paletes de madeira

O que são paletes GMA?

Famosos e populares nos Estados Unidos, os Paletes GMA vêm, aos poucos, se tornando mais utilizados no Brasil. Entenda por que eles podem ser a opção ideal para a sua companhia e como adquiri-los.

Hoje em dia, cerca de 90% de produtos para importação ou exportação são administrados por meio de paletes. E com a produção nacional mais aquecida, é bastante comum a procura por unidades para compor seu quadro de meios e utensílios de administração.

Quase 60 anos atrás, era comum que boa parte dos mantimentos de exportação ou importação eram enviados em caixas individuais e carregadas no chão de um veículo ou caminhão de entrega. Então, na década de 1960, surgiram os paletes, como uma alternativa mais prática ao formato.

Tornando-se cada vez mais populares no Brasil, os Paletes GMA podem ser a melhor escolha para a sua empresa. Neste post, você vai conhecer melhor esse tipo, além de principais características e especificações técnicas. Quer saber mais? Basta acompanhar a leitura!

O que são paletes GMA?

Os paletes GMA são conhecidos basicamente como uma categoria de paletes que possuem características específicas desenvolvidos pela Grocery Manufacturers Association, assim, ajudando a nomear o objeto, para atender às diretrizes padronizadas para paletes da indústria desenvolvidas pelo órgão.

homem sobre pallet de madeira
Os paletes GMA podem ser classificados quanto a quantidade de reparos ou descamação da tintura.

Agora conhecida como a Consumer Brands Association, a Grocery Manufacturers Association, ou GMA, é uma associação comercial dos Estados Unidos para fabricantes de bens de consumo embalados, representando empresas que fabricam produtos domésticos, bebidas, alimentos e itens de higiene pessoal. 

Embora seja bastante ligado ao ramo alimentício, empresas de alimentos e mercearias não são as únicas entidades que utilizam paletes GMA. Graças à sua versatilidade, os paletes GMA servem para uma infinidade de indústria diferentes, como companhias voltadas aos setores governamentais, farmacêuticos, industriais entre outros, também os utilizam para fins logísticos.

logo da GMA
Antigo logo da Grocery Manufacturers Association, que ajudou a nomear os Paletes GMA

No geral, os paletes GMA foram desenvolvidos para simplificar o transporte, armazenamento e distribuição da indústria.

Quando utilizados em conformidade com as diretrizes estipuladas pela GMA, os paletes vão garantir uma movimentação rápida e fácil de mercadorias existentes naquele espaço.

Um bom fornecedor de paletes é aquele que terá um amplo suprimento de paletes GMA disponíveis para atender às necessidades diversas da indústria.

Hoje é possível apontar que mais de 30% dos pallets produzidos nos Estados Unidos seguem o padrão. Aliás, o mesmo, devido sua importância para a indústria, é reconhecido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) como um dos seis padrões mundiais. 

Outros tipos de paletes reconhecidos pela ISO

Os paletes GMA são apenas um dos seis tipos de pallets reconhecidos pela Organização Internacional de Padronização (ISO). Embora os paletes padronizados GMA sejam mais comuns nos Estados Unidos, os outros cinco tipos de paletes padrão ISO restantes são frequentemente utilizados no restante do mundo.

Os demais reconhecidos pela ISO são:

DimensõesLocalidade e nomenclatura
1016 x 1219 mmEstados Unidos (GMA)
1000 x 1200 mmEuropa e Ásia (EURO)
1165 x 1165 mmAustrália
1067 × 1067 mmAmérica do Norte, Europa e Ásia
1100 × 1100 mmÁsia
800 x 1200 mmEuropa
  • América do Norte: Além dos paletes GMA padrão, a região da América do Norte também utiliza os paletes de 1066,80 mm por 1066,80 mm ao enviar internacionalmente para a Europa e a Ásia.
  • Ásia: As indústrias asiática também utilizam, ao todo, três tipos de tamanhos de paletes reconhecidos pela ISO: 1066,80 mm por 1066,80 mm, 1000 mm por 1200 mm e 1100 mm por 1100 mm.
  • Europa: Assim como o mercado asiático, a Europa utiliza paletes com1066,80 mm por 1066,80 mm e 1000 mm por 1200 mm. Além disso, o continente europeu também utiliza um padrão mais retangular com estrutura de 800 mm por 1200 mm.
  • Austrália: O mercado australiano utiliza os paletes com padronização de 1.165 milímetros por 1.165 milímetros.

A seguir, conheça mais detalhes sobre as especificações técnicas e características dos paletes GMA.

Leia também: Melhores carros seminovos para comprar em 2023

Quais são as especificações técnicas e características dos paletes GMA?

Geralmente, as especificações dos paletes GMA incluem dados e elementos como capacidade de carga, nível de transportabilidade, dimensões do palete e configuração da placa. Um palete GMA é designado como um dos seis tamanhos de paletes mais comuns, além de ser, de longe, o tamanho de palete mais popular nos Estados Unidos.

Veja as principais especificações técnicas e características desses paletes:

  • Dimensões: 1016 x 1219 mm;
  • Capacidade de carga de aproximadamente 796 Kg a 2073 Kg;
  • Dois entalhes em cada lado para entrada de empilhadeira de quatro vias
  • Placas de deck superior e inferior com 15,58 mm de espessura;
  • Placa superior com 139,70 mm de largura em cada extremidade e cinco placas de 88,9 mm de largura no centro;
  • Placa inferior de 139,7 mm de largura em cada extremidade e três placas de 88,9 mm de largura entre os entalhes;
  • Entrada de empilhadeira de quatro vias com dois entalhes na lateral;
  • Tábuas superiores e inferiores têm, no mínimo, 12,7 mm de espessura.
  • Os paletes da GMA representam cerca de 30% do mercado de paletes mundial. Isso porque à medida que a indústria de alimentos e bebidas também continua a se desenvolver, é mais importante do que nunca transportar e manusear produtos da forma mais rápida e econômica possível.

A escolha de paletes GMA ajuda a  reduzir o tempo e as despesas que podem surgir com o envio, armazenamento e logística de produtos em paletes fora dos padrões GMA específicos. 

labirinto de paletes
Em geral, os paletes são divididos de acordo com aspectos como integridade estrutural, conformidade com as especificações de paletes da GMA, aparência geral e a extensão de quaisquer reparos realizados.

Embora bem detalhadas, a especificação destacada acima foi amplamente desconsiderada pelo setor alimentício, e a maioria das empresas que exige uma especificação GMA abre exceções em vários aspectos do requisito, como, por exemplo, quanto ao tipo de madeira, uso e espessura do material. 

O principal motivo pelo qual grande parte das empresas optou por afrouxar esses padrões de especificações foi devido ao custo do palete GMA. Segundo estimativas, não é tão economicamente viável para muitos empresários adquirirem paletes novos com as mesmas especificações.

Especialmente quando paletes novos de qualidade inferior ou paletes reciclados com alta qualidade funcionam do mesmo jeito, e por um custo bem menor.

A procura por paletes GMA reciclados é tão alta que os órgãos responsáveis tiveram que estipular classificações também para eles. A seguir, veja mais sobre essas classificações.

Classificações dos paletes GMA

Paletes usados ou seminovos ficam sujeitos a uma nova classificação de acordo com os padrões de diretrizes da própria GMA, que os dividem em dois grupos distintos: de Grau A e de Grau B. Outros fabricantes também os classificam da mesma forma, mas com outra nomenclatura: de Grau nº 1 e Grau nº 2.

Em geral, os paletes são divididos de acordo com aspectos como integridade estrutural, conformidade com as especificações de paletes da GMA, aparência geral e a extensão de quaisquer reparos realizados. Entenda mais:

Paletes de Grau A

Segundo a classificação da GMA, os paletes do Grau A abrangem os tipos reciclados da mais alta qualidade: são aqueles que estão em condições excepcionais, sem reparos nas longarinas, pequenas descolorações ou imperfeições superficiais.

Os paletes GMA de Grau A também são considerados adequados para fins de exibição tanto em mercados ou mercearias onde estarão em visão direta dos clientes. Por sua vez, os paletes de Grau A também contam com subclassificações próprias: Premium, Melon e Regulares.

1. Grau A Premium

Para que um palete seja considerado Premium A, ele deve atender a todas as especificações padrão da GMA, como tamanho, transportabilidade e configuração da placa. Os premium A são aqueles paletes que contam com cores vivas e danos superficiais mínimos, como pequenos arranhões ou lascas.

Geralmente, contam com um aspecto novo, e também são conhecidos como 1A ou palete de qualidade alimentar, ideais para a entrega de produtos e que podem ficar em display em supermercados. 

Os Premium Grau A são tradicionalmente compostos por madeiras de alta qualidade, mas, devido à alta demanda, seus padrões para materiais de composição mudaram um pouco ao longo dos anos. Por isso, hoje em dia, é possível encontrar os paletes Premium GMA Grau A  feitos em pinho ou plástico reciclável ecológico.

2. Grau A Melon

As paletes Melon de Grau A contam com uma forma ligeiramente mais rugosa, certo grau de descoloração e pequenos danos. Geralmente, eles são feitos em pinho ou madeira de lei, mas não devem ter a presença de placas de metais ou reparos óbvios. Eles também podem ser nomeados como Paletes 1B.

3. Grau A Regulares

Também conhecidos como Paletes 1R, os Paletes Grau A Regulares são os tipos mais comuns de paletes GMA. Embora ainda estejam em bom estado, diferem dos Premium e Melon por contar com reparos óbvios envolvendo modificações nas longarinas com placas de metal, fixadores ou grampos.

Neles, as tábuas e longarinas são normalmente feitas à base de madeira de pinho e podem não atender à configuração de tábua padrão de grau GMA, ou às especificações estipuladas pelo órgão de espessura.

Paletes Grau B

Já os paletes de Grau B são aqueles que mostram evidência de uso e de reparos mais extensos. No geral, eles podem estar mais gastos e mais descoloridos ou com reparos anteriores de longarinas com placas de metal e fixadores ou com blocos de suporte.

Os paletes de Grau B surgem como uma alternativa de aquisição de paletes mais caros, mas, somente para casos em que a aparência não importa o bastante – eles raramente são exibidos em mercados ou mercearias.

Os recicladores da indústria de paletes podem classificar os paletes de Grau B de acordo com o nível de reparo apresentado em cada uma das unidades, como de acordo com o número de remendos, os tipos de reparos concluídos, entre outros pontos.

Reparos feitos com placas de metal e fixadores tendem a ser mais seguros e simplificados, indicando apenas pequenas quantidades de danos. Já os reparos feitos com blocos para apoiar as longarinas representam danos mais comprometedores na estrutura.

Paletes Premium de Grau B

Paletes que contam apenas com um reparo por cavidade podem ser classificados como Premium de Grau B. Aqui, são classificados aquelas unidades com reparos aparentes, mas que sejam estáveis e resistentes o suficiente para utilização sem problemas. 

Paletes Padrão de Grau B

Se um palete contar com 2 reparos por cavidade para cima, ele será classificado como Regular de Grau B. De acordo com a classificação GMA, essas unidades são de grau mais baixo oferecidos pelos fabricantes.

Os paletes de plástico também têm capacidade de reciclagem, são mais leves e fáceis de limpar, contribuindo para sua eficiência.  [Créditos da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Plastic_Pallets_(Asian,_Grocery_Manufacturers_Association_Pallet,_Auto_Skiff).jpg]

Paletes Fora do Padrão

Por fim, existem também os paletes fora do padrão, que diferem dos de Grau A e B. Eles representam as unidades que não atendem aos padrões de qualidade dos modelos supracitados. Geralmente, são paletes fora de forma estrutural, mesmo que já tenham passado por outras formas de reparo. 

Muitos fabricantes acabam não oferecendo esses tipos de modelo porque são os mais propensos a falharem e apresentarem erros graves. Por isso, seu uso, muitas vezes, pode representar um perigo para os trabalhadores e, principalmente, para os materiais que serão transportados neles. 

Além disso, muitos recicladores ou fabricantes podem oferecer paletes para alimentos de qualidade especial que podem não atender às especificações estipuladas pela GMA.

Paletes GMA de madeira ou de plástico?

Tradicionalmente, quase todos fabricantes do mundo confeccionam paletes de GMA em madeira. Contudo, existem alternativas para o modelo, que compreendem as unidades produzidas com resíduos recicláveis com o intuito de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Outra alternativa são os paletes de plástico, que seguem os padrões de qualidade e especificações da GMA. Eles vêm ganhando popularidade na indústria de bebidas e alimentos por oferecerem vantagens exclusivas em relação aos paletes tradicionais de madeira. 

O que difere os paletes neste caso será o valor de aquisição. Geralmente, os modelos de plástico são mais caros, enquanto os de madeiras têm um valor menor (mas contam com menos durabilidade quando comparados). Como vantagem, os paletes de plástico durarão mais, pois não vão precisar passar por substituições de reparo com mais frequência.

Onde encontrar os melhores paletes?

Em um mercado tão recheado de opções, às vezes, encontrar os pallets com os melhores preços pode ser complicado. Mas, com o intuito de descomplicar para você, a Superbid tem um arsenal com os melhores itens e produtos de armazenagem. Conheça-os:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *