Sprinter, a van da Mercedes Benz

Van traz soluções para empresas e novos empreendedores

Um tipo de veículo que vem ganhando cada vez mais espaço no país são as vans. Com a versatilidade como destaque, a van pode ser usada para diversos segmentos, que vão desde transporte de carga e pessoas até a montagem de um food truck.

Além disso, uma van também tem boa performance e economia com manutenção e gastos do cotidiano, como combustível, por exemplo.

Se você tem uma empresa e busca aumentar o leque de possibilidades quando o assunto é transporte – seja qual tipo for – este texto é ideal para o seu momento.

Aqui você vai encontrar motivos para comprar uma van e também vários usos para quem está pensando em começar ou ampliar um negócio.

Motivos para comprar uma van

Tamanho

O mercado brasileiro conta com uma grande variedade de marcas, modelos e tamanhos no segmento das vans.

A maior van do país é a Sprinter, da Mercedes Benz, que tem um modelo com 20 lugares além do motorista.

Sprinter, a van da Mercedes Benz
Sprinter, a van da Mercedes Benz

No entanto, as vans têm tamanhos mais comuns que variam entre 10 e 17 lugares. Portanto, são ótimas opções para transportar pessoas com conforto e comodidade.

Ter um tamanho grande também beneficia as vans para outros serviços, como cargas gerais, prestação de serviços, carreto e montagem de food trucks, que precisam de espaço suficiente para uma cozinha.

Resistência

Por ser um veículo feito para levar cargas e fazer modificações, as vans são resistentes para o trabalho.

Dentre as modificações que mostram a força desse tipo de veículo, estão as vans adaptadas para pessoas com deficiência, que contam com elevadores hidráulicos e telhados levantados.

Versatilidade

Dos pontos positivos das vans, o maior deles é a versatilidade. São vários usos citados que envolvem transporte de pessoas e cargas, além das modificações que podem ser feitas.

Com isso, sua empresa pode se beneficiar em vários aspectos com a compra de uma van para transportar funcionários e clientes, por exemplo. Já para quem pensa em cargas, uma van tem bastante espaço e segurança, além de bancos reclináveis ou móveis.

Outro uso é a prestação de serviços para quem tem muitos materiais para levar a cada viagem, ou produtos que são vendidos pela empresa que precisam ser entregues para os clientes.

As empresas terceirizadas de entrega de produtos comprados online, por exemplo, costumam fazer entregas com vans, o que também pode ser oferecido para entregas locais, economizando gastos.

Manutenção e consumo de combustível

A resistência das vans faz com que a manutenção seja mais fácil. Assim, os cuidados com o veículo são bem rotineiros, como troca de óleo, revisão geral e alinhamento.

O consumo de combustível é baixo, equivalente ao de um carro popular, com média de 10 a 12 quilômetros por litro, mesmo sendo mais potente que os populares.

Além disso, o diesel é o combustível utilizado pelas vans, o que reduz o gasto em comparação com a gasolina, já que o preço é cerca de 20% mais barato.

Uma modificação bastante comum é a adaptação para deficientes físicos
Uma modificação bastante comum é a adaptação para deficientes físicos

Impostos acessíveis

Como o IPVA é aplicado em percentual fixo baseado no valor do bem, de acordo com o estado. Já o seguro costuma ter um valor parecido com carros populares, mas o valor do sinistro pode variar por localidade.

Mas esses encargos compensam pela economia que uma van pode fazer no seu cotidiano. Além disso, ao usá-la como instrumento de trabalho, aos poucos o veículo acaba “pagando a conta”, como parcelas, impostos e manutenções.

Usos de uma van

Dentre as possibilidades de uma van, listamos alguns usos que podem ser úteis para diversas empresas de vários portes, ou para você que busca empreender nos próximos meses.

Viagens

Muitas empresas oferecem o serviço de viagens para levar pequenos grupos a determinados lugares, com ocasiões e periodicidade distinta. 

Um dos usos mais comuns é o de viagens para casamentos e formaturas, em que grupos de convidados são de cidades diferentes. Além disso, há também o serviço de transporte de alunos de cidades próximas para universidades em cidades maiores. Como é um trajeto diário, este serviço oferece uma rotina mais definida.

Transporte escolar

Uma modalidade comum é o uso de vans para transporte escolar dentro da própria cidade. Nesse caso, alunos de diversas idades são buscados nas suas respectivas casas e são transportados para suas escolas. É um serviço que costuma ter clientes fixos, combinados mensalmente.

Um ponto positivo desta modalidade é que este tipo de transporte pode ser feito em diversos horários e a clientela fixa traz credibilidade ao serviço prestado.

Transporte urbano

Dentro de uma cidade ou pequena região, existem também outros tipos de transportes urbanos. Empresas de grande porte, por exemplo, oferecem vans que buscam seus funcionários em pontos específicos ou na porta de cada casa e leva para o trabalho, o que diminui o valor pago em transporte por cada trabalhador.

Existem também os serviços de transfer. Nesse caso, pessoas são transportadas para localidades específicas, de um aeroporto para hotéis, convenções e eventos gerais.

Cargas

Se encaixando perfeitamente nas logísticas, o transporte de cargas é uma opção para cargas pequenas e médias, já que caminhões, por exemplo, servem para transporte de cargas mais pesadas e tem impedimentos em grandes cidades.

Nesse caso, é possível suprir demandas de empresas que contratam o seu serviço, trabalhos fixos, ou até ter uma van que faça esse tipo de operação dentro da sua empresa.

Com as vans, é possível transportar seus produtos ou produtos de terceiros, o que se torna uma alternativa de renda na esfera individual ou de empresas de pequeno porte.

Venda de produtos porta a porta

Nesta modalidade você pode levar seus produtos para diversos lugares, diferenciando-se da maioria das pessoas que precisam ou já tem um ponto fixo de venda de diversos produtos.

Assim, uma loja de roupas, por exemplo, pode parar em vários pontos da cidade, oferecendo uma série de seus produtos em eventos específicos ou lugares movimentados.

Além disso, possibilita uma série de oportunidades de horários e liberdade de escolha sobre a utilização do seu tempo.

Food Truck

Dentre a possibilidade de vender produtos em diversos lugares de maneira móvel, a venda de comida se destaca pela versatilidade e força que os food trucks ganharam nos últimos anos. 

Food Truck que utilizou uma van para a modificação
Food Truck que utilizou uma van para a modificação

Os populares carrinhos de comidas que sempre existiram no Brasil ganharam roupagem moderna e atualmente vendem todo o tipo de comida possível, inclusive com food trucks de chefs renomados, que levam parte da sua gastronomia e conhecimento para outros públicos.

Assim, modificar uma van para transformar em um food truck pode ser uma opção interessante se você confia no seu sabor ou já tem uma certa credibilidade dentro do ramo.

 

Se você está pensando em comprar uma van para aumentar as possibilidades do seu negócio, não deixe de conferir as oportunidades para comprar uma van no Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *