imagem ampliado de um pneu de moto

Melhor pneu para moto: principais modelos e como saber qual escolher

O pneu é uma peça de extrema importância para as motos, já que ele é responsável pela tração e pela força exercida pelo motor e sua potência. Ou seja, com um pneu inadequado, sua moto pode não exercer todas as suas funções e potência corretamente, mesmo que tenha um bom motor. Mas você sabe qual o melhor pneu para moto?

De modo geral, cada modelo de moto possui uma recomendação do fabricante para os intervalos de trocas de pneus, assim como a própria peça, que pode ter como base quantos quilômetros foi percorrido com aquele pneu, ou dependendo do período de uso.

Porém, mais do que saber quando trocar o pneu da sua moto, é importante que você saiba qual pneu escolher para fazer a troca. Confira nossa lista dos melhores pneus para moto a seguir!

Metzeler Karoo 3

Excelente para uso misto, esse modelo é considerado um dos melhores para quem usa moto mista – ou seja, que atua em solos on road e no off road. Isso porque seu desenho foi desenvolvido para que a banda de rodagem tenha um distribuição em forma de V e com espaçamentos variáveis, e seus grandes blocos centrais permitem uma melhor performance tanto na terra, como na estrada.

o modelo Metzeler Karoo 3 é indicado para estradas de terra e de asfalto
o modelo Metzeler Karoo 3 é indicado para estradas de terra e de asfalto

Junto, ainda proporciona estabilidade do motor e maior rendimento quilométrico graças a sua tração, sendo seu maior benefício a estabilidade em altas velocidades em qualquer uma das pistas.

Leia também: Melhores motos para revenda em 2022

Alguns usuários, porém, apontam como ponto negativo o desempenho do pneu em pistas molhadas.

  • Vantagens: ideal para uso fora da estrada, boa tração em estradas de terra, bom rendimento quilométrico e estabilidade em grandes velocidades.
  • Desvantagens: desempenho mediano em pistas asfaltadas molhadas e preço intermediário.

Michelin Pilot Street Cb300

Embora poucas pessoas saibam, o Guia Michelin foi lançado pela marca de pneus Michelin, e tinha como objetivo indicar bons restaurantes para os clientes, fazendo-os andar mais para conhecer a gastronomia e consequentemente, terem que trocar seus pneus mais cedo.

Graças ao guia, muitas pessoas que não eram clientes lembravam-se da marca na hora de trocar seus pneus, sendo um excelente marketing de fidelização e atração. Por isso, a marca se tornou uma especialista no setor de pneus do mercado e hoje é considerada uma das melhores, especialmente no setor de motocicletas.

A linha Pilot Street é uma das mais renomadas no mercado de pneus, especialmente para motos de média e baixa cilindrada.

Isso porque, antes, a Michelin era líder de mercado de motos de alta cilindrada, e lançou o modelo para conseguir conquistar também os clientes de motos com cilindradas menores.

Leia também: Comparativo entre carros, motos e caminhões

De acordo com alguns testes que foram feitos pelo instituto Mauá de Tecnologia, a linha consegue suprir a demanda de até 90% das motos que têm até 250 cilindradas.

O pneu foi desenvolvido com um composto de sílica na banda de rodagem diferenciado, que tem como objetivo proporcionar uma aderência melhor em pistas molhadas, além de segurança e durabilidade maior – que pode chegar a ser até 30% a mais do que os concorrentes.

Devido aos recortes no pneu que aumentam sua largura saindo do centro, a drenagem de água da banda durante a rodagem é mais rápida, dando maior conforto, segurança e estabilidade em dias de chuva.

  • Vantagens: maior custo-benefício, boa performance na estrada, melhor desempenho em pistas molhadas.
  • Desvantagens: não indicado para motos de altas cilindradas, não indicada para motos mistas.

Technic Sport Cup

Considerado um pneu com um grip de qualidade e durabilidade maior, o pneu da Technic tem como característica principal o seu grip, que nada mais é do que o “grude” que os pneus têm no solo. 

o grande diferencial do pneu Technic Sport Cup é sua alta tração
o grande diferencial do pneu Technic Sport Cup é sua alta tração

Seu ponto negativo é na durabilidade, que é considerada mais baixa em comparação a outros modelos, porém, sua aderência e seu preço de venda colocam o modelo como um dos melhores pneus para moto no mercado.

Graças a esse grip, é indicado para modelos de moto que precisam de um contato com o solo maior.

  • Vantagens: aderência (grip) e preço.
  • Desvantagens: durabilidade.

Pirelli Diablo Rosso III

Outro pneu com uma excelente aderência é o da linha Diablo Rosso III da Pirelli, com um perfil especial para a pilotagem esportiva, excelente para motos maiores.

O fabricante desenvolveu o modelo com a tecnologia aplicada no Campeonato Mundial de Superbike, que garante uma sensação de pilotagem diferenciada e indicada para motocicletas com comportamento esportivo.

os pneus da linha Diablo Rosso III da Pirelli são voltados especialmente para motos esportivas
os pneus da linha Diablo Rosso III da Pirelli são voltados especialmente para motos esportivas

Isso porque os pneus dessa linha são compostos por uma faixa lateral larga que promove uma aderência maior desde o início da sua inclinação, além de ter uma área de contato maior com o solo.

  • Vantagens: desempenho melhor em estradas com comportamento de pilotagem esportivo e alta aderência.
  • Desvantagens: preço mais alto e especificação para motos esportivas.

Rinaldi RT 36

Outro pneu indicado para uso misto é o pneu Rinaldi RT 36, considerado um dos melhores do mercado para andar em estrada de terra e asfalto. Sua grande vantagem está no preço, que é mais acessível em comparação a outras linhas off road, e sua atração, que satisfaz a necessidade da motocicleta tanto em áreas urbanas como nas áreas de estrada de terra.

  • Vantagens: preço mais acessível e boa aderência para uso misto.
  • Desvantagens: não é indicada para uso apenas off road

Como escolher o melhor pneu para moto

Para escolher o melhor modelo de pneu para moto, é necessário levar em conta alguns fatores importantes e suas necessidades de uso, como:

Confira se o pneu é dianteiro ou traseiro

Um erro muito comum na hora de trocar de pneu é colocar um pneu dianteiro na traseira da moto. Isso porque, caso você já tenha notado, os pneus traseiros das motos tendem a ser maiores, já que aguentam mais peso ao auxiliar na frenagem da motocicleta. Enquanto isso, os dianteiros são menores e mais leves para ajudar nas curvas.

os pneus dianteiros são menores e mais leves para auxiliar durante as curvas
os pneus dianteiros são menores e mais leves para auxiliar durante as curvas

Além de ficar de olho nisso, lembre-se que é indicado que você troque sempre os dois pneus juntos e escolha modelos iguais, a fim de melhorar a performance de ambos durante a performance do veículo.

Escolha pneus com índice de carga adequado

A carga total da moto é o peso do veículo somado com o peso do condutor e do passageiro, e deve ser menor do que a capacidade dos 2 pneus juntos. Ou seja, é muito importante estar atento a esse fator na hora de adquirir um pneu novo, já que dependendo do peso do veículo e das pessoas que andam na moto diariamente, pode ser necessário pneus maiores.

Leia também: Motoqueiro e motociclista: entenda a diferença entre eles!

Um pneu com índice de carga 52, por exemplo, consegue suportar até 200kg, enquanto um modelo mais simples de índice 47 consegue suportar 175kg.

Uso da moto no On Road ou Off Road

Outro fator importante na hora de escolher o melhor pneu é o tipo de estrada na qual você vai andar. Isso porque, estradas de asfalto têm necessidades diferentes do que as estradas de terra, e é necessário que você leve essa informação em consideração antes de comprar o modelo de pneu, que deve ser indicado para cada tipo de solo.

Os modelos On Road são modelos que devem ser usados apenas em áreas urbanas, sem sair do asfalto, e são projetados para garantir uma boa performance e com longa durabilidade nesse tipo de solo.

Já os modelos Off Road são desenhados para motos de trilha, e se adaptam a todos os tipos de estradas de terras e suas irregularidades, não indicados para uso em estradas de asfalto.

Porém, existem também os pneus mistos, que são projetados para atender as necessidades de pessoas que andam nos dois tipos de solo. Caso você ande com a moto em trilhas e na estrada, é indicado escolher modelos mistos para garantir uma boa performance e aderência em qualquer um deles. Do contrário, você pode acabar enfrentando problemas especialmente em estradas de terra.

Agora que você viu que para escolher o melhor pneu para moto é necessário levar em conta alguns fatores essenciais para o bom funcionamento da sua motocicleta, fique de olho na indicação do pneu e especialmente em seu índice de carga, garantindo uma boa performance do veículo e menos problemas durante seus trajetos.

Para mais conteúdos relacionado ao mundo das motos, clique aqui e acesse o blog Superbid. Além de diversas novidades sobre os leilões em aberto, você encontra conteúdos incríveis!

Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *