Maiores problemas causados por operar pás carregadeiras incorretamente
Operar pás carregadeiras de forma inadequada pode acabar diminuindo a vida útil da máquina devido aos desgastes prematuros em determinados componentes. Esses riscos tendem a aumentar ainda mais quando o indivíduo não tem conhecimento extenso sobre o equipamento.
Todos os fabricantes desses maquinários recomendam e enfatizam a importância do treinamento de operadores, até mesmo para os mais experientes. Alguns fabricantes ainda chegam a oferecer programas de treinamento após a aquisição de uma nova máquina para evitar problemas por mau manuseio do equipamento.
Áreas de desgaste
As áreas de desgaste mais comuns em pás carregadeiras são caçamba, pinos dianteiros e dentes. A falta de lubrificação dos pinos da articulação, por exemplo, acaba acelerando o desgaste e vida útil desses itens. Saiba mais como evitar e identificar esses problemas:
Caçamba
Certifique-se de substituir ou reformar as facas e placas de desgaste na parte inferior da caçamba sempre que necessário. Se a manutenção não for feita da maneira correta, o consumo do equipamento frontal poderá causar um alto prejuízo.
Além disso, você deve saber escolher a caçamba para evitar que esse desgaste global e consumo na extremidade frontal da máquina aconteçam. Se a caçamba não se encaixar facilmente na máquina, o operador pode acabar forçando e acelerando mais, implicando em maior estresse nas buchas e nos pinos e enfraquecendo a caçamba inteiramente.
Como consequência do desgaste dos pinos e buchas, o aumento de combustível será notado pelo operador ou pelas planilhas de abastecimento.
Freios
O sistema de freios das pás carregadeiras trabalha com o atrito e gera muito calor. Se por acaso esses freios forem usados excessivamente, ocorrerá um superaquecimento que gera desgaste prematuro e falhas no sistema. As causas mais comuns de desgaste nos freios são:
- Acionar os freios sem intenção por “descansar os pés” no pedal;
- Acelerar demais e fazer paradas abruptas, intermitentes e curtas;
- Pisar forte no acelerador e em seguida, acionar o freio causando uma parada em uma menor distância.
Para resolver o problema, é necessário treinar os operadores para desacelerar mais cedo e permitir que o peso das pás carregadeiras e sua carga usem a inércia e atrito antes de acionar os freios.
Pneus
É muito comum vermos operadores inexperientes patinando os pneus. Isso faz com que a borracha perca a tração e o material precise trabalhar mais, se desgastando muito mais rápido. A pressão incorreta é outra causa comum do desgaste nesses itens do equipamento. Por isso, é importante verifica-la e fazer ajustes a frio pelo menos uma vez por semana.
Verificações a quente devem ser realizadas pelo menos duas vezes ao dia. Isso permitirá que o operador tenha um controle maior dos problemas que podem surgir, como vazamentos ou aumentos anormais da pressão causados pelo superaquecimento dos pneus.
Siga as práticas a seguir para evitar desgastes prematuros e excessivos nos pneus:
- Dirija lentamente, já que os pneus de pás carregadeiras são espessos e atingem altas temperaturas rapidamente;
- Evite depressões quando for dirigir de uma área de trabalho para a outra;
- Evite a patinagem dos pneus;
- Siga as recomendações se houver necessidade de lastração;
- Assegure-se de que a largura total da caçamba é maior do que a distância entre as extremidades externas nos pneus dianteiros para evitar danos nos pneus laterais;
- Use a caçamba para limpar o caminho que você está percorrendo e tirar detritos que possam danificar os pneus;
- Não exceda o fator de capacidade de carga dos pneus se as pás carregadeiras forem usadas em operações de transporte.
O que não fazer
Muito embora seja interessante e apreciado por muitos, deixe a destreza com as carregadeiras nas apresentações da concessionária. Mostrar sua habilidade na condução da máquina pode causar sérios prejuízos, desde problemas em pinos e buchas até na transmissão.
Pensando em comprar pás carregadeiras? Confira as oportunidades no Superbid!