por ser usada com vários materiais diferentes, as pás carregadeiras devem ser limpas regularmente para evitar que o pó ou outros componentes entre em seu interior

Maiores problemas causados por operar pás carregadeiras incorretamente

Operar pás carregadeiras de forma inadequada pode acabar diminuindo a vida útil da máquina devido aos desgastes prematuros em determinados componentes. Esses riscos tendem a aumentar ainda mais quando o indivíduo não tem conhecimento extenso sobre o equipamento.

operar uma pá carregadeira de forma inadequada por contribuir para um desgaste precoce na máquina
operar uma pá carregadeira de forma inadequada por contribuir para um desgaste precoce na máquina

Todos os fabricantes desses maquinários recomendam e enfatizam a importância do treinamento de operadores, até mesmo para os mais experientes. Alguns fabricantes ainda chegam a oferecer programas de treinamento após a aquisição de uma nova máquina para evitar problemas por mau manuseio do equipamento.

Áreas de desgaste

As áreas de desgaste mais comuns em pás carregadeiras são caçamba, pinos dianteiros e dentes. A falta de lubrificação dos pinos da articulação, por exemplo, acaba acelerando o desgaste e vida útil desses itens. Saiba mais como evitar e identificar esses problemas:

Caçamba

Certifique-se de substituir ou reformar as facas e placas de desgaste na parte inferior da caçamba sempre que necessário. Se a manutenção não for feita da maneira correta, o consumo do equipamento frontal poderá causar um alto prejuízo.

Além disso, você deve saber escolher a caçamba para evitar que esse desgaste global e consumo na extremidade frontal da máquina aconteçam. Se a caçamba não se encaixar facilmente na máquina, o operador pode acabar forçando e acelerando mais, implicando em maior estresse nas buchas e nos pinos e enfraquecendo a caçamba inteiramente.

Como consequência do desgaste dos pinos e buchas, o aumento de combustível será notado pelo operador ou pelas planilhas de abastecimento.

escolher a caçamba errada pode ocasionar um aumento no consumo de combustível
escolher a caçamba errada pode ocasionar um aumento no consumo de combustível

Freios

O sistema de freios das pás carregadeiras trabalha com o atrito e gera muito calor. Se por acaso esses freios forem usados excessivamente, ocorrerá um superaquecimento que gera desgaste prematuro e falhas no sistema. As causas mais comuns de desgaste nos freios são:

  • Acionar os freios sem intenção por “descansar os pés” no pedal;
  • Acelerar demais e fazer paradas abruptas, intermitentes e curtas;
  • Pisar forte no acelerador e em seguida, acionar o freio causando uma parada em uma menor distância.

Para resolver o problema, é necessário treinar os operadores para desacelerar mais cedo e permitir que o peso das pás carregadeiras e sua carga usem a inércia e atrito antes de acionar os freios.

Pneus

É muito comum vermos operadores inexperientes patinando os pneus. Isso faz com que a borracha perca a tração e o material precise trabalhar mais, se desgastando muito mais rápido. A pressão incorreta é outra causa comum do desgaste nesses itens do equipamento. Por isso, é importante verifica-la e fazer ajustes a frio pelo menos uma vez por semana.

patinar os pneus da pá carregadeira faz com que a borracha perca a tração e o material precise trabalhar mais. Como consequência, temos um desgastando muito mais acelerado
patinar os pneus da pá carregadeira faz com que a borracha perca a tração e o material precise trabalhar mais. Como consequência, temos um desgastando muito mais acelerado

Verificações a quente devem ser realizadas pelo menos duas vezes ao dia. Isso permitirá que o operador tenha um controle maior dos problemas que podem surgir, como vazamentos ou aumentos anormais da pressão causados pelo superaquecimento dos pneus.

Siga as práticas a seguir para evitar desgastes prematuros e excessivos nos pneus:

  • Dirija lentamente, já que os pneus de pás carregadeiras são espessos e atingem altas temperaturas rapidamente;
  • Evite depressões quando for dirigir de uma área de trabalho para a outra;
  • Evite a patinagem dos pneus;
  • Siga as recomendações se houver necessidade de lastração;
  • Assegure-se de que a largura total da caçamba é maior do que a distância entre as extremidades externas nos pneus dianteiros para evitar danos nos pneus laterais;
  • Use a caçamba para limpar o caminho que você está percorrendo e tirar detritos que possam danificar os pneus;
  • Não exceda o fator de capacidade de carga dos pneus se as pás carregadeiras forem usadas em operações de transporte.

O que não fazer

Muito embora seja interessante e apreciado por muitos, deixe a destreza com as carregadeiras nas apresentações da concessionária. Mostrar sua habilidade na condução da máquina pode causar sérios prejuízos, desde problemas em pinos e buchas até na transmissão.

Pensando em comprar pás carregadeiras? Confira as oportunidades no Superbid!

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *