Qual a capacidade de um caminhão de lixo?

Os caminhões de lixo ganham às ruas das cidades enquanto a sujeira ganha as esquinas. Por isso, a capacidade de um caminhão de lixo é um fator fundamental na hora de fazer a aquisição do maquinário, seja você responsável por uma empresa do segmento ou funcionário de uma prefeitura.

No entanto, a capacidade de um caminhão de lixo vai variar de acordo com o modelo do veículo escolhido pela fabricante da máquina. Por exemplo, a montadora Ford já produziu uma versão do seu caminhão de lixo, o Ford Kolector. Um 8×2 acompanhado de um compactador de 24 metros cúbicos, tornando-se pioneiro no país com este nível de capacidade. 

o caminhão de lixo ford kolector
Fork Koletor é tido como um dos maiores caminhões de lixo do Brasil.

Aliás, este modelo robusto de caminhão de lixo foi apelidado de “supercaminhão”. O maior caminhão de lixo do Brasil é capaz de oferecer uma capacidade 14% acima do maior disponível atualmente no mercado na época, que era de 21 metros cúbicos.

A sua base é em cima do modelo Ford Cargo 1723 8×2, que conta com um segundo eixo dianteiro direcional, além de suspensão pneumática e transmissão automatizada Torqshift, dotada de vários recursos para o aumento da produtividade.

Qual é a capacidade de um caminhão de lixo?

O principal fator determinante de capacidade de um caminhão é a sua estrutura. Temos fabricantes que também trabalham com compactos menores, com opções de 15m³, 19m³ e 21m³. Esta capacidade é aliada com à taxa de compactação e a uma boca de carga de capacidade que ajudam a diminuir a quantidade de paradas para o ciclo de compactação.

A capacidade de um caminhão varia de acordo com o fabricante e com o design do modelo.

Assim, quanto mais “compacto” o design, mais prática é a compactação do lixo. E isso contribuirá diretamente para a diminuição do número de viagens ao aterro para descarga.

Existem também os mini caminhões, que são os compactos de capacidade a 10 a 15 metros cúbicos. Neste caso, eles possuem baixo valor de IP1 e IP2, baixa eficiência de coleta e também baixa densidade do lixo.

Os caminhões de lixo são montados a partir do modelo de caminhões menores, já que são mais apropriados para exercer funções na distribuição de alimentos, entrega de gás, guincho e, principalmente, no recolhimento de lixo. 

Para se ter noção da capacidade de um caminhão, 19 metros cúbicos de lixo equivalem a 12 toneladas de lixo.

Atualmente a legislação brasileira restringe a carga transportada em um caminhão em até 9 toneladas em razão do limite de peso por eixo. Ou seja, no momento em que se escolhe um caminhão de lixo com essa capacidade, você, de certa forma, vai optar por um modelo que vai gerar economia no transporte.

Caminhões Compactadores de Lixo com ótimos preços

Na Superbid você encontra leilões de Caminhões Compactadores de Lixo de forma recorrente.

Os leilões são oportunidades únicas para encontrar o equipamento que você procura por um preço competivio, confira se temos ofertas no momento!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *