Saiba como evitar golpes em sites de leilões falsos

Especialista alerta para o perigo dos leilões falsos e ensina como se prevenir de fraudes

Os leilões são uma ótima alternativa para quem quer adquirir um bem de forma segura, transparente e com valores abaixo do mercado. Em poucos cliques, é possível comprar itens como imóveis, carros, máquinas e diversos outros itens em plataformas on-line.

A modalidade tem crescido nos últimos anos, principalmente com a avanço da tecnologia, que popularizou as compras por internet, bem como a procura por esse modelo de negociação. 

Conscientes disso, criminosos têm aproveitado o momento para aplicar golpes em consumidores. Eles agem de forma sutil, alterando pequenos detalhes no endereço eletrônico original das leiloeiras, copiando as páginas web para se passar por eles, confundindo o comprador. Por esse motivo, é importante ter atenção ao digitar o site de compras e certificar-se que a plataforma a ser utilizada realmente é segura.

De acordo com Marina Honda, Diretora de Operações da MaisAtivo, empresa de intermediação do Grupo Superbid, é importante seguir algumas dicas para evitar fraudes e poder dar lances da sua própria casa, sem o risco de prejuízos:

Certifique-se da autenticidade da plataforma 

Com o avanço da tecnologia, muitos leiloeiros fazem uso de plataformas de leilão, mas é preciso cuidado para não cair em operações fraudulentas. Ao realizar cadastro em uma plataforma, é necessário certificar-se da autenticidade da plataforma.  

O Superbid Marketplace, por exemplo, possui presença sólida no mercado, com mais de 20 anos de experiência, em diversos países da América Latina. Além disso, a plataforma conta com uma ampla audiência – 8 milhões de visitantes únicos anualmente – realizando mais de 50 eventos por dia. 

Entre em contato com o leiloeiro responsável pelo evento 

Todo leiloeiro é cadastrado na Junta Comercial do Estado em que atua. No caso de São Paulo, a JUCESP disponibiliza no site a lista dos leiloeiros oficiais para consulta, com informações de endereço e telefone. Assim, caso haja dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o leiloeiro para averiguar se o leilão é oficial.

Confira o Edital do Leilão 

Em conformidade com o item acima, é fundamental que no edital do leilão conste o nome completo do leiloeiro e seu número da matrícula na respectiva junta.

Agende uma visita 

Todos os lotes ficam disponíveis para visitação, assim se é a primeira vez que a pessoa participa de um leilão, é recomendado que ela vá até o local para certificar-se do bem que está adquirindo. Lembrando que grande parte dos lotes é vendida no estado em que se encontra, desta forma, já aproveite a visita para vistoriar o bem.

Compareça ao pregão físico 

Caso encontre uma oportunidade e não conheça o leiloeiro, há sempre um endereço físico de onde será o pregão. É recomendado que o consumidor visite o local, caso desconfie da autenticidade do leilão e do leiloeiro.

Atente-se à sua Caixa de Entrada 

A maioria das plataformas fazem uso do “Minha Conta”, uma área logada que requer usuário e senha. Assim, caso receba um boleto ou solicitação de pagamento por e-mail, desconfie, principalmente se a plataforma informar que não envia cobrança por e-mail. 

Lembre-se: o usuário e senha é de uso pessoal e intransferível. Não divulgue sua chave de segurança a terceiros! 

Sobre o Superbid Marketplace

O Superbid Marketplace é uma plataforma de alta segurança e transparência com múltiplas modalidades de transações online: extrajudicial, judicial, administrativa e rural. Em 20 anos de atuação, a plataforma se destaca nas categorias industrial, agrícola, automotiva, pecuária, imobiliária e de bens de consumo, contando com mais de 8 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores na América Latina.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *