Qual a justificativa para comprar um caminhão compactador de lixo?

Comprar um caminhão compactador de lixo é cada vez mais importante para as prefeituras ou empresários do segmento, considerando o consumo desenfreado e a onda de sustentabilidade pela qual estamos navegando. 

Estamos muito acostumados a ver diariamente alguns caminhões de lixo recolhendo os resíduos pelas cidades, correto? Dia a dia, os moradores colocam suas sacolas nos lixos da cidade prevendo que, posteriormente, um caminhão e seus funcionários possam desovar a lata de lixo para que, em breve, ela possa ser preenchida novamente. Esse é o ciclo do lixo.

coleta de lixo sendo realizada
Você sabia que, a ausência da coleta de lixo com interstício maior de 03 (três) dias é capaz de gerar uma proliferação de roedores, répteis e insetos causadores de doenças?

A coleta de lixo também serve para coletar os mais diversos tipos de lixo disponíveis que são despejados por aí. O lixo domiciliar, o lixo de estabelecimentos comerciais, o lixo de unidades de saúde, o lixo industrial, o lixo de farmácias, os lixos resultantes do acúmulo de plantas e flores de jardins e arbustos de parques ou jardins particulares, materiais de construção ou de demolição, entre outros. 

Outras coletas que também são realizadas pelos caminhões envolvem resíduos de características patogênicas, corrosivas, reativas, inflamáveis, tóxicas ou de elementos que representam um risco à saúde pública. 

caminhão compactador de lixo
Este modelo de caminhão também tem a altura de carregamento adequado — do nível da cintura —, facilitando o serviço dos funcionários do quadro de coletadores.

Para realizar esse trabalho o mais indicado é comprar caminhões compactadores de lixo, pois são capazes de recolher e compactar o lixo em áreas de média a alta densidade, e em vias que apresentam condições favoráveis de tráfego. 

Os caminhões compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho. Geralmente, os caminhões são fabricados com chapas de aço reforçadas e tampas que procuram garantir vedação.

Dessa forma, evitam a propagação do mau cheiro do lixo, a atração de insetos e a formação do chorume (o líquido gerado pelo acúmulo de lixo e que espalha a sujeira quando os caminhões não estão devidamente vedados).

Ao comprar um caminhão próprio, o seu serviço deixa de terceirizado e passa a ser feito em veículos apropriados. Essa mudança é outro fator que beneficia a condição dos trabalhadores da sua frota, lhes oferecendo condições mais salubres.

A seguir, você vai entender um pouco sobre como funciona o processo de coleta de lixo para entender ainda mais porquê é importante comprar um caminhão compactador de lixo.

As coletas de lixo no Brasil

Infelizmente, a coleta de lixo no Brasil é feita de diversas maneiras que podem ser consideradas erradas. Isso porque elas acabam por refletir o conhecimento dos aspectos sanitários envolvidos. O despreparo técnico e a falta de recursos econômicos dos municípios acabam impulsionando os problemas do saneamento básico e da coleta de lixo precário nas cidades.

coleta de lixo sendo realizada
Além do vazamento para as vias e em outros locais da cidade, o chorume — um dos resultados do acúmulo dos lixos nos caminhões ou nas caçambas — pode comprometer o funcionamento das máquinas menos “robustas” causando sérios problemas de corrosão, gerando mais custos de manutenção para os fabricantes.

Formas de tratamento e disposição final de lixo nas cidades e nos centros urbanos

Uma vez que todo o lixo seja recolhido pela equipe de garis ou de outros colaboradores contratados da prefeitura, ou da terceirizada responsável, para fazer o serviço nos grandes centros urbanos, o material recolhido segue para a última fase do processo: a disposição final. Entretanto, em alguns casos, os resíduos podem ser processados antes de passar pelo processo de disposição.

Geralmente, isso acontecer quando a equipe visa melhores resultados econômicos, ambientes, sanitários, entre outros. 

Quando o processamento visa principal a diminuição dos inconvenientes sanitários ao homem e ao meio ambiente, costumasse dizer que o lixo foi submetido a um tratamento. 

Existem diversas formas que o lixo pode ser processado e finalmente despejado nos principais aterros sanitários. As formas mais conhecidas são essas: 

Incineração

O processo de incineração procura queimar controladamente o lixo em fornos projetados exclusivamente para transformá-lo em material inerte. Desta forma, propiciando uma redução de volume e de peso. Do ponto de vista sanitário, é excelente forma de reduzir o volume e impedir a contaminação dos ambientes próximos.

processo de incineração de lixo
Processo de incineração de lixo.

No entanto, a desvantagem fica por conta dos altos custos de instalação e operação. E claro, a poluição atmosférica que pode acontecer caso o equipamento não seja adequadamente projetado ou operado.

Trituração

A trituração de lixo consiste na redução da granulometria dos resíduos de lixo por meio de moinhos que trituram o material. A intenção aqui é  diminuir o seu volume, além de favorecer o seu tratamento e/ou disposição final. Veja o processo neste vídeo: 

Compactação

Já a compactação do lixo, e um dos principais elementos que pode ser feito por meio de um caminhão compactador de lixo, é um processamento capaz de reduz o volume inicial de lixo de 1/3 a ⅕. Desta forma, ele favorece o seu posterior transporte e disposição final. Isto pode se dar nas estações de transferência, conforme já comentado anteriormente.

compactação de lixo em um aterro sanitário
Quando não feita internamente por meio de caminhões, a compactação de lixo é feita por tratores nos aterros sanitários.

Agora que você sabe um pouco melhor sobre a compactação do lixo, entenda os melhores e principais motivos para se comprar um caminhão compactador de lixo. 

Motivos para comprar um caminhão compactador de lixo 

Como você viu, a coleta de lixo é um serviço muito importante para a nossa cidade. E o seu principal elemento é o caminhão compactador de lixo. Por isso, montamos uma lista com todos os motivos para se comprar um caminhão compactador de lixo, confira a seguir.

A coleta de lixo é um serviço essencial

Ressaltando novamente: o serviço de coleta de lixo é considerado como um serviço público classificado como essencial e necessário para a sobrevivência da população. Isso porque ele visa atender as necessidades inadiáveis da comunidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. 

caminhão compactador de lixo na cidade realizando a coleta
Os caminhões compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ausência da coleta de lixo com interstício maior de 03 (três) dias é capaz de gerar uma proliferação de roedores, répteis e insetos causadores de doenças. Desta forma, o não recolhimento é capaz de causar danos possivelmente irreversíveis à nossa sociedade.

Aliás, por isso que os aterros sanitários são localizados fora dos perímetros urbanos dos municípios. Comprar um caminhão compactador de lixo torna-se essencial dessa forma para as prefeituras municipais das cidades. 

Melhoria das condições dos profissionais que trabalham na coleta de lixo 

Um dos grandes aspectos que pode influenciar uma prefeitura ou um investidor do segmento a adquirir um caminhão compactador de lixo é a melhoria que o maquinário pode exercer no bem-estar dos profissionais que trabalham diariamente na coleta do lixo. O caminhão compactador de lixo ajuda a reforçar a limpeza urbana de forma otimizada e segura. 

caminhão compactador
Os caminhões compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho.

Também ao adquirir um caminhão próprio, o seu serviço deixa de terceirizado e passa a ser feito em veículos apropriados. Essa mudança é outro fator que beneficia a condição dos trabalhadores da sua frota, lhes oferecendo condições mais salubres.

A satisfação do quadro de colaboradores pode contribuir efetivamente para o aumento da produtividade do serviço, gerando uma coleta mais efetiva. Assim, preservando ainda mais o meio ambiente, tornando as cidades mais bonitas e limpas. 

Coleta otimizada 

Outra — e talvez a principal — vantagem de adquirir um caminhão compactador de lixo é o impacto do maquinário na coleta de lixo. As máquinas serão responsáveis por impulsionar uma coleta mais otimizadas. Isso porque um caminhão compactador de lixo é capaz de exercer diversas tarefas essenciais para a coleta de lixo de uma só vez. 

Por exemplo, um caminhão compactador consegue fazer, em etapas distintas, os processos de transportar lixo, descarregar e eliminar os resíduos. Isso porque as carrocerias com compactação conseguem, basicamente, comprimir o material descartado fazendo com que abra mais espaço na carroça para abrigar mais resíduos.

Este modelo de caminhão também tem a altura de carregamento adequado — do nível da cintura —, facilitando o serviço dos funcionários do quadro de coletadores, assim, aumentando a produtividade deles e a rapidez na descarga do material coletado. 

Outro elemento responsável por agilizar a coleta de lixo se dá por meio do ejetor presente nos caminhões, que eliminam os inconvenientes sanitários.

Estes que são provenientes da presença dos colaboradores responsáveis por arrumar o lixo na carroceria ou dos materiais que acabam caindo da carroça durante o transporte e voltando às vias públicas. 

Evitam o vazamento de Chorume

Por conta do material especializado dos caminhões compactadores de lixo, eles ajudam a evitar o vazamento de chorume proveniente do acúmulo de lixo. Este vazamento de chorume ocorre devido à corrosão no fundo das caixas das cargas dos caminhões coletores de lixo. Por sua vez, que acabam resultando em furtos nas chapas dos caminhões, até mesmo em equipamentos novos, por isso, cuidado em dobro! 

É importante ressaltar que alguns caminhões não possuem um recipiente específico para a coleta de chorume, que, por sua vez, deve ser fabricado em aço carbono, caso contrário estará sujeito a problemas de corrosão intensa.

Além do vazamento para as vias e em outros locais da cidade, o chorume pode comprometer o funcionamento das máquinas menos “robustas” causando sérios problemas de corrosão, gerando mais custos de manutenção para os fabricantes.

Normalmente, em alguns veículos, são utilizados aço carbono comum ou patinável no fundo dos coletadores. Estes materiais resultam em perdas, pois eles sofrem ataques corrosivos devido à acidez do chorume produzido pelo lixo. 

Caminhões Compactadores de Lixo com ótimos preços

Na Superbid você encontra leilões de Caminhões Compactadores de Lixo de forma recorrente.

Os leilões são oportunidades únicas para encontrar o equipamento que você procura por um preço competivio, confira se temos ofertas no momento!

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.