imagens de pallets de plástico

Qual é a durabilidade dos pallets de plástico?

Embora os pallets de madeira continuem sendo a primeira opção de quem está pensando em adquirir unidades para o seu negócio, as opções de plástico têm sido cada vez mais compradas. Isso se deve à durabilidade dos pallets de plástico em comparação aos modelos de madeira.

A vida útil (ou tempo de vida útil) dos pallets de plástico pode ser considerada a principal característica pela qual eles se tornaram uma escolha cada vez mais popular entre os compradores dessa ferramenta. Especialmente para quem deseja maximizar as operações de remessa de mercadorias, por exemplo.

Além disso, eles funcionam como uma alternativa higiênica, fácil de limpar e muito mais leve em comparação aos pallets de madeira, sendo especialmente procurados entre os empresários e gestores de empresas dos segmentos automotivos e farmacêuticos.

Mas apesar das inúmeras vantagens das unidades confeccionadas por plástico, muitos gerentes de operações e de logística são muito cautelosos em relação ao custo das unidades, que podem ser até três vezes maiores que o dos pallets de madeira. 

E, novamente, como os gestores e responsáveis pelas cadeias de abastecimento sabem que os pallets de plástico têm uma vida útil muito maior comparado com as opções de madeira, é preciso pelo menos explicar os motivos pelos quais a compra de unidades de plástico são muito mais benéficas em relação à durabilidade.

Neste post, você vai descobrir qual é a durabilidade dos pallets de plástico, os motivos pelos quais eles são tão duráveis e demais vantagens sobre a sua utilização no dia a dia das suas operações. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

Qual é a durabilidade dos pallets de plástico?

Geralmente, os pallets de plástico são usados para realizar várias viagens sem serem descartados após o uso único, assim, eliminando resíduos de embalagens que vão para aterros sanitários. Isso os torna altamente sustentáveis, mesmo sendo feitos de material não biodegradável na maior parte das vezes. 

3 pallets de plástico empilhados
Enquanto os pallets de madeira são notórios por lascas e pregos salientes, os paletes de plástico não podem lascar e suas bordas lisas moldadas a altas temperaturas são projetadas para evitar danos às pessoas e aos produtos. (Créditos da imagem: 293.xx.xxx.xx, CC BY 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0, via Wikimedia Commons)

Por isso, de acordo com o relatório Plastic Pallets Market Size, Share & Trends Analysis Report By Material, de 2022, da Bulk Chemicals,foi apontado uma possível crescente dos governos mundiais na reutilização e reciclagem de produtos, desta maneira, favorecendo o crescimento do mercado de pallets de plástico.

Mas retomando à pergunta inicial, a vida útil dos pallets de plástico é de dez vezes mais que os de madeira. Por uma variedade de razões, aliás, mas considerando principalmente o tipo de material do plástico utilizado na confecção dessas unidades, é que os pallets de plástico contam com uma duração maior.

Isso também é possível porque, durante a fabricação, as unidades são moldadas por meio de calor, qualidade que mantém sua resistência e estrutura ao longo da vida útil. De maneira geral, e dependendo da maneira com que ele será utilizado, os pallets de plástico podem durar até 10 anos.

Os principais relatório do mercado global de pallets também estimam que as unidades de plástico conseguem ser até 42% mais duráveis que os de madeira, algo que, somada à diminuição do peso de carga, é capaz de reduzir os custos gerais das unidades em até 50% a mais.

Mas quais as principais razões pelas quais os pallets de plástico são os mais duráveis do mercado? Na próxima seção você vai descobrir.

Leia também: Quando utilizar Paletes de Contenção para Tambores e qual é a melhor opção para você?

4 principais razões pelas quais os pallets de plástico são os mais duráveis

Você pode ter visto acima que a durabilidade dos pallets de plástico são muito grandes e superam em até 10 vezes as unidades de madeira. Contudo, isso não se trata de um achismo: existem razões legítimas para as quais esse fenômeno pode ser explicado. Confira:

1. Os pallets de plástico são impermeáveis à umidade

Mesmo sob as condições climáticas mais extremas que o normal, os pallets de plástico são bastante resistentes à umidade. Ao contrário das unidades produzidas a base de madeira, eles não absorvem fluidos, assim, tornando-os imunes à deformações e permitindo que retenham sua resistência tátil ao longo dos anos.

Além disso, os paletes feitos de plástico de polietileno (PE) e polipropileno (PP) são os mais impermeáveis às várias substâncias químicas e ácidos comuns, reduzindo assim ainda mais a probabilidade de danos causados pela exposição.

2. Manuseio bastante seguro

Geralmente, o motivo mais comum para o descarte de pallets, independente do material com o qual são produzidos, é o risco de ferimentos aos trabalhadores e aos produtos manuseados por meio deles.

pallets de plastico com carga
É importante prestar atenção no peso máximo permitido das unidades mesmo sabendo que os pallets de plástico tem alta durabilidade. Créditos: Reprodução/YouTube

Enquanto os pallets de madeira mais antigos são notórios por lascas e pregos salientes, os paletes de plástico não podem lascar e suas bordas lisas moldadas a altas temperaturas são projetadas para evitar danos às pessoas e aos produtos com os quais entram em contato. Desta maneira, é possível explicar os motivos pelos quais eles se “desfazem” com mais lentidão.

3. Higiene ajuda na durabilidade

As superfícies lisas e seladas a altas temperaturas dos pallets de plástico impossibilitam o crescimento de bactérias dentro ou na superfície da unidade. Assim, elementos estranhos e maléficos, como poeira e mofo serão incapazes de se estabelecer, independentemente de quão úmido esteja a superfície ou de quão úmido seja o ambiente em que serão mantidos os pallets. 

pallet de plastico
Evitar grandes impactos vai ajudar a prolongar o ciclo de vida de seus paletes de plástico.

A limpeza de pallets de plástico também é um processo mais direto e simples, já que podem utilizar vapor ou outros métodos de baixo custo. Assim, não importa quão altos sejam os padrões de higiene do produto, os palletes de plástico podem ser utilizados repetidamente sem problemas de higiene.

4. Integridade

Devido à integridade estrutural e revestimento impermeável das unidades de plásticos, esses pallets não têm o potencial de transportar insetos invasivos ou doenças de plantas. Assim, não precisam passar por tratamentos de fumigação que podem contribuir para a queda da qualidade e durabilidade da unidade. 

imagem de um pallet de plástico
Outra maneira de ajudar a preservar a vida útil das suas unidades pallets é mantê-los limpos sempre que for possível.

Além disso, como os palllets de plástico pesam menos que os de madeira e contam com entradas ergonômicas embutidas, seu manuseio será menos grosseiro. Ou seja: mais fáceis de manusear, de modo que o manuseio brusco será menos frequente e, consequentemente, os danos serão menos prováveis.

Apesar da durabilidade já ser bastante alta, existem algumas dicas que você pode tentar seguir se estiver interessado de manter seus pallets de plástico por mais tempo ainda. Conheça-as a seguir.

Leia também: Conheça boas opções para comprar um carro seminovo

Prolongue ainda mais a durabilidade dos pallets de plástico

Pallets de plástico são inerentemente duráveis e fortes. Exigindo poucos cuidados e manutenções, eles, ao contrário das unidades produzidas a base de madeira, podem ser armazenados em praticamente qualquer condição. Isso vai ajudar a reduzir possíveis danos e, consequentemente, a frequência de novos pedidos de pallets de plástico (em outras palavras: economia).

Contudo, é importante frisar que os pallets de plástico não são indestrutíveis – como qualquer outro pallet, claro. Por isso, é importante tomar os melhores cuidados para evitar danos catastróficos nas unidades do seu empreendimento. Confira as seguintes dicas para ajudar a proteger a integridade de seus pallets de plástico, prolongando sua vida útil pelo maior tempo possível:

1. Respeite os limites: Os pallets de plástico contam com diretrizes de remessas e classificações de peso estático e móvel. Assim, tomar conhecimento e respeitar essas indicações vai ajudar a preservar o desempenho e a integridade das suas unidades por mais tempo. 

2. Evite altos impactos: Embora a maioria dos impactos nas unidades seja capaz de apenas perfurar a superfície e não afetar o desempenho do pallet, pode haver um momento em que a força de uma empilhadeira ou de uma queda será mais forte. Evitar grandes impactos vai ajudar a prolongar o ciclo de vida de seus paletes de plástico.

3. Garanta a compatibilidade: Os paletes de plástico devem ser compatíveis com todas as ferramentas que os utilizarão, seja empilhadeiras, porta-paletes manuais, transportadores e outros equipamentos existentes. Por isso, antes de adquirir unidades, é recomendável fazer um teste com algum protótipo ou estrutura similar para ver se suas máquinas estão compatíveis com o pallet.

4. Cuidado com a temperatura: Embora os pallets sejam adequados para qualquer clima ou atmosfera, é importante contar com atenção extra em temperaturas de congelamento extra, pois o plástico pode se tornar quebradiço com a exposição. O mesmo vale para altas temperaturas. Além disso, o manuseio cuidadoso em temperaturas extremas pode ajudar a evitar rachaduras ou outros danos que podem tornar seus pallets fracos.

5. Limpe-os sempre que possível: Outra maneira de ajudar a preservar a vida útil das suas unidades pallets é mantê-los limpos sempre que for possível. Ao contrário dos pallets de madeira, é possível lavar bem o plástico para ajudar a manter seu desempenho e sua carga livre de contaminantes, bactérias e afins. É importante também consultar os padrões da indústria para obter o protocolo adequado de lavagem e higienização da unidade adquirida – isso tem um peso ainda maior para a segurança de alimentos.

6. Proteção: Pode parecer tolo, mas prevenir o roubo dos pallets do seu estoque certamente fará com que eles durem por mais tempo. Por isso, mantenha-os em uma área bem iluminada e visível, instale câmeras (se for necessário), coloque placas de sinalização e implemente um sistema de entrada e saída de pallets para se prevenir contra roubos ou furtos.

homem manuseando pallets de plástico
Durante a fabricação, as unidades de pallets de plástico são moldadas por meio de calor, qualidade que mantém sua resistência e estrutura ao longo da vida útil. Créditos: Reprodução/YouTube

Leia também: Qual é a medida dos padrões de pallets no Brasil?

Como você pode ter entendido, os pallets de plástico, geralmente, têm uma vida útil de até 10 anos – com alguns fabricantes oferecendo unidades com durabilidade de até 15. Contudo, prestar atenção na forma com a qual você lida com as unidades determinará sua prolongação (ou até encurtamento do tempo). Está precisando adquirir pallets de plástico? A Superbid conta com um arsenal de produtos de armazenagem com os melhores preços. Confira:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *