higienização automotiva

Dicas de higienização automotiva para manter seu veículo limpo e livre de riscos para a saúde

Embora muitas pessoas acreditem que a higienização automotiva faça parte apenas da estética do seu veículo, mantê-lo limpo também é uma questão de saúde e bem-estar. Isso porque os estofados dos bancos são um dos maiores pontos de acúmulo de proliferação de ácaros, que pode causar diversos problemas ligados às vias aéreas.

O grande problema é que a maioria das pessoas não sabe como fazer a higienização automotiva corretamente.

Além de lavar a lataria do carro e aspirar os bancos e carpete, a higienização automotiva engloba também limpezas mais profundas como a limpeza do ar condicionado e também o motor, usando sempre produtos indicados para evitar qualquer dano nas peças.

Pensando em lhe ajudar a manter seu veículo sempre limpo e livre de acúmulo de ácaros e outros microorganismos, separamos um post falando mais sobre a higienização automotiva e como fazer em casa. Confira a seguir!

O que é higienização automotiva

A higienização automotiva nada mais é do que o conjunto de ações de limpeza realizadas em um veículo, incluindo carros, caminhões e até motos, evitando acúmulo de resíduos e sujeira que podem interferir no funcionamento do automóvel e ainda prejudicar a saúde de quem usa o veículo diariamente. 

a higienização automotiva é um conjunto de medidas que visam limpar o veículos e que devem ser repetidas periodicamente
a higienização automotiva é um conjunto de medidas que visam limpar o veículos e que devem ser repetidas periodicamente

E diferente do que muitos acreditam, a higienização pode ser feita de diversas formas possíveis, e não apenas com sabão e água como é o mais tradicional.

Hoje, existem pelo menos 8 tipos de higienização automotiva principais, sendo:

  • limpeza ecológica: é o tipo de limpeza feita apenas na lataria do carro usando o mínimo de água possível e aplicando produtos como cera de carnaúba para melhor higienização e acabamento;
  • limpeza dos estofados: pode ser feita apenas com um aspirador, ou com a combinação de produtos químicos que garantem a higienização mais profunda dos bancos, parecido como a higienização feita em sofás e estofados tradicionais;
  • higienização de bancos de couro: quando o veículo possui bancos de couro é importante usar o produto específico para não deixá-lo opaco, mas ainda assim garantir que a higienização seja feita corretamente para remover sujeiras e possíveis ácaros;
  • limpeza do ar condicionado: para limpar o ar condicionado é essencial fazer a lavagem dos filtros e dutos, o que garante que o ar que é jogado para dentro do carro não seja contaminado por sujeiras e microrganismos, podendo inclusive ser um agravante de quadros de rinite, sinusite e alergias respiratórias em geral;
  • oxi-sanitização: esse tipo de higienização usa o O3 para tirar o mau odor dos veículos como o cheiro de cigarro, restos de alimentos e vômitos;
  • enceramento: para encerar um veículo é muito importante que o profissional tenha o conhecimento necessário para polir e encerar de forma que a cera crie uma camada de proteção e deixe um acabamento brilhoso na pintura, sem manchas e marcas na pintura;
  • limpeza técnica do motor: para higieniza o motor é necessário o uso de equipamentos a seco para remoção de impurezas, garantindo uma melhor performance da peça;
  • descontaminação de pintura: normalmente feita depois uma aplicação de adesivo ou pintura mal-sucedida, esse tipo de higienização aplica diversos produtos químicos para tentar recuperar a pintura original e retirar possíveis manchas e deterioração da superfície do veículo.

Qual a importância de fazer a higienização correta no veículo?

O principal benefício de fazer a higienização automotiva regular está ligada com a saúde e bem-estar de quem dirige o veículo ou utiliza-o diariamente. Isso significa que para quem trabalha com os automóveis, a higienização é ainda mais importante, especialmente de máquinas pesadas e máquinas agrícolas, que tendem a acumular ainda mais resíduos dos canteiros de obras e do solo.

lavar o veículo com frequência evita o agravamento de doenças respiratórias pelo excesso de poeira, terra e outros resíduos
lavar o veículo com frequência evita o agravamento de doenças respiratórias pelo excesso de poeira, terra e outros resíduos

Além disso, manter o carro, caminhão ou maquinário limpo garante uma vida útil maior ao veículo, já que o acúmulo de resíduos em determinadas áreas do automóvel pode acabar interferindo diretamente no seu funcionamento e durabilidade, especialmente na parte mecânica.

É possível fazer a higienização automotiva em casa?

Embora você não consiga fazer uma higienização automotiva completa em casa, que inclui a limpeza do ar condicionado e dos estofados de forma mais profunda, é essencial que você mantenha uma rotina de limpeza semanal para evitar acúmulo de sujeira, pó, areia e especialmente ácaros dentro do veículo.

Já a limpeza mais profunda que inclui ar condicionado e peças do motor deve ser feita a cada 40-60 dias, dependendo da frequência de uso do veículo.

Como fazer uma higienização automotiva em casa?

Para fazer uma higienização completa em casa é necessário dividir a limpeza em duas etapas: limpeza interna e limpeza externa.

Limpeza externa

Passo 1- Lavagem

Embora não exista uma regra sobre começar a limpeza por dentro ou por fora, o mais indicado é começar pela parte exterior, já que você precisará manter o veículo fechado para lavar os vidros. Porém, se preferir começar por dentro, não tem problema algum.

a primeira etapa para fazer a higienização automotiva externa é ensaboar a lataria
a primeira etapa para fazer a higienização automotiva externa é ensaboar a lataria

Pensando nisso, o primeiro passo é fechar todo o carro e ensaboá-lo com uma esponja macia e sabão neutro, incluindo os retrovisores. Você também pode usar um pano de microfibra para não danificar nem riscar a lataria.

Nossa dica é sempre ter o cuidado de fazer movimentos retos e nunca circular para não deixar manchas.

Passo 2- Enxágue

Jogue o mínimo de água possível no veículo para garantir que todo o sabão seja removido sem causar desperdício, e se preferir, procure por produtos de lavagem a seco ou que precisam de apenas 1 balde de água para o enxágue.

No caso de máquinas agrícolas, o mais indicado é usar produtos específicos para limpeza pesada, a fim de remover toda a terra que possa ter ficado no veículo.

Passo 3 – Limpe os vidros

Para a limpeza dos vidros é necessário usar um produto próprio para limpeza de vidros, que garante melhor brilho e remove todos os resíduos que o sabão não consegue retirar. Além disso, o sabão pode deixar manchas, especialmente se você não enxaguar de forma adequada, e passar um limpa-vidros evita que isso aconteça.

Passo 4 – Pneu

Lave os pneus com sabão neutro e água e passe um produto específico para pneus na parte externa para dar brilho no material e garantir um melhor acabamento criando uma camada de proteção na borracha.

lave o pneu com a ajuda de uma esponja ou pano para remover o excesso de terra e areia
lave o pneu com a ajuda de uma esponja ou pano para remover o excesso de terra e areia

Passo 5 – Cera

Depois que o veículo estiver todo limpo por fora, abra a porta para que ele ventile caso você já tenha feito a higienização por dentro antes de partir para o enceramento. A cera, além de dar brilho, é essencial para proteger a lataria e garantir um brilho maior da pintura.

Aqui é importante ressaltar: faça movimentos leves e retos, e nunca circulares, e use materiais próprios para veículos como cera de carnaúba ou materiais com silicone.

Passo 6 – Capotas

Se você tem um caminhão ou picape, você pode usar shampoos e esponjas específicas para a limpeza da capota de forma profunda que não agridem o material. Isso porque em alguns casos apenas sabão neutro não é o suficiente para garantir a limpeza de todos os resíduos que ficam presos na capota.

Limpeza interna

Passo 1 – Passe o aspirador

O primeiro passo para iniciar a higienização automotiva na parte interior do veículo é remover os tapetes e passar o aspirador no carpete, bancos, porta-malas e teto do carro. Assim você garante que toda poeira, areia, terra e quaisquer outro tipo de sujeira sejam removidos com mais eficiência.

a limpeza do carpete pode ser feita com aspirador ou produtos específicos
a limpeza do carpete pode ser feita com aspirador ou produtos específicos

Em veículos grandes, como caminhões e maquinários, você também pode passar o aspirador no painel para retirar o excesso de terra.

Passo 2 – Tapetes

Depois de passar o aspirador no veículo, é hora de lavar o tapete com água e sabão neutro e colocar para secar na sombra, evitando que o sol acabe rachando o material.

Passo 3 – Bancos

Use um pano seco e passe em todo o banco e encostos, e em seguida, escolha um material específico para higienização dos bancos junto com uma espuma multiuso. Nos casos do couro, um pano úmido com produto específico é o suficiente para fazer a higienização sem necessidade de esponjas, lembrando-se sempre de hidratar o couro com loção específica depois da limpeza.

Passo 4 – Limpe o painel e vidros

Para limpar painéis, vidros na parte de dentro, fechaduras etc, use produtos específicos que limpam e garantem o brilho sem deixar marcado ou opaco.

use produtos a base de silicone para garantir o brilho do painel
use produtos a base de silicone para garantir o brilho do painel

Nesta etapa, use tecidos de microfibra para garantir uma higiene melhor do painel e flanelas para os vidros.

Passo 5 – Deixe o veículo ventilar

Depois que todo o carro estiver limpo, deixe as portas, janelas e porta-malas aberto para que o veículo seque adequadamente para não correr o risco de proliferar fungos e bactérias com a umidade. 

Quais são os produtos necessários para fazer a higienização automotiva?

Sabão neutro

Hoje em dia no mercado existem diversas opções de sabões indicados para a higienização automotiva, que não são abrasivos e evitam que a lataria fique manchada.

Limpa Vidros

Os produtos específicos para limpar vidros são essenciais para proteger os vidros e dar maior brilho sem deixar manchas.

Esponjas e panos de microfibras

Não é indicado usar qualquer esponja ou tecido para higienizar os veículos, já que grande parte delas pode acabar riscando e criando manchas na pintura. Para fazer a higienização, é indicado usar flanelas, panos de microfibras, esponjas macias sem a parte verde e estopas.

os panos de microfibras e flanelas são importantes para encerar a lataria e não riscar a pintura
os panos de microfibras e flanelas são importantes para encerar a lataria e não riscar a pintura

Pretinho

O pretinho é uma espécie de pasta que aplica-se no pneu após a higienização para deixar um acabamento mais bonito e para criar uma camada de proteção no pneu.

Hidratante de couro

Caso seus bancos sejam fabricados em couro, é ideal usar um hidratante específico para que não ressequem e comecem a rachar com o tempo.

Silicone

Para o painel é indicado fazer o uso de produtos feitos à base de silicone, criando uma camada de proteção e dando um brilho a mais. Alguns silicones são vendidos na forma líquida, enquanto outros em spray.

Vale a pena fazer uma higienização automotiva especializada? Qual o valor?

Esse tipo de higienização deve ser feita periodicamente, a fim de garantir também a higienização do ar-condicionado e peças do motor. Porém, não é necessário que seja feita com tanta frequência como a higienização automotiva que ensinamos acima, podendo ser em intervalos de 40-60 dias. 

a lavagem profissional deve ser feita periodicamente, incluindo a limpeza de ar-condicionado e motor
a lavagem profissional deve ser feita periodicamente, incluindo a limpeza de ar-condicionado e motor

O valor varia de acordo com o modelo do veículo, e pode ir de R$300 a R$600, especialmente se você optar por fazer um polimento na pintura.

Quando o assunto são caminhões e máquinas agrícolas o preço também varia, e pode chegar a R$600-R$700 em casos de higienização completa com limpeza de ar, parte mecânica e polimento.

Para escolher o local, veja se o estabelecimento possui algum selo da ANVISA, já que alguns procedimentos de higienização automotiva devem ser validados pela empresa para garantir que são feitos corretamente.

Agora que você viu nossas dicas de higienização automotiva, você já pode usá-las para começar a fazer a limpeza semanal do seu veículo e garantir uma vida útil maior para seu carro.

Além disso, fique de olho na higienização mais específica incluindo o ar condicionado, que deve ser feita periodicamente para evitar problemas respiratórios e agravamento de quadros de rinite e sinusite, por exemplo.

  • Caso você esteja pensando em trocar de veículo, com um preço acessível e uma variedade enorme, acesse a página de lote do Superbid e confira os leilões em aberto. Diversos modelos com os melhores preços do mercado, com o especialista em leilões!

Para mais conteúdos relacionado ao mundo dos veículos, desde cuidados até qual escolher, clique aqui e acesse o blog Superbid. Um mundo de possibilidades e assuntos para você.

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.