Se você está pensando em adquirir um gerador de energia, provavelmente você já se deparou com algumas dúvidas quanto ao modelo ou o tipo de equipamento que você deve comprar: um gerador movido à diesel ou gasolina.

Embora ambos possuam a mesma função, os dois sistemas se diferenciam na aplicação e têm indicações distintas para cada situação.

Neste artigo, apresentaremos as diferenças entre os geradores à diesel e gasolina, para que você compre o que mais se adapte às suas necessidades. Boa leitura!

gerador de energia é essencial para obter e suportar um sistema elétrico ao ar livre ou produzir uma quantidade certa de energia em um local que não possui rede elétrica.

Para a escolha do gerador, é necessário saber qual é a potência necessária, se o equipamento deve ser trifásico ou monofásico e seu tamanho.

O gerador é essencial para os trabalhos ao ar livre, garante a segurança de um sistema elétrico e evita falhas de energia, produzindo eletricidade em um local não ligado à rede.

Gerador de Energia à Gasolina

O gerador de energia à gasolina geralmente possui um porte pequeno e é utilizado em situações mais esporádicas, como residências, pequenos comércios ou propriedades rurais.

Esses geradores não devem ser considerados em situações que necessitem de energia contínua, mas para situações emergências, e só pode ser usado por algumas horas, no máximo.

Vantagens

A principal vantagem do gerador movido à gasolina é que ele é mais silencioso durante sua utilização. O equipamento possui dois modelos de motor 4 tempos ou 2 tempos, sendo a primeira opção ainda mais silenciosa que a segunda.

Os geradores À gasolina geralmente tÊm um custo menor e são menos poluentes que os movidos À diesel.

Essa é a opção perfeita para manter a energia elétrica quando ocorre uma queda de energia brusca e de baixa demanda.

Desvantagens

Esses equipamentos só devem ser ligados em casos raros de apagão, pois trabalham com potências menores e têm baixa eficiência de trabalho, demandando mais combustível para gerar uma mesma quantidade de energia.

Além disso, a gasolina é um combustível mais caro, tornando a utilização por muitas horas e dias mais cara.

Gerador de Energia à Diesel 

Os geradores de energia à diesel são mais potentes e recomendados para ocasiões de uso de energia contínua.

Ideal para situações que consomem muita energia, os geradores à diesel são mais potentes e recomendados para ocasiões de uso de energia contínua.

Sua utilização é preferível em momentos que necessitam de energia durante um longo tempo, como eventos, shows, espetáculos, supermercados, indústrias e hospitais.

Vantagens

O gerador à diesel destaca-se principalmente pelo seu combustível ser mais econômico, sua durabilidade ser maior e ter um grande intervalo de manutenções, em relação ao movido à gasolina.

Gerador a diesel

Como o equipamento não possui velas e carburador, exige uma demanda menor em relação à lubrificação, e com as manutenções preventivas periódicas em dia, sua vida útil torna-se muito maior.

Os geradores de energia à diesel produzem altas potências que variam entre a faixa de décimos a milhares de kVA. Ou seja, existem diversos tamanhos disponíveis, desde geradores portáteis, até equipamentos com mais de duas toneladas.

Desvantagens

Esses equipamentos emitem uma alta intensidade de ruídos, dependendo do ambiente que estiver, seu barulho torna-se um grande incômodo.

Mesmo com sua alta potência, os geradores à diesel demandam mais tempo para fornecer a energia, principalmente em ambientes com baixa temperatura.

Além disso, os gases emitidos também são nocivos e perigosos, por isso é extremamente importante colocá-lo em local bem arejado. Geralmente, é necessário um profissional especializado para sua instalação.

Outro fator que vale ressaltar é que apesar de sua vida útil ser maior e precisar de pouca manutenção em relação ao gerador à gasolina, suas peças são maiores e mais caras.

Agora que já você já sabe qual é o melhor gerador de energia para atender suas necessidades, acesse o Superbid Marketplace e conheça nossas ofertas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui