podem ser adaptadas para transportar componentes pré-montados, entre outros itens variados.

Pallets de metal por que sua empresa deveria utilizar
Os pallets de metal têm ganhado mais espaço nas empresas e indústria por conta de uma série de benefícios que eles oferecem para o manuseio e armazenamento de mercadorias e produtos

Normalmente, os pallets de metal são produzidos seguindo as especificações e medidas dos EURO Pallets de madeira. 

Neste caso, eles são utilizados da mesma maneira. No entanto, os pallets de metal produzidos com especificações diferentes dos EURO Pallets requerem um tratamento específico. A possível deformação das vigas de suporte também deve ser levada em consideração.

Devido à sua rigidez e possibilidade de deformação, deve-se ter cuidado ao utilizar pallets de metal com estantes dinâmicas com rolos. Para entender melhor, confira abaixo a anatomia e especificações dos pallets de metal:

Anatomia dos pallets de metal

A anatomia do pallet de metal é basicamente composta com os seguintes elementos:

  • Quadro em tubo retangular na parte superior; 
  • Travessas centrais em chapa dobrada em (U) que sobrepõe o quadro em tubo retangular;
  • Esqui padrão ou com rebaixo de encaixe para longarinas na parte inferior;

Os pallets de metal são confeccionados com um quadro superior tubular do tipo retangular com 50 x 30 mm para cargas até 1200Kg; 6 travessas em chapa dobrada no perfil (U), além de dois esquis de apoio com a opção de rebaixo para encaixe no porta-pallets.

Já na versão para cargas acima de 1200 kg, eles são confeccionados com um quadro superior tubular do tipo retangular com 50 x 30 mm; 8 travessas para cargas acima dos 1200 Kg; e, assim como sua outra versão, dois esquis de apoio com a opção de rebaixo para encaixe no porta-pallets.

Dimensões dos pallet de metal

Cerca de 90% dos fornecimentos dos pallets de metal contam com as dimensões PBR: em outras palavras, 1000 mm de frente x 1200 mm de profundidade x 145 mm de altura.

  • Peso: 22 kg;
  • Capacidade de carga: até 3000 kg cargas distribuídas.

Leia também: Quantos quilos suporta um palete?

Quais são as aplicações dos pallets de metal na indústria?

Extremamente úteis para uma ampla gama de indústrias que precisam de pallets muito fortes para utilizações pesadas, ou de pallets de não são confeccionadas por meio de materiais orgânicos, existem muitos segmentos que fazem uso dos pallets de metal – e cada qual com uma intenção distinta.

Os tipos de indústrias que utilizam pallets de metal incluem:

  • Setor de construção: materiais grandes e pesados ​​devem ser movimentados e armazenados em unidades de pallets resistentes;
  • Indústrias químicas: É essencial o uso de pallets fortes para suportar ambientes severos e serem seguros para utilização na produção e armazenamento de produtos químicos;
  • Armazenamento externo de longo prazo: Requer pallets robustos e resistentes à prova de intempéries para armazenamento de materiais externos;
  • Indústria de preparação e manipulação de alimentos: Os pallets precisam ser facilmente esterilizados para que não contaminem os alimentos durante sua produção ou armazenamento;
  • Indústrias de exportação: Pallets não devem conter pragas e devem estar em conformidade com ISPM 15 (Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias n.º 15 que trata diretamente da necessidade de tratar materiais de madeira utilizados para embarque de produtos entre países).

Leia também: Onde comprar pallets baratos?

Quais os benefícios de se usar pallets de metal?

Bilhões de pallets são utilizados no mundo inteiro para uma variedade de usos: seja para a fabricação, armazenamento, usos industriais ou também comerciais. 

Sabendo que as unidades também são utilizadas no transporte de materiais e mercadorias, nas instalações de armazenamento em armazéns e grandes depósitos, e instalações comerciais, às vezes, é comum querer optar por um modelo mais forte e robusto para aguentar cargas mais pesadas. 

É justamente aí que os pallets de metal se fazem necessários. Os pallets de metal têm se tornado mais populares que os pallets de madeira porque contam com vários benefícios atrelados a eles. E nesta seção, você vai descobrir quais as vantagens de utilizá-los na sua empreitada; confira:

1. Força

Sem dúvida, o principal benefício dos pallets de metal é a força. Os pallets de metal são invariavelmente mais fortes do que os pallets de madeira e também pesam menos do que eles. 

Aliás, um pallet de metal consegue até mesmo suportar mais peso durante o transporte e armazenamento. Assim, as mercadorias que estão sendo transportadas e armazenadas também estão expostas a menos danos porque estarão mais protegidas.

2. Melhor design

Os pallets de metal podem ser projetados de várias maneiras e formas de acordo com a intenção de uso. Um benefício chave deles, aliás, é a capacidade de ser empilhado até uma altura máxima, oferecendo assim mais facilidade de armazenamento com economia de espaço em armazéns – onde tempo é dinheiro!

pallets de metal
Os pallets de metal vêm ganhando espaço pela sua usabilidade em setores diversos, como construção, farmacêutica, indústria química e outras

Como comparação aos pallets de madeira, que contam com uma capacidade de design limitada, visto que a marcenaria conta com suas contenções, os pallets de aço podem ser projetados de diversas maneiras. 

Existem modelos com arestas removíveis, painéis destacáveis, acesso aberto e também com pés especiais para levantá-los do chão. Com uma ampla e variada gama de usabilidades oferecidas aos diferentes designs, há a possibilidade de maior flexibilidade e adaptação aos requisitos.

3. Baixos índices de desperdício 

Ao utilizar pallets de madeira que não são tão fortes ou duráveis – especialmente para o transporte de mercadorias – os produtos carregados podem ser esmagados, danificados ou amassados. Isso ocorre porque os pallets de madeira não são estáveis e geralmente fazem com que as cargas se movam ou caiam. 

Os pallets de metal são muito mais fortes e oferecem proteção aprimorada, mantendo as cargas com mais segurança, o que minimiza os danos causados pelo transporte das mercadorias.

Esse desempenho aprimorado também ajuda a reduzir o desperdício de mercadorias danificadas, assim como o de custos gerais em sinistros de seguro e o atraso de mercadorias devido a danos externos.

4. Baixo descarte

Sugando um pouco do assunto do último tópico, é possível dizer que os pallets de madeira são, muitas vezes, vistos como descartáveis e são prontamente jogados fora, especialmente porque se quebram com mais facilidade e rapidez: em outras palavras, eles ajudam a criar uma grande quantidade de resíduos que poluem o meio ambiente. 

Quando os pallets de madeira são danificados e inutilizados, significa também que mais unidades vão precisar ser encomendadas e estocadas. Ordenar repetidamente as unidades também é algo que vai consumir mais custo, tempo e recursos. 

Em contrapartida, os pallets de metal duram por mais tempo e são mais robustos, o que significa menos tempo e custo gastos para reabastecê-los.

5. Durabilidade

Também seguindo o raciocínio do último tópico, os pallets de madeira estão mais sujeitos a apodrecer e deteriorar-se e, se usados em excesso, ficam velhos e sobrecarregados, assim, rachando mais facilmente. Isso vai torná-los mais perigosos e inúteis ao longo do tempo. 

pallet de aço ou alumínio
Para saber se um pallet de metal é a melhor ferramenta para o seu negócio, procure se certificar das características do pallet, o ambiente em que será usado, tamanho e tempo de uso, entre outros

Os pallets de metal são extremamente fortes e duram por anos e mais anos, dando assim, mais valor ao dinheiro gasto neles por causa de sua maior vida útil e durabilidade. 

Embora eles tenham um valor inicial mais alto, seu custo ao longo de sua vida útil é mais barato porque duram muito mais tempo, então é possível dizer que eles “se pagam” conforme os anos vão passando.

6. Mais uso na indústria

Os pallets de metal são os modelos mais indicados para uso industrial, pois são muito mais robustos e podem suportar condições climáticas extremas, assim como condições de calor e frio. 

Eles também podem ser projetados para soluções de armazenamento extensas em indústrias para auxiliar na maximização do espaço interno, uma vantagem que os pallets de madeira não podem oferecer.

7. Higiene e segurança

Por fim, os pallets de metal são opções mais higiênicas e seguras do que os pallets de madeira. Isso porque as unidades de madeira geralmente podem ser contaminadas facilmente com bactérias que levam a problemas de higiene e também à propagação de doenças e enfermidades. 

Já os pallets de metal não contam com esse grande problema, visto que podem ser higienizados e limpos de forma mais eficaz: dessa maneira, anulando germes, bactérias e infestação de insetos. 

Os pallets de madeira também correm o risco de criar incêndios, algo que simplesmente não existe durante o uso de pallets de metal.

Leia também: Onde comprar pallets baratos?

Como preservar a prolongar a vida dos pallets de metal?

Como você viu, os pallets de metal podem ser mais fortes e duráveis, mas, ainda assim, vão precisar de alguma manutenção e de boas práticas de manuseio. 

Amosta de um pallet de aço
Preservar a vida do seu pallet de metal trará benefícios ainda maiores quanto ao seu uso durante o dia a dia do seu empreendimento

Levar certas orientações em consideração para lidar com suas unidades de metal também o ajudará a gerenciar a desordem e manter um ambiente seguro em seu depósito e instalações de armazenamento. Para cuidar dos pallets de metal da melhor forma, siga as orientações abaixo:

Verifique o ambiente

Primeiramente, avalie onde você armazena os seus pallets de metal. Por exemplo, o metal é geralmente resistente à corrosão. Mas se for armazenado em condições desfavoráveis, e por períodos prolongados, ele vai começar a enferrujar e se deteriorar. 

Esse será especialmente o caso em ambientes de alta umidade ou quando houver o contato com produtos químicos corrosivos. No entanto, nessas condições, você pode tentar proteger seu pallet de metal armazenando-o em um local seco e limpo, longe desses possíveis danos.

Evite a sobrecarga dos pallets

Os pallets de metal podem ser mais duráveis, mas não indestrutíveis. Eles contam com um limite de capacidade pré-estabelecido que, caso excedido, reduzirá drasticamente a sua vida útil. Contudo, a maioria das pessoas não entende isso, e é por isso que a sobrecarga continua sendo a principal causa de danos aos pallets de metal.

Para evitar esse problema, é bastante simples: respeite a capacidade máxima de carga do pallet. Essas orientações você pode obter diretamente com o fabricante ou com seu fornecedor. 

Limpe os pallets de metal periodicamente

Os pallets de metal são menos propensos ao acúmulo de sujeira do que as unidades de madeira e plástico. Mas, se eles permanecerem negligenciados e sem assistência, especialmente em um ambiente industrial, você terá um grande problema a longo prazo. 

Portanto, é indicado limpar os pallets de metal periodicamente. Para isso, você não vai precisar de muito, basta utilizar um pano úmido ou uma mangueira de vez em quando e pronto, seu pallet estará novo em folha – e higienizado.

Como selecionar os melhores pallets de metal para o seu negócio? 

Tendo considerado o tipo de material para um pallet que melhor se adapta às suas necessidades do seu negócio, ao escolher um tipo específico de pallet de metal para as suas instalações, é importante levar em conta:

  • O peso, tamanho e densidade dos materiais e produtos da cadeia de suprimentos que você deseja armazenar;
  • Identificar o tempo que será necessário para o uso das unidades: Quanto tempo você precisará deles? Para curto ou longo prazo? Se a resposta for a longo prazer, é melhor poder contar com os pallets de metal;
  • O tamanho do pallet e a estrutura mais adequada às suas instalações de armazenamento: Por exemplo, se você estiver administrando uma fábrica de processamento de alimentos, considere pallets de plástico;
  • A amplitude do espaço de armazenamento do seu armazém: Pretende empilhar a sua carga em prateleiras ou com pallets encaixáveis?
  • O ambiente da sua instalação: Seu pallet será exposto a altas temperaturas, muitos atritos ou produtos químicos? Felizmente, existem racks de metal projetados para todos os ambientes;
  • Por fim, o tipo de pallets e expositores: Eles serão visíveis publicamente para seus clientes verem ou ficarão escondidos nos bastidores?

Todos esses pontos devem ser considerados antes de adquirir seus pallets, sejam eles de metal, plástico ou madeira.

Leia também: Quantos paletes PBR cabem em um Truck?

Somente a Superbid conta com as principais ferramentas e acessórios para aumentar o sucesso do setor logístico da sua companhia. Temos uma seção dedicada a produtos de armazenagem com os melhores preços, confira abaixo.

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *