Entenda como funciona a promessa de compra e venda de imóvel

O que é registro de imóvel e por que esse documento é tão importante?

Registrar um imóvel é uma das etapas mais importantes na hora de comprar um novo bem. Afinal, é por meio do registro de imóvel que você será considerado o novo proprietário da sua nova casa, e finalmente poderá realizar o sonho de ter sua casa própria. Mas você sabe o que é o registro de imóvel, qual o valor e como fazer um?

Muitas pessoas que estão pensando em comprar sua casa própria confundem o registro de imóvel com a matrícula de imóvel e escritura. Porém, os três documentos possuem uma grande diferença e possuem funções específicas.

Para que você entenda melhor, separamos um post completo explicando tudo sobre o registro de imóvel. Confira!

O que é registro de imovel?

O registro de imóvel nada mais é do que uma formalização da transmissão do bem para outra pessoa e da declaração de que um indivíduo é o proprietário legal daquele imóvel.

o registro de imóvel é um documento usado para reconhecer o proprietário legal do bem

Em outras palavras, é o documento que transfere um bem de uma pessoa para outra, e somente por meio dele é que o novo proprietário poderá se considerar realmente dono daquele bem.

Quando é feito o registro de imóvel?

O registro de imóvel é feito sempre que há uma mudança de proprietário daquele bem, como no caso de compra e venda. Para isso, o novo proprietário deverá realizar uma escritura de compra e venda nos casos de compras à vista ou apresentar o contrato de financiamento.

Depois que a escritura foi lavrada ou o contrato de financiamento assinado, o comprador deverá encaminhar o documento junto com o comprovante de pagamento do ITBI para o cartório de registro de imóveis para que o registro possa ser feito.

Qual a diferença entre registro e escritura?

Enquanto o registro serve como comprovante de titularidade do bem, a escritura é uma comprovação da transação feita entre o comprador e o vendedor.

Por isso, o documento só é necessário em casos de compra à vista, levando cerca de 3 dias úteis para ficar pronto.

O Cartório de Notas cobrará uma taxa para a escritura tendo como base uma tabela que varia de acordo com cada região e município, que leva em consideração o valor de venda do bem.

Qual a diferença do registro para a matrícula?

Já a matrícula é um registro das características daquele imóvel e do seu histórico de negociações, como:

  • metragem.
  • localização;
  • descrição;
  • transações que envolvem o bem;
  • situação jurídica;
  • penhora;
  • hipoteca.

Qual a diferença do registro nos casos de compra à vista e financiamento?

À vista

Quando a casa é comprada à vista não existe tanta burocracia, e para registrar o imóvel o processo é bem mais simples e rápido. O primeiro passo é assinar a escritura de compra e venda, na qual estará registrada a transação feita entre comprador e vendedor.

Em seguida, basta pagar o ITBI e custos do cartório e então enviar os documentos para um cartório de registro de imóveis para realizar o registro do bem.

Imóvel financiado

Já nos casos de bens financiados, o processo tende a ser mais demorado, já que o bem não é passado automaticamente para o nome do comprador. De início, ele fica no nome do banco ou instituição que concedeu o crédito imobiliário para fazer o financiamento, que dá o direito à posse da pessoa que faz a compra.

em casos de financiamento, o registro de imóvel é feito no nome do banco até que todas as parcelas sejam pagas
em casos de financiamento, o registro de imóvel é feito no nome do banco até que todas as parcelas sejam pagas

Primeiro, o comprador assina o contrato de financiamento, que legalmente falando tem o mesmo valor de uma escritura de compra e venda. Depois, é hora de pagar pelo ITBI e custos no cartório.

Em seguida, faz-se o registro do imóvel, fazendo com que a instituição financeira seja reconhecida como dona legal daquele bem, seguida de uma atualização na matrícula.

Quando o imóvel é quitado, o comprador recebe o direito definitivo de ter a casa em seu nome por meio de um novo Registro, seguido de uma nova atualização na matrícula do bem.

Qual o valor do Registro de imóvel?

O registro de imóvel por si só, tem uma alíquota de 1% sobre o valor de venda do imóvel. Porém, esse não é o único gasto que o comprador tem ao adquirir um novo bem.

Isso porque é necessário levar em consideração o ITBI, que é um imposto que incide sobre a transição de bens imóveis, e equivale a 2-4% do valor de venda da casa, dependendo do município.

Além desses custos, ainda é necessário arcar com o tabelionato que faz a escritura, e o valor varia de acordo com o valor de venda do bem. Em São Paulo, por exemplo, uma residência que custa uma média de R$500 mil, tem uma escritura de aproximadamente R$3.500.

Vale lembrar que o ITBI, por exemplo, leva em conta o valor maior entre o valor venal e valor de mercado, e que muitas vezes você pode acabar pagando mais do que estava planejando.

Foi pensando nisso que a Caixa começou a recomendar para que todas as pessoas que pretendem financiar um imóvel reservem aproximadamente 5% do valor de venda do bem para os custos com documentação.

Leia também Como financiar um imóvel pela Caixa? Passo a passo completo

Em alguns casos, você pode ter alguns descontos nessas taxas, dependendo de como e onde foi feito seu financiamento, além do valor do bem e se ele é seu primeiro imóvel ou não.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Viu como fazer o registro de imóvel não é uma tarefa tão difícil assim? Lembre-se de sempre conferir as taxas no seu município, já que as alíquotas variam de acordo com cada região.

O que é registro de imóvel e por que esse documento é tão importante?

Além disso, não se esqueça que deixar de fazer o registro do bem pode lhe causar um grande prejuízo futuramente, e em alguns casos, fazer com que você inclusive perca sua casa em processos legais.

Pensando em comprar um novo imóvel? Veja as casas em oferta no site da Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *