pallets

O que é um pallet PBR?

Unidade que surgiu da necessidade de padronizar o uso de pallets de madeira para um melhor aproveitamento do espaço, o pallet PBR é o modelo mais utilizado no Brasil.

Pensando nessa necessidade, foram determinadas medidas de seu protótipo, que também ficou conhecido como o palete brasileiro. Aliás, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, que ajudou a homologá-lo, seus critérios foram impostos para utilização em todo o território brasileiro.

Neste post, vamos explicar mais detalhadamente o que caracteriza o pallet PBR, os principais motivos pelos quais são tão essenciais na cadeia logística, e mais informações sobre o modelo.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura.

O que é um palett PBR?

Caso você não os conheça, os pallets são estrados cuja fabricação acontece por meio de materiais como plástico, metal e madeira.

Geralmente, seu uso está diretamente ligado a indústrias de segmentos variados, como farmacêutico, têxtil, alimentício, entre outros, no qual é empregado para mantimento de fardos em depósitos, armazém de empresas, transportadoras e demais. 

pallet pbr
Após uma análise criteriosa, com estudo de diversos modelos para obter um pallet que pudesse cumprir com quesitos tais quais versatilidade para melhor atendimento de indústrias do segmento, os órgãos estipularam os pallets PBR.

Já sua principal função é a de possibilitar a transferência das cargas dos caminhões até os depósitos com mais cautela e agilidade. Em outras palavras, é o tipo de utensílio cuja existência se dá para o armazenamento e transporte de mercadorias diversas. 

Junto a sua existência, uma dúvida sempre paira no ar e tem a ver com a sigla PBR. Mas o que significa? Comumente visto durante as pesquisas de modelos e ofertas de pallets de madeira, o PBR é sigla para Palete Padrão Brasileiro. 

Ele surgiu da necessidade de padronizar o uso dos paletes de madeira em solo brasileiro com o principal objetivo de obter um melhor aproveitamento dos espaços nos meios de transporte de depósitos. Os PBR são retornáveis, montados com todos, contam com quatro entradas e são os mais utilizados no Brasil.

Eles também podem ser encontrados em madeira eucalipto e também podem ser usados em racks metálicos, em estantes porta pallet ou até mesmo no solo.

Essas dimensões são padronizadas, ajudando a tornar seu uso eficaz em todo o processo de carga e descarga nos mais variados locais que contam com mercadores em larga escala.

Falando em padronização, o modelo foi uma criação da ABRA. E a seguir, você vai entender mais sobre o processo por trás da sua confecção.

Leia também: Fábrica de tintas completa com valores abaixo do mercado!

Qual foi a motivação da ABRAS para a criação do palett PBR?

A ideia de criação desse modelo de pallet surgiu após a ampla constatação de que o transporte realizado entre fornecedores e supermercados contava com um processo pouco mecânico, assim, exigindo um uso extensivo da mão de obra para realizar a descarga e carga das mercadorias de caminhões.

Então, pensou-se na criação de um pallet que tivesse caráter padrão para ser utilizado pelas mais diferentes indústrias. 

Assim, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) decidiu desenvolver um modelo guiado por meio de dois princípios elementares: a capacidade do utensílio ser utilizado em qualquer tipo de movimentação, sistema ou método de estocagem. Além disso, a ABRAS queria que a unidade conseguisse trocar o cheio pelo vazio.

Para que o modelo pensado pela ABRAS pudesse ver a luz do dia, foram necessários, ao todo, dois anos de testes e estudos árduos. Em seguida, o modelo foi repassado para testagem rigorosas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidades de São Paulo (IPT-USP), além de provas de campo em caminhões e diversos armazéns.

Muito além disso, a ABRAS decidiu que a medida dos pallets PBR seguiram padrões com aplicação em âmbito nacional, assim, garantindo que os modelos pudessem ser usados em praticamente todos os modelos de negócio de logística. 

logo da abras
A Associação Brasileira de Supermercados foi o principal nome por trás da criação do pallet PBR.

Outro grupo responsável pela criação da unidade foi o Grupo Pallet de Distribuição (GPD), desenvolvido unicamente para dar liga aos estudos sobre o protótipo.

Na época dos estudos sobre o modelo, foram catalogados mais de mil modelos diferentes em utilização no país. Por isso, com a padronização, se tornou realidade um objeto que pudesse ser utilizado em qualquer indústria. 

Por esses e por outros motivos que o pallet PBR é utilizado até os dias de hoje, mais de três décadas da sua criação (originária em 1988).

Quais são as medidas do pallet PBR?

De acordo com os critérios de confecção impostas para esses suportes estabelecidos pela ABRAS, um pallet PBR deve ter medidas padronizadas, facilitando no empilhamento ideal entre os caminhões e outros meios de transportes do setor logístico, assim como nas estantes.

Então, para se enquadrar nos padrões estabelecidos pelos órgãos que estabeleceram sua criação, os pallets de madeira PBR devem seguir as seguintes dimensões 

1000 mm X 1200 mm X 140 mm

Respeitando, assim, o padrão exigido pela ABRAS, Comitê Permanente de Paletização (CPP) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidades de São Paulo (IPT-USP).

Essas medidas de referência são as mesmas do padrão utilizado no restante da América do Sul e África, além de ser o padrão mais utilizado na Europa, o que ajuda a facilitar o transporte de produtos de origem nacional e importados.

Leia também: Equipamentos e peças de informática com valores abaixo do mercado!

Qual é a carga máxima suportada pelo pallet PBR?

Após uma análise criteriosa, com estudo de diversos modelos para obter um pallet que pudesse cumprir com quesitos tais quais versatilidade para melhor atendimento de indústrias do segmento, os órgãos estipularam um peso máximo permitido para os pallets PBR.

De acordo com o que foi estipulado, um pallet PBR conta com peso máximo permitido de 42 kg, enquanto sua capacidade de carga está entre 2.500 e 3.000 kg para cargas estáticas e 1.500 e 2.000 para cargas dinâmicas.

No entanto, é importante ressaltar que as capacidades do pallet vão variar de acordo com o tipo de madeira com o qual ele foi produzido, assim como seu peso.

Quais são as características principais do pallet PBR?

As principais características desses pallets levam em consideração os critérios estipulados e as normas que os conferem. 

Sua principal característica, para além das medidas e capacidade máxima, se dá em sua formação. Um pallet PBR deve contar com a existência de chanfros nos quatro cantos e nas arestas superiores da base biselada. Somente com essa característica que ele poderá ser facilmente removido ou acoplado onde quer que seja. 

Outra grande característica do modelo é sua ampla interação com os meios de transporte que atuam no setor logístico, sendo compatível com quaisquer máquinas em movimento. O modelo também é reconhecido pelo melhor aproveitamento da madeira e de preservação ambiental, conferindo-lhe maior durabilidade.

Tudo isso o ajuda a oferecer praticidade, além de, principalmente, segurança em sua utilização e manuseio.

Quais são as principais vantagens de utilizar um pallet PBR?

Como dito anteriormente, a necessidade de normatizar o uso dos paletes no Brasil levou a criação dos pallets PBR. Contudo, seu uso pode oferecer diversas vantagens para quem opta pelo modelo. Conheça aqui algumas: 

  • É um tipo de pallet que pode ser usado sobre qualquer sistema de armazenagem, embora seja especificamente adequado para a utilização em armazéns automáticos; 
  • Ele pode ser manipulado por qualquer tipo de meio de transporte ou empilhadeira sem restrições;
  • Conta com dimensões que facilita o agrupamento de produtos ou mercadorias;
  • Com a sua normatização, tornou-se fácil padronizar os espaços nos contêineres marítimos e nos caminhões de frota; 
  • Pode ser facilmente reutilizado, permitindo a diminuição de valores em futuras compras de unidades;
  • Aderido por boa parte das companhias que operam em solo nacional;
  • Facilidade na integração do transporte entre o administrador e o fornecedor;
  • Flexibilidade na operação entre máquinas e veículos de transporte; 
  • Ajudam na otimização do espaço.

Qual a importância dos pallets PBR?

Como dito anteriormente, a utilização do pallet PBR traz uma série de benefícios para o setor logístico e as demais indústrias inseridas no segmento, sejam elas do ramo farmacêutico, têxtil, alimentício, entre outros. 

A importância de utilizar o pallet PBR se faz completa por conseguir oferecer um produto com:

  • Aplicação universal;
  • Proteção das cargas transportadas;
  • Durabilidade;
  • Padronização dos armazéns e estoques;
  • Agilidade no transporte e na movimentação de mercadorias.
  • Basicamente, se apoiando em dois princípios fundamentais: intercambialidade e aplicação universal. 

1. Intercambialidade: O pallet PBR deve ser padronizado com as especificações técnicas exigidas, normas e procedimentos elaborados e fiscalizados pelos mais diversos órgãos que atuaram na homologação do seu projeto.

2. Aplicação Universal: O palett PBR pode ser utilizado em qualquer tipo de movimentação, sistema ou método de estocagem.

Conclusão

Como podemos ver, é essencial a existência de uma norma de características, conformidade, unidades, pesos, medidas e outros para que os pallets brasileiros conversem entre si e todos os setores que os utilizam. 

Assim, é essencial que seus fabricantes sejam responsáveis pelo cumprimento de ordens e padrões de qualidade para assegurar seu desempenho e uso correto em solo nacional. 

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Quer ver mais conteúdo relacionados a pallets e armazenagem? Acesse o blog Superbid e entenda melhor sobre esse mercado!

O que é necessário para fazer um leilão virtual?
O que é necessário para fazer um leilão virtual?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?

Posts Similares

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *