Comparativo entre carros, motos e caminhões

Comparativo entre carros, motos e caminhões

Escolher o veículo ideal para comprar nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você for usar o automóvel para trabalhar com frotas com frotas. Afinal, carros, motos e caminhões possuem particularidades específicas que suprem demandas diferentes. Você sabe como escolher entre cada um deles?

Hoje o mercado oferece motos, carros e caminhões de diversos modelos, tamanhos e especificações, e antes de adquirir qualquer um, você precisa responder algumas perguntas básicas, como: o veículo comporta os materiais do meu serviço? Eu consigo transportar a quantidade de pessoas necessárias dentro do veículo?, etc.

Para lhe auxiliar nesse processo, separamos um post completo com um comparativo entre carros, motos e caminhões. Confira!

Como saber qual o melhor: carros, motos e caminhões?

O primeiro passo para comparar os veículos é saber para qual finalidade você precisa do veículo. Afinal, se for para transportar pessoas, uma moto pode não ser o mais indicado, assim como carros podem não suportar toda a carga para transportar materiais de serviço e frotas.

Comparativo entre carros, motos e caminhões: para identificar a melhor opção, é necessário levar em conta suas necessidades e necessidades da empresa
para identificar a melhor opção, é necessário levar em conta suas necessidades e necessidades da empresa

Levando em consideração o tamanho do veículo e se ele comporta espaço para as suas necessidades, fica fácil entender qual a melhor opção para você neste momento.

Junto, não se esqueça de levar em consideração itens essenciais como GPS, bluetooth, câmbio automático, computador de bordo e airbags.

Somente a partir dessa análise você conseguirá avaliar qual a melhor opção de acordo com as reais necessidades e demanda do uso do veículo.

Comparativo entre carros, motos e caminhões

Carros

O carro acaba sendo a melhor opção para quem precisa de espaço para passageiros, especialmente se a empresa necessita de um transporte para os trabalhadores. Além de ser uma opção com mais espaço, é também uma opção mais segura em comparação à moto, já que os passageiros não ficam tão vulneráveis no trânsito.

Comparativo entre carros, motos e caminhões: os carros são indicados para entregas de materiais menores e transporte de funcionários
os carros são indicados para entregas de materiais menores e transporte de funcionários

Outro ponto positivo é que o carro pode ser usado tanto em dias de sol como em dias de chuva, além de oferecer alguns benefícios como ar-condicionado.

Já falando sobre desvantagens, a manutenção do carro é maior do que a manutenção da moto, embora seja menor do que a manutenção de caminhões. Porém, os caminhões não são indicados para transporte de funcionários devido ao seu tamanho.

Quando falamos de combustível, o carro também tende a gastar mais do que a moto, o que pode ser um grande problema se você for usar o veículo várias vezes durante o dia para fazer entregas, comprar mercadorias etc.

Leia também: Os melhores carros para revenda em 2022: lista completa

Motos

As motos têm a principal vantagem de serem mais econômicas tanto no preço de compra, como no gasto com combustíveis, e é ideal para empresas que entregam e transportam cargas pequenas.

Para se ter uma ideia, uma moto potente pode chegar a custar a metade do valor de um automóvel básico sem conforto, sendo esse um dos principais motivos das empresas optarem por motos para entregas pequenas.

Comparativo entre carros, motos e caminhões: as motos são mais econômicas e podem ser usadas para entregas menores
as motos são mais econômicas e podem ser usadas para entregas menores

A manutenção também merece destaque, já que possui um custo mais baixo em comparação a veículos maiores. Além disso, ainda é um dos veículos mais fáceis de trafegar no trânsito e que oferece maior facilidade na hora de estacionar, contribuindo para menos colisões e maior economia de combustível.

Porém, a moto possui diversos pontos negativos, especialmente se você for usar o veículo como meio de transporte para os funcionários chegarem até o trabalho, ou para entregas relativamente maiores, que não podem ser transportadas em motocicletas.

Além disso, as motos tendem a ser menos seguras do que carros, deixando o piloto mais vulnerável a acidentes e também mais expostos a fatores como chuva e sol, podendo até mesmo impactar na saúde dos funcionários.

Leia também: Melhores motos para revenda em 2022

Caminhões

Os caminhões são veículos maiores indicados especialmente para entregas de grande porte dentro e fora da cidade, como por exemplo para transportar pedras de mármore, móveis, várias compras de supermercado etc.

os caminhões são mais indicados para entregas maiores e em locais afastados
os caminhões são mais indicados para entregas maiores e em locais afastados

O ponto negativo é que esse tipo de veículo não é indicado para transportar funcionários e nem mercadorias pequenas, especialmente porque seu custo de manutenção é mais alto e as chances de colisões no trânsito são maiores, especialmente em cidades grandes.

Além disso, o preço de custo para aquisição dos caminhões também é maior em comparação a carros e motos, sendo essa uma opção apenas para quem trabalha com cargas grandes ou uma quantidade excessiva de carga para ser entregue no dia a dia. 

Mas, caso você consiga dividir as entregas e usar um carro com baú para entregar, por exemplo, pode ser uma opção mais barata e viável para o dia a dia da sua empresa, já que os caminhões atuam melhor nas estradas.

Outro ponto negativo é o combustível, já que a maioria dos caminhões são abastecidos com diesel, que é o combustível mais caro no momento.

Levando em conta que os caminhões gastam uma média de 3km por litro, carros gastam 1L para 8 km, enquanto uma moto pode chegar a fazer 50 km por L, dependendo do modelo, os caminhões de fato não podem ser considerados veículos econômicos.

Agora que você viu o comparativo entre carros, motos e caminhões, leve todas essas informações em conta na hora de decidir qual a melhor opção de veículo para sua empresa ou para uso pessoal. Lembre-se de sempre considerar se você vai fazer entregas com o veículo, qual o tamanho das mercadorias e quantas pessoas usarão o veículo ao mesmo tempo.

  • Caso você esteja pensando em trocar de veículo, com um preço acessível e uma variedade enorme, acesse a página de lote do Superbid e confira os leilões em aberto. Diversos modelos com os melhores preços do mercado, com o especialista em leilões!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *