líquidos inflamáveis

Paletes de Contenção para Tambores: Quando utilizar e qual é a melhor opção para você?

Trabalha na indústria ou segmento que opera com produtos líquidos com potencial inflamável, tóxico e/ou corrosivo? Então, os paletes de contenção para tambores são um material obrigatório para as suas operações.

Fazer o armazenamento, manuseio e o transporte de produtos líquidos, especialmente aqueles que podem inflamar, têm potencial tóxico e até mesmo corrosivo, é uma tarefa de extrema dificuldade e importância. Uma maneira que pode facilitá-la, no entanto, é adotar o uso das ferramentas e unidades necessárias que adotem as melhores medidas de segurança, evitando vazamentos.

Isso ocorre, e é uma obrigação, porque segmentos que trabalham com substâncias químicas devem contar com a prevenção e segurança para evitar causar acidentes graves, contaminação do meio ambiente e do solo. E até mesmo dos envolvidos.

Para isso, o uso de paletes de contenção para tambores é obrigatória e altamente indicada, pois vão ajudar a evitar vazamentos e até mesmo desperdícios. Mas o que eles são e como funcionam?

Neste post, seja você um gestor, empresário ou industrial, vai aprender o que são os paletes de contenção para tambores, quais os seus tipos e principais benefícios. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

Leia também: Tudo sobre paletização e o porquê dela é uma ótima opção para sua empresa

Paletes de contenção para tambores: o que são e para que servem?

Também conhecido como bacias de contenção, os paletes de contenção para tambores são utensílios pensados especialmente para a armazenagem e administração de produtos químicos e tóxicos à saúde e ao meio ambiente. Em outras palavras, eles funcionam essencialmente para impedir que líquidos tóxicos contaminem o corpo hídrico ou solo, em caso de vazamentos.

palete de contenção para tambores
Os paletes de contenção para tambores são opções bastante seguras para quem precisa armazenar, transportar e conter líquidos perigosos. Créditos da imagem: Paramount Materials/Reprodução

No caso de ausência de contenção em alvenaria, algo completamente indicado pela NBR 7505, que se refere ao armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis, o uso de paletes de contenção preenche as indicações de segurança de armazenagem de pequenas quantias de conteúdos químicos e tóxicos.

Além disso, os paletes de contenção para tambores também são ferramentas que possibilitam e facilitam o reaproveitamento dos líquidos que vazaram, consequentemente, evitando desperdícios materiais e financeiros aos envolvidos e aos empresários. Aliás, atualmente, é muito possível encontrar alternativas de paletes de contenção para um tambor, dois tambores ou quatro tambores – como você verá adiante.

Por fim, os paletes funcionam como ferramentas que facilitam o manuseio e o armazenamento líquidos inflamáveis, corrosivos, ácidos, entre outros. Portanto, é útil para muitos tipos de empresas diversas, como indústrias farmacêuticas, químicas, automotivas, de implementos agrícolas e produtos ambientais.

Leia também: Qual é o modelo utilizado de madeira para pallets?

Benefícios e vantagens competitivas de se usar paletes de contenção para tambores

Os paletes de contenção para tambores são opções bastante seguras (e acertadas) para quem precisa armazenar, transportar e conter líquidos inflamáveis e perigosos em espaços de trabalho ou de depósito.

Existem algumas amplas vantagens de utilizar estas ferramentas para a operação do seu negócio. Conheça as principais a seguir:

Facilidade no transporte das cargas

Os paletes de contenção para tambores são produzidos com um plástico extremamente resistente, mas que, simultaneamente, conta com particularidades técnicas que facilitam no transporte e manuseio das cargas. Por conta do seu peso leve, será mais fácil empilhar cargas em paleteira e manipular com empilhadeiras.

Higienização

Por serem atóxicos e leves, os paletes de contenção também contam com fácil limpeza e higiene. Graças às suas hastes reversíveis, sua face reversível também poderá ser higienizada, oferecendo assim limpeza em todos os lados e espaços.

Segurança Total

Acima de qualquer benefício ou especificidade, a utilização dos paletes de contenção devem ser obrigatoriamente aplicadas por se tratarem de uma medida de segurança e contenção. Eles são unidades que atendem às normas OSHA 40 CFR 264, já que são atóxicos e imunes a alguns agentes químicos, como ácidos, por exemplo. Principalmente, eles impedem o vazamento de líquidos tóxicos e corrosivos, prejudiciais à saúde. 

Versatilidade

Independentemente do segmento ou da indústria na qual você trabalha, os paletes de contenção conseguem transportar ou armazenar líquidos de variadas naturezas. Especialmente de líquidos inflamáveis, corrosivos e tóxicos, também podendo ser utilizados nos mais variados setores, como farmacológicos, agrícolas, metalúrgicos, químicos, automotivos, hospitalares, alimentícios, ambientais, entre outros.

Múltiplas Capacidades

Os paletes de contenção contam com variadas capacidades de armazenamento de líquidos, com capacidades de 100 a 1000 litros. Por isso que eles são apontados como eficazes no quesito segurança, evitando acidentes no meio ambiente, espaços e funcionários. Eles também têm modelos para um, dois ou até quatro tambores.

Economia

Novamente considerando os prejuízos causados pelo vazamento de substâncias químicas e tóxicas, além de serem perigosos para o ambiente, também podem gerar prejuízos materiais e financeiros extensos, estes que, por sua vez, podem ser reduzidos com a utilização dos paletes de contenção.

Resistência

Por fim, o maior benefício de utilizar os paletes de contenção se deve à resistência que as unidades oferecem. Eles são fabricados em plástico de Polietileno (PE) e plástico de Polietileno de alta densidade (PEAD). duas matérias-primas de alta segurança e qualidade para administrar tambores com líquidos tóxicos.

líquidos inflamáveis
Indústrias que trabalham com líquidos inflamáveis devem, por obrigação e lei, fazer o manuseio das cargas e materiais corrosivos com segurança. A única forma de fazer isso é com os paletes de contenção. Créditos da imagem: Flickr/Reprodução

Se você ficou convencido (a) com todos os atributos e qualidades que os paletes de contenção oferecem e está começando a pensar em adquirir um desses modelos, é importante tomar conhecimento que eles contam com diversas versões diferentes. Por isso, é essencial entender qual tipo será ideal para cada operação – veja como a seguir.

Leia também: O que são paletes GMA?

Tipos de modelos de palete para contenção e como escolher o modelo ideal para a sua operação

Quando for o momento certo para escolher o modelo de palete de contenção para o seu negócio, é importante considerar e entender se a versão selecionada vai atender suas expectativas e/ou necessidades. Alguns elementos que devem ser considerados quanto a isso são o material, volume que pode ser armazenado, entre outros.

Conheça a seguir os modelos de paletes de contenção para 1 tambor, 2 tambores e 4 tambores.

Paletes de contenção para 1 tambor

Palete de contenção para 1 tambor
Palete de contenção para 1 tambor. Créditos da imagem: Oil Spill Products UK/Reprodução

Os paletes de contenção para 1 tambor são confeccionados em plástico de polietileno (PE) e, por isso, contam com capacidade de até 100 litros. Eles também podem ser manipulados por meio de carrinhos hidráulicos e empilhadeiras. O modelo é conhecido como o mais indicado para a contenção de vazamento de bombonas e de tambores.

Paletes de contenção para 2 tambores

Paletes de contenção para 2 tambores
Paletes de contenção para 2 tambores. Créditos da imagem: Sysbel/Reprodução

Já o palete de contenção para 2 tambores é a unidade ideal para ser utilizado para quem busca reduzir os custos com o transporte e armazenamento de substâncias tóxicas e nocivas. A unidade é confeccionada em plástico de polietileno (PE), assim como a versão para um tambor, além de contar com capacidade estática de 600 kg – ou até 200 litros.

Paletes de contenção para 4 tambores

Palete de contenção para 4 tambores
Palete de contenção para 4 tambores. Créditos da imagem: Yellow Shield/Reprodução

Por fim, os paletes de contenção para 4 tambores são a melhor opção para conter o vazamento de líquidos tóxicos armazenados em bombas e em tambores. Sua estrutura facilita isso por contar com fabricação em plástico polietileno (PE) e com capacidade máxima de 420 litros.

Leia também: O que é um pallet PBR?

Sua operação está precisando de paletes de contenção para tambores? Se sim, você veio ao lugar certo. A Superbid conta com um arsenal de peças, itens, ferramentas e acessórios de armazenagem com preços excelentes e muita qualidade. Para conhecer mais, confira algumas ofertas abaixo:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *