holding patrimonial

Como financiar um imóvel pela Caixa? Passo a passo completo

Uma das formas mais fáceis de conquistar a casa própria atualmente é financiar um imóvel pela Caixa, já que o banco oferece condições melhores para quem não possui o montante necessário para quitar o bem à vista.

No entanto, como a busca pelos serviços oferecidos pelo banco do governo está cada vez maior, muitas pessoas começaram a se perguntar como fazer um financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica Federal, conhecida também como Caixa, é uma instituição financeira que atua como empresa pública, sendo patrimônio próprio e autonomia administrativa que tem sua sede em Brasília, apesar de ter filiais em todo o território nacional.

Um dos serviços prestados pela instituição é o financiamento imobiliário, que pode ser usado para construir, comprar o imóvel na planta, comprar um imóvel novo, comprar um imóvel usado ou adquirir materiais de construção.

veja o passo a passo completo para financiar um imóvel pela Caixa
financiar um imóvel pela Caixa

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer um financiamento pela caixa, separamos um post completo sobre o assunto. Confira a seguir!

Como financiar um imóvel pela Caixa?

Faça a simulação com seus dados

O primeiro passo para quem deseja fazer um financiamento pela Caixa é fazer uma simulação com os dados. Afinal, é a partir dessa simulação que você poderá ver quais são os prazos e condições que a instituição poderá te oferecer baseado no seu salário e idade, além da forma de amortização escolhida, categoria, localização e valor do imóvel.

Essa simulação pode ser feita diretamente no site do banco e com apenas alguns cliques você consegue avaliar os resultados e propostas.

Vale ressaltar que você deve informar todos os dados corretamente para que a simulação mostre os resultados mais próximos à realidade possível, já que o banco considera todos os mínimos detalhes na hora de aprovar ou não o seu crédito.

Separe sua documentação

Depois de realizar a simulação online e verificar que já você tem chances de conseguir um financiamento, agora é hora de separar todos os seus documentos para uma análise de crédito direto com o analista do banco. De modo geral, a Caixa costuma solicitar os seguintes documentos para análise de crédito imobiliário:

  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • RG, CPF ou CNH
  • carteira de trabalho;
  • declaração de Imposto de Renda;
  • extrato do Fundo de Garantia.

Com esses documentos em mãos, você solicitará uma análise de crédito. Caso você tenha uma conta aberta no banco da Caixa, o processo será ainda mais fácil, mas isso não é uma exigência para que o financiamento seja aprovado.

Como financiar um imóvel pela Caixa? Passo a passo completo
o banco fará uma análise de crédito para verificar se sua renda é compatível com o imóvel que você deseja financiar

Com base nos seus dados, o banco verificará qual o tipo de crédito mais adequado para seu caso, a fim de não comprometer sua renda mensal, além de avaliar o tipo de amortização que será mais vantajosa e as condições do imóvel.

Verifique as pendências do imóvel

Apesar de muitas pessoas já realizarem a análise de crédito sabendo qual imóvel desejam adquirir, outras pessoas preferem primeiro avaliar quanto conseguem de crédito e depois escolher o imóvel.

Independentemente de qual for a ordem que você tiver seguido, o importante é que você busque por imóveis que estejam em área urbana e regularizados para que o banco aprove o financiamento.

Do contrário, a instituição não autorizará a liberação do crédito, mesmo que você tenha sido aprovado para receber o montante.

O imóvel também deve estar livre de pendências na prefeitura, por menor que ele seja.

Aguarde pela avaliação técnica da Caixa

Escolhido o imóvel, a Caixa fará uma análise técnica do imóvel com seu departamento de engenharia.

Para isso, um especialista do banco se dirige até o imóvel que você deseja adquirir para avaliar todos os detalhes, condições de uso e se o valor solicitado condiz com o bem.

Depois dessa etapa, será emitido um laudo para que o financiamento seja aprovado pelo banco.

Assine o contrato

Depois que o financiamento é aprovado, você deverá ir até o banco para assinar o contrato de financiamento, lembrando que tanto o comprador como o vendedor do bem devem se dirigir até a instituição para assinar os papéis.

Assim que você assina o contrato, deverá registar a casa ou apartamento no Cartório de Registros de Imóveis, o que resultará em um custo que varia de acordo com cada estado e município.

Quais são os requisitos para financiar um imóvel pela Caixa?

Para que você consiga financiar um imóvel pela Caixa, você deve:

  • gastar no máximo 30% da renda nas parcelas do imóvel;
  • estar livre de restrições no CPF – incluindo dívidas com Serasa e SPC;
  • ter mais de 3 anos de carteira de trabalho assinada;
  • ter mais de 18 anos ou 16 anos emancipado;
  • ser brasileiro nato ou naturalizado ou ser um estrangeiro com visto permanente no país.

Como agilizar o processo de financiamento pela Caixa?

A análise de crédito e do financiamento demoram, aproximadamente, um mês para que sejam aprovados ou reprovados. Porém, usando algumas dicas você consegue agilizar o processo e ter mais chances de conseguir o financiamento aprovado.

Para isso:

  • crie um cadastro positivo no Serasa pagando suas contas em dia;
  • não pule a etapa da simulação e tente juntar o valor necessário para a entrada;
  • mantenha os seus dados atualizados – carteira de trabalho, CPF, RG e CNH.

Posso usar o saldo do FGTS para financiar um imóvel pela Caixa?

É possível usar o FGTS no financiamento feito pela Caixa desde que você não tenha usado o crédito para essa finalidade nos últimos 3 anos.

você pode solicitar um saque do FGTS para auxiliar na compra do seu imóvel financiado pela caixa.
você pode solicitar um saque do FGTS para auxiliar na compra da sua casa

Além disso, é importante lembrar que o FGTS pode ser usado como parte do pagamento do valor das parcelas em até 80% do valor das prestações de 12 meses seguidos, para amortizar o financiamento ou liquidar o saldo devedor.

Em casos de imóveis em construção, o saldo também pode ser usado para ajudar na entrada do financiamento. Para isso, você deverá reunir os seguintes documentos:

  • cópia de CTPS;
  • comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • RG ou CNH;
  • declaração de imposto de renda Pessoa Física (DIRPF)e a última DIRPF do cônjuge, se for do interesse do comprador;
  • extrato do FGTS datado, atualizado e carimbado pela Caixa;
  • declaração do sindicato ou gestor de mão de obra em casos de trabalhadores avulsos;
  • documentos extras de acordo com o seu caso e município.

Agora que você viu como financiar um imóvel pela Caixa, não deixe de estudar mais sobre o assunto de financiamento imobiliário. Com isso, você conseguirá escolher entre as opções de uma maneira mais inteligente para economizar nos juros e pagar parcelas menores que cabem no seu bolso.

Pensando em financiar sua casa própria? Veja as ofertas de imóveis que estão disponíveis no site da Superbid e aproveite para dar o primeiro passo para a casa nova!

Além disso, para conferir conteúdos relacionados ao mundo dos imóveis e outros, confira o blog Superbid. Você confere em primeira mão as oportunidades que estão disponíveis através das atualizações semanais!

O que é necessário para fazer um leilão virtual?
O que é necessário para fazer um leilão virtual?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?
Criar site de leilão ou usar um Marketplace?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *