O que é um caminhão compactador de lixo

O que é um caminhão compactador de lixo e como eles funcionam?

Um caminhão compactador de lixo é um maquinário essencial para o saneamento básico e para que possamos viver em uma cidade limpa e segura para todos.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse veículo que faz a coleta dos resíduos de nossa residência, mas nao é tão valorizado quanto deveria. Tanto o caminhão quanto o colaborador.

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo!

O caminhão compactador de lixo é uma forma de denominar o clássico caminhão de lixo, que na nossa língua materna, o português de Portugal, também é chamado de camião de lixo.

Este veículo é responsável por realizar o transporte e o processo de compactar o lixo das ruas até os aterros sanitários das cidades e dos centros urbanos do Brasil e do restante do planeta. 

caminhão compactador de lixo
Um caminhão compactador consegue fazer, em etapas distintas, os processos de transportar lixo, descarregar e eliminar os resíduos.

Os caminhões compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho.

Geralmente, os caminhões são fabricados com chapas de aço reforçadas e tampas que procuram garantir vedação.

Dessa forma, evitam a propagação do mau cheiro do lixo, a atração de insetos e a formação do chorume (o líquido gerado pelo acúmulo de lixo e que espalha a sujeira quando os caminhões não estão devidamente vedados).

A aquisição de caminhões compactadores de lixo geralmente é capaz de se tornar notícia em algumas cidades por se tornar uma bela novidade. É um grande passo para melhorar a limpeza e o saneamento das cidades.

O mercado dispõe de diversos modelos de caminhões compactadores de lixo. Geralmente, os modelos mais indicados para as atividades de coleta de lixo domiciliares são os que acompanham as carrocerias compactadoras.

Isso porque eles são capazes de proporcionar mais economia de combustível, espaço de armazenamento e o transporte de uma quantidade maior de lixo. 

No Brasil, a coleta de lixo é feita de forma manual por meio dos coletores de lixo, lixeiros, garis, coletores, entre outros.

Eles são funcionários que ficam em grupos de três ou duas pessoas que vão atrás dos caminhões sobre o estribo e fazem o trabalho manual de recolhimento e reposição das lixeiras.

A compactação do lixo e o funcionamento de um caminhão compactador de lixo

Já a compactação do lixo, e um dos principais elementos que pode ser feito por meio de um caminhão compactador de lixo, é um processamento capaz de reduz o volume inicial de lixo de 1/3 a ⅕.

Desta forma, ele favorece o seu posterior transporte e disposição final. Isto pode se dar nas estações de transferência, conforme já comentado anteriormente.

Outra — e talvez a principal — vantagem de adquirir um caminhão compactador de lixo é o impacto do maquinário na coleta de lixo. As máquinas serão responsáveis por impulsionar uma coleta mais otimizadas.

O serviço de compactação de lixo fora de um caminhão especializado para isso.

Isso porque um caminhão compactador de lixo é capaz de exercer diversas tarefas essenciais para a coleta de lixo de uma só vez. 

Por exemplo, um caminhão compactador consegue fazer, em etapas distintas, os processos de transportar lixo, descarregar e eliminar os resíduos.

Isso porque as carrocerias com compactação conseguem, basicamente, comprimir o material descartado fazendo com que abra mais espaço na carroça para abrigar mais resíduos.

Este modelo de caminhão também tem a altura de carregamento adequado — do nível da cintura —, facilitando o serviço dos funcionários do quadro de coletadores, assim, aumentando a produtividade deles e a rapidez na descarga do material coletado. 

Outro elemento responsável por agilizar a coleta de lixo se dá por meio do ejetor presente nos caminhões, que eliminam os inconvenientes sanitários.

A caçamba dos caminhões compactadores é o principal elemento do maquinário, pois lá é onde é feita a compressão dos materiais recolhidos.

Estes que são provenientes da presença dos colaboradores responsáveis por arrumar o lixo na carroceria ou dos materiais que acabam caindo da carroça durante o transporte e voltando às vias públicas. 

Qual é a sua capacidade?

O principal fator determinante de capacidade de um caminhão é a sua estrutura. Temos fabricantes que também trabalham com compactos menores, com opções de 15m³, 19m³ e 21m³.

Esta capacidade é aliada com à taxa de compactação e a uma boca de carga de capacidade que ajudam a diminuir a quantidade de paradas para o ciclo de compactação.

A capacidade de um caminhão varia de acordo com o fabricante e com o design do modelo.

Assim, quanto mais “compacto” o design, mais prática é a compactação do lixo. E isso contribuirá diretamente para a diminuição do número de viagens ao aterro para descarga.

Existem também os mini caminhões, que são os compactos de capacidade a 10 a 15 metros cúbicos. Neste caso, eles possuem baixo valor de IP1 e IP2, baixa eficiência de coleta e também baixa densidade do lixo.

Quanto custa um Compactador de Lixo?

É possível encontrar compactadores de lixo nos mais diversos valores, isso porque o mercado trabalha com o maquinário sob diversas condições: novos, seminovos, usados, entre outros.

Em média, caminhões compactadores de lixo a venda custam em média de 90 mil a 200 mil reais em estado novo.

Por conta do alto custo de um caminhão em estado novo, uma excelente opção é apostar em modelos seminovos ou usados de caminhões compactadores de lixo.

caminhão de lixo
As carrocerias com compactação conseguem comprimir o material descartado fazendo com que abra mais espaço na carroça para abrigar mais resíduos.

Neste padrão de qualidade, você encontra modelos que custam entre 30 mil a 60 mil – um custo muito inferior – e que funcionam tão bem quanto um modelo novo.

Os valores são muito atrativos e é possível encontrar caminhões compactadores de lixo à venda nestas condições em um estado perfeito.

Caminhões Compactadores de Lixo com ótimos preços

Na Superbid você encontra leilões de Caminhões Compactadores de Lixo de forma recorrente.

Os leilões são oportunidades únicas para encontrar o equipamento que você procura por um preço competivio, confira se temos ofertas no momento!

Posts Similares

1 Comentário

  1. Luiz Antônio Guilherme disse:

    Boa noite
    Amai a materia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *