Após muita reflexão a respeito do modelo de negócio das empresas e análise da produção, observamos que muitas das ações na indústria recaem sobre seus ativos, especialmente quando se trata de máquinas e equipamentos – em que, muitas vezes, as empresas enxergam a necessidade de desinvestimento e destinação.

O resultado desta disponibilidade provoca um grande mercado de oportunidades em diversos ativos importantes, que são apresentados nos projetos existentes, muitas vezes percebidos em máquinas operacionais com valores de investimento favoráveis. Tais oportunidades podem apresentar um potencial de promover abrangência nos negócios atuais sob a ótica da lucratividade, presença em novos mercados, além do ajuste de sustentabilidade e rentabilidade em diversos setores.

Quando se trata de investir em ativos de uma desativação industrial e máquinas com histórico e uso profissional, é importante realizar uma análise do número de alternativas plausíveis, observar os ganhos, a vida útil dos bens e mensurar uma projeção de produção que levará algumas empresas a oferecer diferentes oportunidades, em um mercado que  exige agilidade e entrega em prazos cada vez menores.

A seguir, exemplificaremos essa prática a partir dos itens advindos da desativação do parque industrial da BCS Automotive Interface Solutions, grande empresa do setor automotivo, que decidiu finalizar sua produção na unidade de Diadema, em São Paulo, e buscou as soluções do Superbid Marketplace para realizar a liquidação destes ativos, oferecendo ao mercado uma grande oportunidade de aquisição.

Destaques no projeto BCS

Produção de Termoplásticos

Com uma enorme diversificação de aplicação na indústria, as máquinas responsáveis pela produção de termoplásticos – como injetoras, moinhos, desumidificadores e outros ativos – são altamente favoráveis para a ampliação da capacidade de produção, com grande importância em diversos setores e produtos.

Neste projeto, muitas máquinas estão em ótimo estado e podem ser uma ótima oportunidade para empresas que se mantêm fortes no setor de termoplásticos, como produção de embalagens, material hospitalar, brinquedos, eletrônicos, equipamentos de segurança (EPI), máquinas agrícolas e bens de consumo, além de outros mercados. As máquinas se destacam por serem um grande investimento de curto, médio e longo prazo.

Sistemas de movimentação

Pontes, Pórticos, Talhas… são ativos com uma enorme variável de aplicação, e se apresentam neste projeto como uma grande oportunidade. A categoria é conhecida pelo ótimo desempenho no histórico de vendas do Superbid Marketplace, especialmente por poderem ser aproveitados pelos mais diversos setores e empresas de todos os tamanhos.

Dentre as atividades que se aplicam os ativos desta categoria, estão a logística e a distribuição de materiais e produtos. Também podem ser empregados na indústria alimentícia e de bebidas, saneantes, farmacêuticos, fertilizantes e demais setores que demandem ajustes de produção.

Máquinas Operatrizes

Presentes na linha de manutenção, ferramentarias e como carro chefe de diversas empresas, as Máquinas Operatrizes (tornos, fresadoras, retíficas, eletroerosão…) estão presentes em quase todas as empresas industriais. Estas máquinas possuem histórico e uso profissional, sendo uma grande oportunidade para quem está em busca de um ativo pronto para uso ou de reparo simples, com potencial para integrarem o início de uma nova empresa no mercado.

Linha de Montagem de Placas (Pick&Place)

O Brasil sempre se destacou como uma indústria de qualidade e fácil adaptação. No início da produção de eletrônicos, como equipamentos de informática e celulares, muitos dos investimentos das multinacionais trouxeram equipamentos de ponta e uma produção de qualidade. Estes ativos de montagem de Placas de CI (linha completa), são uma ótima chance para empresas com foco na produção de eletrônicos, como microempresas, pequenas e de médio porte. Atuam com diversos produtos eletrônicos, brinquedos, equipamentos de rede, transmissão, informática, além de equipamentos especiais, como de linhas ativos hospitalares.

Linhas de Montagem

Apesar de terem sido anteriormente usadas na montagem de peças automotivas, as linhas de montagem, ou estações de trabalho, podem ser uma ótima oportunidade para empresas que atuam e produzem itens com um sequencial de montagem – seja por meio de dispositivos ou manualmente. Trazem soluções rápidas e adaptáveis para seus processos. 

Instrumentações – Metrologia

Sabemos da importância e do alto custo das empresas para manutenção do ferramental de instrumentação calibrado e aferido. Em projetos de desativação, estes são ativos que se apresentam com alta frequência – e no caso da BCS, não é diferente. Com uma configuração por lotes, o projeto apresenta uma variação de instrumentos (paquímetros, micrometros, calibradores…), que atraem o interesse de diferentes setores da indústria, de maneira sustentável e com acesso à diversos investidores.

Acesse o Superbid Marketplace para conferir o projeto e as demais oportunidades de crescimento e investimento rápido em diversos setores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui