Número do chassi: tudo o que você precisa saber!

Número do chassi: tudo o que você precisa saber!

Assim como nós temos um número que nos identifica, que no caso é o CPF, os veículos também possuem. Consultar um veículo pelo número do chassi é descobrir tudo sobre aquele modelo e quais as suas atuais condições, mas muitas pessoas não sabem o que é um chassi ou como fazer a sua consulta dos números em sistemas como do Detran.

Neste conteúdo, além de explicar de maneira simples e fácil o que é o chassi e seus números, vamos ensinar a fazer essa consulta. Dessa forma, quando você for comprar um veículo usado e deseja saber todas as suas informações, é só puxar pelo número do chassi.

Continue a leitura para saber mais.

O que é o chassi do veículo?

O chassi é como se fosse o esqueleto de um veículo. Ele é a estrutura principal e a maneira como ele é construído resulta em seu comportamento dinâmico, segurança e durabilidade do automóvel. 

Imagem da parte de baixo do veículo, onde também consta o número do chassi que, geralmente, mecânicos conferem para saber se está batendo.

De fato, essa é uma palavra um pouco desconhecida, até o momento em que você vai vender ou comprar um veículo. Muitos ouvem sobre que é necessário fazer o decalque do chassi antes da compra do veículo, para saber se o mesmo não passou por alterações. 

Por conta disso, é importante que os números do chassi não estejam adulterados para saber toda a sua procedência. O padrão do número do chassi que é utilizado para registro dos veículos brasileiros é o mesmo em todo mundo. Desde 1981, todos os países seguem as recomendações da Resolução 4030 da ISO.

O que significa o número do chassi?

No número do chassi, os três primeiros caracteres são o identificador de fabricante mundial (WMI). Ou seja, esses números indicam o local de produção do veículo e qual a sua fabricante. A primeira letra, ou número, refere-se ao continente em que o carro foi produzido.

Os números 8 e 9, por exemplo, representam que o automóvel foi fabricado na América Latina. Já o segundo elemento alfanumérico indica o país de origem, ou seja, quando o carro é fabricado aqui no Brasil, a identificação é B.

Por fim, o terceiro caractere do número do chassi identifica o fabricante do veículo. Por exemplo, em casos de veículos Chevrolet, a letra é o C.

Em seguida, vem um conjunto com 6 caracteres que trazem informações como o modelo do carro, tipo e o tamanho da carroceria. Após isso vem apenas um único número que significa o ano do modelo.

Mecânico avaliando um veículo. Geralmente, as pessoas que estão procurando um carro novo, levam no seu mecânico de confiança para saber se vale a pena ou não a compra do veículo. Número do chassi: tudo o que você precisa saber.

Por fim, o conjunto com 7 caracteres traz informações sobre o local de fabricação e o número de produção sequencial, ou também conhecido como número de série. Esses são todos os números que identificam o chassi do veículo, diferenciando de todos os modelos que saíram no mesmo ano.

Como encontrar esse número do CRLV?

Também é possível encontrar o número do chassi através do CRLV, caso tenha ele em mãos. Este número fica localizado embaixo do número da placa do veículo. De fato, não precisa abrir o carro para obter o número do chassi para realizar as consultas em relação ao veículo.

No veículo, a informação sobre o número do chassi fica gravada em algumas partes, como no painel do carro, na porta ao lado do motorista e também no motor. Para saber os locais exatos em que se pode localizar o número no veículo, basta olhar o manual da montadora.

Como consultar um veículo pelo número do chassi?

Existe uma importância ao consultar o veículo pelo número do chassi, através dele você pode saber se o veículo é roubado ou clonado, por exemplo. De fato, isso traz mais segurança na hora de negociar, pois ao constatar que o veículo não está em boas condições, você pode evitar a compra.

Portanto, a primeira coisa que você deve saber é que pelo site e portais de órgãos públicos, não é possível fazer a consulta da situação do veículo usando apenas o número do chassi. Ou seja, para que a consulta seja nesses sites, precisa ter também o número do RENAVAM e a placa.

Porém, existem também formas de descobrir o número do RENAVAM e a placa do veículo para realizar a consulta. Existe um site chamado Olho no Carro, onde você coloca o número do chassi e aparece todas as informações necessárias.

Número do chassi: tudo o que você precisa saber!

Entre no site do Olho no Carro  e em seguida escolha por “consulta completa” e clique em “mais detalhes”. Quando você clicar nessa aba, você tem as informações que essa consulta pode oferecer e você faz a compra dessa consulta.

Após o pagamento da consulta, você pode preencher todos os dados necessários e receber todas as informações em relação aquele veículo. Ou seja, você tem os dados cadastrais como o ano, modelo, cor, fabricação e número do RENAVAM.

Esse é um número importante no veículo e ajuda você a não cair em qualquer cilada quando está procurando por um carro novo. Porém, se quer encontrar um veículo com procedência e preço abaixo da tabela, verifique as oportunidades em aberto no leilão de carros Superbid.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo automotivo, clique aqui e acesse o blog!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.